Buscar no Blog

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Como é medido o ibope do Sítio do Picapau Amarelo?

Neste Sábado, 13/07/2013, a Rede Globo exibiu o episódio "O Outro Boneco", a última história da primeira temporada. O programa marcou 5 pontos no ibope, mas como que é medida a audiência dos programas de televisão?

 O segredo por trás das medições é um aparelho chamado Peoplemeter. No Brasil inteiro, o ibope já instalou aproximadamente 4000 deses dispositivos, sendo que 750 deles estão na grande São paulo, por isso quando se fala que tal programa marcou tantos pontos no ibope, isso equivale à cidade de São Paulo,  onde possui mais dispositivos. A empresa Ibope, faz uma pesquisa e coloca esses aparelhos em casas de famílias nas cidades. Ao ligar à televisão, o participante deverá colocar informações, como por exemplo, a faixa etária de quem é que está assistindo.

Mas a grande questão: o ibope é confiável? Existem diversos fatores que dificultam a credibilidade da marcação do ibope. É perfeitamente possível que uma pessoa simplesmente esqueça de ativá-lo quando for assistir televisão ou preencha as informações no aparelho com respostas imprecisas. Considerando que em São Paulo, um aparelho equivale a 58 mil residências, um único descuido já é suficiente para gerar um grande impacto na pontuação final. Além disso, podem ocorrer monopólios, manipulações de emissoras.

Então, quando noticiamos que o Sítio do Picapau Amarelo em desenho marcou ibope abaixo da média, podem ocorrer erros nas medições. Também pode-se pensar, que não são todas as pessoas do Brasil que possuem o aparelho, apenas algumas. O Ibope pode ser marcado de forma imprecisa e o Sítio do Picapau Amarelo é visto por mais pessoas, só que não é medido.

Nenhum comentário: