A Globinho, editora infantil da Globo Livros, acaba de lançar mais dois livros da coleção Pirlimpimpim, do Sítio do Picapau Amarelo: Os Sete leitõezinhos e o Pedido de Casamento.
O pedido de casamento
Monteiro Lobato
Narizinho acha que já é hora de Emília se casar, mas a boneca não abre mão de se tornar uma princesa. Para convencê-la a aceitar Rabicó como noivo, a menina inventa que o porco é um príncipe encantado, e que o pai dele, o Senhor Visconde de Sabugosa, virá pessoalmente fazer o pedido de casamento.
Extraída do livro Reinações de Narizinho, O pedido de casamento é a primeira história em que aparece um dos personagens mais queridos do Sítio, o inteligente Visconde. Ela também conta por que Emília se casou com Rabicó e como ele se tornou marquês.
As manobras de Narizinho para convencer a boneca a aceitar Rabicó seguem uma deliciosa lógica infantil e divertem o leitor neste volume da Coleção Pirlimpimpim, lançado pelo selo Globinho. A história vem acompanhada das ilustrações de Rosana Urbes, que enriquece a narrativa com delicadas aquarelas.
Os sete leitõezinhos
Monteiro Lobato
Rabicó veio ao mundo em uma família de sete irmãos, mas nascer leitão no Sítio do Picapau Amarelo é ter o destino traçado. À medida que vão crescendo e engordando, todos acabam vítimas de Tia Nastácia e se transformam em um belo assado, servido na hora do jantar. Rabicó foi o único que se salvou dessa sorte terrível.
Com a proteção de Narizinho, ele sobreviveu a todas as tentativas de Tia Nastácia de colocá-lo na panela. Assim, cresceu gordo e guloso e nunca perdeu uma oportunidade de roubar quitutes na cozinha.
Extraída do livro Reinações de Narizinho, a história Os sete leitõezinhos conta como surgiu a amizade entre Narizinho e Rabicó e as artimanhas da garota para livrar o amigo da panela. Fala, nas entrelinhas, sobre o profundo sentimento de afeição que pode surgir entre uma criança e seu bicho de estimação.
Escrito na década de 1920, o texto se mantém envolvente, capaz de criar empatia com leitores de várias idades, e complementado pelas divertidas ilustrações de Vanessa Prezoto, que dão um novo toque interpretativo ao texto de Lobato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário