Buscar no Blog

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Adeus à Dominguinhos!

fd

Em cena no Sítio do Picapau Amarelo

Dominguinhos deixa uma adeus musical para o público

 

Ontem com 72 anos, José Domingos de Morais, o Dominguinhos, morreu em um hospital de São Paulo. O músico lutava contra um câncer de Pulmão desde Janeiro desse ano.

Considerado o sanfoneiro mais importante do país e herdeiro artístico de Luiz Gonzaga (1912-1989), José Domingos nasceu em Garanhuns, no agreste de Pernambuco. Conheceu Luiz Gonzaga com 8 anos. Aos 13 anos, morando no Rio, ganhou a primeira sanfona do Rei do Baião, que três anos mais tarde o consagrou como herdeiro artístico.

Instrumentista, cantor e compositor, Dominguinhos ganhou em 2002 o Grammy Latino com o “CD Chegando de Mansinho”. Ao longo da carreira, fez parcerias de sucesso com músicos como Gilberto Gil, Chico Buarque, Anastácia e Djavan.

Ainda criança, Dominguinhos tocava triângulo com seus irmãos no trio “Os três pinguins”. Quando ele tinha 8 anos, foi “descoberto” por Gonzagão ao participar de um show em Garanhuns. A “benção” lhe foi dada pelo rei do baião quanto tinha 16 anos.

No fim de 2012, Dominguinhos se dedicou ativamente às celebrações dos cem anos do nascimento de Luiz Gonzaga. Durante um show no dia centenário, 13 de dezembro, realizado na terra natal do músico, Exu (PE), Gilberto Gil, cantor da música tema do Sítio, comentou: “Dominguinhos teve a herança do Gonzaga, que ele incorporou, através das canções e dos estilos.

Em 2002, no episódio O Cangaceiro Lobisomem, Dominguinhos fez uma participação como ele mesmo. O sanfoneiro era parte integrante do grupo do Cangaceiro Trovoada (Carlos vereza). Além dele, ele contracenou com muitos atores, além dos atores do infantil. Entre eles estavam Maria Maya, Cláudia Rodrigues, Eva Todor e Alexandre Barillari. Na sua participação, ele cantou músicas, como Asa Branca, um sucesso do sanfoneiro. Ele vai deixar saudades.

 

fg

fr

fe

2 comentários:

amargo disse...

Oi Pablo gostaria de saber que dia é o resultado do sorteio,abraço!

Blog do Pablo disse...

O resultado sai semana que vem, segunda-feira, e iremos entrar em contato com o ganhador.