Buscar no Blog

domingo, 25 de maio de 2008

Mais fiel a Monteiro Lobato


Um ano se passou e Pedrinho (César Cardadeiro), novamente de férias, corre para visitar a avó. Encontra Tia Nastácia (Dhu Moraes) mais gordinha e Dona Benta (Nicette Bruno), um tanto envelhecida. Descobre que Tio Barnabé (João Acaiabe) aposentou os coletes afro e se tornou mais caipira e que a Cuca está rechonchuda e descabelada.


Trocando em miúdos: na nova fase do Sítio do Picapau Amarelo, que começou a ser gravada semana passada e entra no ar em abril, a aparência dos personagens estará mais parecida com a que lhes foi dada por Monteiro Lobato. "Os telespectadores não perceberão nenhuma grande mudança, e tudo o que fizemos será justificado no texto", garante a diretora Cininha de Paula. "Fizemos apenas alguns ajustes no visual dos personagens e montamos outra cidade cenográfica". Antes gravadas num sítio em Ilha de Guaratiba, as externas do infantil agora estão sendo feitas em Jacarepaguá, numa propriedade quase vizinha ao Projac, o que facilita inclusive o deslocamento da equipe.


"O local é cercado de mato e isso nos permite ter ótimos contraplanos. Em Guaratiba, se abríamos muito a lente sempre pegávamos alguma casa próxima. Agora temos uma sede que se parece mais com uma típica fazenda do interior", explica Cininha. A casa parecerá a mesma, mas os mais observadores notarão, por exemplo, que em vez de um lago, como antes, na entrada da casa agora há flores e árvores frutíferas.


O autor do Sítio também mudou: Mário Teixeira, que já era um dos roteiristas, assumiu o posto de redator-final, substituindo Walcyr Carrasco. "Tenho o maior respeito pela obra de Monteiro Lobato. Cresci lendo suas histórias e estou tentando me manter fiel ao que ele criou, embora esteja escrevendo novas aventuras. Como venho da teledramaturgia, vou pegar alguns personagens que ele só citou brevemente, como Mané Carpina e Doutor Livingstone, e criar histórias paralelas para eles", diz Mário, de 34 anos, que antes do Sítio, ajudou Walcyr Carrasco a escrever O Cravo e a Rosa e A Padroeira.


A primeira aventura a ser exibida em abril,O Extraterrestre, terá dez capítulos e mostrará as peripécias de um monstrinho (Cosme Monteiro) que foge de uma espaçonave vinda de outro planeta e vai parar no sítio de Dona Benta. Guilherme Karam, Cristina Pereira e Raul Gazzola são alguns dos atores que participam do episódio. Pesadelo (Leandro Léo), personagem que surgiu no ano passado, voltará ao ar nesta história e passará a integrar o núcleo fixo do programa, como ajudante da Cuca. Segundo Mário Teixeira, os E.T.s da história vão lembrar os que foram descritos por Monteiro Lobato em Viagem ao Céu. Como seu mestre, o roteirista também quer apresentar às crianças clássicos da literatura mundial: a nova história será A Lenda do Rei Arthur.

Notícia:2003

Nenhum comentário: