Buscar no Blog

quinta-feira, 25 de julho de 2013

A Gramática de Emília



A versão da editora brasiliense

A Editora Globo está lançando uma nova versão dos livros do Sítio do Picapau Amarelo. A nova edição de Emília no país da Gramática chegou às livrarias em abril de 2007. A obra ganhou cores, desenhos de Paulo Borges e uma atualização na nomenclatura, que pretende manter o frescor da abordagem gramatical proposta pela obra lançada em 1934 com 20 mil exemplares. 

Lobato dramatiza a gramática e literalmente humaniza seus termos. O verbo "ser", os ditongos e a figura retórica, por exemplo, viram gente e ganham endereço - a cidade de Portugália, a mais próxima do Sítio. A atenção que Monteiro Lobato dá a linguagem não se resume apenas a Emília no País da Gramática. Está, por exemplo, no conto O colocador de pronomes, do livro Negrinha (1920). 

Desde 1998, a obra do escritor virou centro de uma disputa entre a editora Brasiliense e os herdeiros do autor, que acusavam de negligenciar a obra, com livros desmembrados em obras menores, sem tratamento editorial à altura, com cessão de edições a terceiros e publicação de obras sem autorização. Em Setembro de 2006, o Supremo Tribunal de Justiça decidiu pela rescisão  contratual e concedeu à Editora Globo os direitos sobre a obra até 2018, quando o patrimônio literário de Lobato ganha o domínio público. 

Para manter o espírito do original, a equipe de professores, pedagogos e linguistas que preparou a nova edição de Emília no País da Gramática adequou a obra para o conhecimento mais recente na área. O mesmo tratamento será dado a Aritmética da Emília e mais seis obras de Lobato. O projeto inicial era atualizar o livro, mas se distanciava do original. Optou-se por sinalizar os trechos contextualizados. 

Nenhum comentário: