Buscar no Blog

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Relembrando os capítulos de 2007


Capítulo 90


POLEGAR É BANIDO DOS CONTOS DE FADA

Dona Carochinha não gosta de saber que o Pequeno Polegar foi para a história da Branca de Neve. Padre Benedito sugere a todos que comemorem o aniversário de fundação do Arraial dos Tucanos com uma quermesse. Pequeno Polegar explica que cansou de fazer a mesma coisa sempre, mas Carochinha diz que é proibido mudar as histórias. Pedrinho, Narizinho e Emília descobrem que os personagens dos contos de fada estão invadindo as histórias uns dos outros. Iara sai de seu rio para observar Ching Ling. Carochinha decide banir Polegar do mundo dos contos de fada, mas ele desaparece. Dona Miúda encontra um documento que fala que o Arraial foi fundado por um homem cujo sobrenome começa com TR. Polegar chega ao sítio, mas o Capitão Gancho e o Ogro aparecem para capturá-lo.


Capítulo 91

CAROCHINHA DESCOBRE POLEGAR NO SÍTIO

Pedrinho consegue assustar Capitão Gancho com um despertador que o faz lembrar do jacaré que comeu sua mão. Iara passa mal por estar longe da água e Saci a devolve para o rio. Pedrinho e Pequeno Polegar derrotam o Ogro, que muda após provar os bolinhos de chuva de Tia Nastácia e decide morar no sítio. Pequeno Polegar pede asilo a Dona Benta e conta que o mundo dos contos de fada virou uma ditadura. As crianças sugerem que Dona Benta compre os terrenos próximos ao sítio para poder abrigar todos os personagens que pedirem asilo. Tia Nastácia comenta com Carmela que Dona Benta quer expandir o sítio e ela espalha a notícia pelo Arraial. Barão e Minerva se interessam. Carochinha descobre que Pequeno Polegar está no sítio e fica furiosa.


Capítulo 92

IARA PEDE QUE CUCA A TRANSFORME EM HUMANA

Barão manda Minerva comprar todas as terras próximas ao sítio, que pertencem a Nhô Dito e Zé Bento. Iara pede que Cuca faça um feitiço para ela virar humana. Cuca obedece, e depois revela a Urucaca que não pretende fazer Iara voltar ao normal. Minerva, disfarçada, diz a Nhô Dito e Zé Bento que Dona Benta vai construir uma reserva de animais selvagens no sítio e se oferece para comprar as terras deles. Os dois concordam em vender, pois acham que estão em perigo. Emília manda uma mensagem aos personagens dizendo que eles já podem vir para o sítio. Ching Ling vê Iara transformada em humana, mas a reconhece. Barba Azul e Capitão Gancho aparecem na reunião dos personagens de contos de fada, deixando todos apavorados. Dona Benta se oferece para comprar as terras de Nhô Dito e Zé Bento, mas eles explicam que já as venderam.


Capítulo 93

CAROCHINHA MANDA MUNCHASEN PARA O BELELÉU

Dona Benta não entende quando Nhô Dito e Zé Bento explicam que não querem ficar ao lado da reserva de animais. Barba Azul e Capitão Gancho tentam capturar os personagens, mas o Barão de Münchausen os distrai para dar aos outros uma chance de fugir. Iara percebe que está muda. Carochinha interroga Münchausen, exigindo saber o que os personagens querem com esta rebelião, mas ele não revela nada. Minerva vai disfarçada até o sítio e se oferece para vender as terras a Dona Benta por um preço altíssimo e ela explica que não pode pagar. Ching Ling leva Iara de volta para o rio, mas ela percebe que não sabe mais nadar. Emília descobre que Carochinha mandou Münchausen para o Beleléu, lugar onde os personagens de contos de fada são esquecidos.


Capítulo 94

OS PERSONAGENS CHEGAM AO SÍTIO

Narizinho vê que as páginas da história de Münchausen estão todas em branco. Os habitantes do Arraial discutem, pois todos acreditam que foram seus antepassados que fundaram a cidade. O Delegado sugere que Padre Benedito mande Visconde examinar o documento encontrado por Dona Miúda para descobrir quem foi o fundador do Arraial. Pedrinho, Narizinho e Emília decidem inventar uma história nova para Münchausen, para que ele saia do Beleléu. Münchausen aparece no sítio e fica preocupado ao descobrir que Dona Benta não vai poder abrigar os outros personagens. Saci engana Cuca e ela acaba desfazendo o feitiço que colocou em Iara. Iara garante a Saci que vai se vingar de Cuca. Nhô Dito e Zé Bento não conseguem encontrar mais Minerva e oferecem suas terras a Dona Benta. Visconde descobre que o nome que está no documento é Trancoso. Os personagens começam a chegar ao sítio.

Nenhum comentário: