Buscar no Blog

domingo, 18 de maio de 2008

A biblioteca do Visconde


Cândido Damm também vive "mergulhado" em livros como o Visconde de Sabugosa, seu personagem no "Sítio do Picapau Amarelo".


Na estante de sua casa, ele destaca obras como "Ensaio sobre a cegueira" e "O evangelho segundo Jesus Cristo", de José Saramago. "Cem anos de solidão", de Gabriel García Márquez, é ou-tro livro de cabeceira do ator carioca, de 39 anos, que ainda destaca Eduardo Bueno, Nelson Rodrigues e Fer-nando Pessoa.


Quando era criança, ele afirma que devorava as histórias (inesquecíveis) de Monteiro Lobato.- Eu sempre li muito. O Visconde é a minha cara - diz o ator, que, na Globo, já fez participações em novelas como "Salomé" e atuou em séries como "Incidente em Antares", "Engraçadinha" e "Dona Flor e seus dois maridos".


Para Cândido, o infantil da Rede Globo está estimulando a criançada a ler mais:- Esse é o nosso intuito. A leitura tem um sabor a mais que é o da imaginação.Na biblioteca de Dona Benta (Nicette Bruno), o que não faltou ao Visconde de Sabugosa foi a chance de usar a imaginação. A espiga de milho passou dias e noites lendo "Alice no país das maravilhas", de Lewis Carrol; "Odisséia", de Homero; as fábulas de La Fontaine, e livros de Einstein, de matemática, história, geo-grafia e até de culinária


.- Na estante do "Sítio", também há vários livros de escritores como Eça de Queiroz e Machado de Assis. No total, são mais de mil volumes no cenário. Também temos livros de astrologia e muitas enciclopédias - conta o cenógrafo Alexandre Gomes. - Muitas coisas compramos em sebos.


Também garimpamos no ar-quivo da emissora:- A biblioteca é gigantesca e foi ampliada cenograficamente para o meu personagem interagir com os livros.O ator confessa que está sendo um desafio gravar o Visconde de Sabugosa sozinho nos estúdios (no ví-deo, ele fica pequeno como uma espiga e, para ter este efeito, grava em chroma-key, sem o elenco):- Estou gostando dessa dificuldade de fazer as cenas sem contracenar com ninguém, mas as pessoas me perguntam se um dia o Visconde vai crescer.


Quando as crianças me olham, não me reconhecem - diz Cândido, que, diferentemente do pequeno Visconde, tem 1,90m. - A Emília bate no meu joelho.

Nenhum comentário: