Buscar no Blog

terça-feira, 17 de junho de 2008

"Sítio" muda, mas não perde essência de Lobato


As histórias originais de Monteiro Lobato já foram todas exibidas na nova versão do Sítio do Pica-Pau Amarelo, mas o programa não perde a ligação com a obra do autor. Responsável pela série desde o final de 2002, Mário Teixeira sempre se inspira em alguma passagem das histórias originais do autor para criar novas tramas para a série infantil da Globo. O episódio O Sumiço de Emília, que começa a ser exibido no dia 25 de agosto, é um exemplo.



Na trama, Emília vai ser seqüestrada pela dupla Dona Carochinha e a bruxa Cuca porque as duas querem o mágico pó de pirlimpimpim da boneca sapeca. Conservando o estilo de Lobato, conhecido por ser pioneiro na defesa da fauna e flora brasileira, Mário aproveita para falar de tráfico de animais e biopirataria. "A intenção é que as novas histórias sejam espécies de continuações de várias idéias que o próprio Lobato deixou em aberto nas tramas originais. Jamais perco o universo dele como referência", afirma Mário Teixeira. Para Isabelle Drummond, a protagonista do novo episódio, o importante é que o Sítio do Pica-Pau Amarelo dá a oportunidade para ela contracenar sempre com novos atores.



"É uma honra para qualquer atriz trabalhar com um Lima Duarte, por exemplo. Por isso, adoro o fato do programa sempre contar com atores convidados", argumenta Isabelle, mostrando uma maturidade precoce para os seus nove anos.



Os atores convidados, no caso, são os irmãos Cássio e Tato Gabus Mendes. Os dois irão interpretar Nicanor e Bacamarte, dupla de traficantes de animais que chega ao sítio porque estava na região caçando um rinoceronte. "Eles ficaram engraçados com as roupas dos personagens e a gente brinca muito antes das gravações", entrega Isabelle.
Na verdade, é a primeira vez que os irmãos participam do "Sítio". Além disso, os dois também estão fazendo a primeira parceria como atores, pois nas duas novelas que trabalharam juntos - Tititi e Mapa da Mina - raramente se encontravam por serem de núcleos diferentes.
Em O Sumiço de Emília, Cássio vive Nicanor e Tato, Bacamarte. Os dois são desprovidos de inteligência e bastante atrapalhados. O que o ator Cássio Gabus Mendes está gostando é poder fugir do tom naturalista geralmente praticado por ele em seus personagens de novelas. Com isso, pôde mudar o modo de falar, ter uma postura mais brincalhona e usar apetrechos de figurino, como óculos, bigode e roupas espalhafatosas. "Gosto do programa tratar de temas sérios de maneira inteligente e de fácil entendimento para a criançada. Este é o diferencial da série", acredita Cássio.



Já o irmão Tato vibra por poder atingir novamente o público infantil após viver o vampiro Barthô em O Beijo do Vampiro e ainda despertar um olhar crítico nos espectadores-mirins. As histórias do "Sítio" criam uma consciência ecológica na gurizada que é fundamental, afirma o ator.



Os caçadores Nicanor e Bacamarte acabam também no encalço do personagem Louro João. A participação do boneco na história é uma homenagem que o autor Mário Teixeira está fazendo para o Louro José, boneco já famoso por sua parceria com a apresentadora Ana Maria Braga. O "papagaio" foi confeccionado pelo grupo Sem Modos, o mesmo responsável pela fabricação de todos os bonecos do Sítio e do próprio Louro José do Mais Você. Quem se divertiu com o boneco Louro João foi César Cardadeiro, que vive o Pedrinho. "Um papagaio azul só no Sítio mesmo. Isso que é imaginação", brincava o ator.



Já as mulheres do Sítio vão estar às voltas com a boneca de pano em que se transformou a Emília. Enquanto a Tia Nastácia acredita que basta fazer outra boneca para a alegria retornar ao sítio, a angelical Narizinho não aceita a proposta. "Não seria a mesma Emília", argumenta a personagem vivida por Lara Rodrigues.



A atriz, na verdade, aproveitou os intervalos das gravações para brincar com a boneca de pano sósia de Emília e fazer gracejos com as veteranas Nicete Bruno e Du Moraes. "Aqui no Sítio a gente volta a ser criança", ressalta Nicete.


Notícia:2003

Nenhum comentário: