Buscar no Blog

terça-feira, 17 de junho de 2008

Sítio de diversão


As gravações do Sítio do Pica-Pau Amarelo costumam ser marcadas pela descontração. No episódio A Lenda do Rei Arthur, que vai ser exibido a partir do dia 5 de maio, não foi diferente. O elenco do programa não pára de fazer piadas uns com os outros, inclusive com os câmeras e ajudantes de produção. Os atores César Cardadeiro e Isabelle Drummond, que vivem respectivamente o peralta Pedrinho e a espevitada Emília, por exemplo, disputaram nos intervalos das cenas para ver quem era o mais corajoso. É que a bruxa Morgana, vivida por Luana Piovani, se transforma em cobra para tentar destruir o Rei Arthur e a Rainha Guinevere, interpretados por Leonardo Viera e Leandra Leal.


A presença do réptil nos estúdios causou todo tipo de reação entre os atores. ‘‘Não tenho medo de cobra’’, provocava César. ‘‘Eu também não. Vou pegar ela agora para você ver’’, respondeu Isabelle, já se aproximando do vagaroso animal. O episódio A Lenda do Rei Arthur é o segundo da nova fase do programa e serve para marcar ainda mais as mudanças de alguns personagens. A Tia Nastácia, papel de Du Moraes, por exemplo, aparece mais rechonchuda. Já a Dona Benta de Nicete Bruno está mais próxima da personagem original de Monteiro Lobato. Com mais cabelos brancos, ela agora ficou mais tradicional e já não acompanha as crianças em suas aventuras, como aconteceu na reestréia do programa em 2002 na Globo. Isto porque principalmente o público adulto reclamava que a personagem estava muito moderninha. ‘‘A Dona Benta agora sente dor nas cadeiras’’, afirma Nicete Bruno, que tem sete netos e uma bisneta de 11 meses. Embora alguns personagens tenham alterado o visual, os ganchos das histórias continuam os mesmos.


Os bolinhos de chuva de Tia Nastácia fazem grande sucesso até hoje. Na verdade, o sucesso do quitute também faz a alegria durante as gravações. Na cena em que Tia Nastácia serve o Rei Arthur e seus cavaleiros, o elenco teve de se conter para não devorar tudo antes de terminar a seqüência. ‘‘Se vocês comerem não vai dar para acabar as cenas. Controlem-se, senão o pessoal da produção vai ficar uma fera’’, brincava a alegre Du Moraes, imitando a voz de Tia Nastácia.


Convite irrecusável



Entre os convidados, no entanto, é o próprio universo de Monteiro Lobato que transforma o convite para participar do Sítio em algo irrecusável. Leonardo Viera, que vai viver o lendário Rei Arthur, não esconde que participar do Sítio é, além de uma oportunidade de aparecer em um programa de prestígio, uma maneira de realizar um sonho infantil. Fã da obra do autor do Sítio, Leonardo lembra com clareza quando assistiu ainda garoto ao episódio No Reino das Águas Claras. O ator insiste que o Sítio é uma rara oportunidade de as crianças poderem aprender se divertindo com programas de televisão.


‘‘O Rei Arthur vai ser meio atrapalhado no Sítio. É uma forma de atingir a criança mais facilmente e prender a atenção da meninada’’, acredita Leonardo. Já Leandra Leal também se mostrou empolgada, mas logo que a tal cobra vinha para o estúdio, a atriz saía de perto. Na pele da Rainha Guinevere, Leandra pôde finalmente participar do Sítio, pois desde o ano passado vinha sendo convidada. ‘‘Adoro este programa porque ele tem algo que o diferencia dos demais, que é atiçar a imaginação das crianças’’, ressalta a atriz.


Emiliano Queiroz, que vai viver o Mago Merlin, se divertia com as trapalhadas do personagem. ‘‘Este Merlim é burrinho. Todas as mágicas saem erradas’’, ouvia de Isabelle Drummond, a Emília. Funcionário da Globo desde a inauguração da emissora, o ator de 67 anos é o único do elenco que chegou a participar do programa quando foi exibido pela Globo na década de 70. Emiliano aproveitou o figurino ‘‘assustador’’ do Mago Merlim para brincar com as crianças do elenco. ‘‘O Lobato é o mapa da mina da literatura infantil brasileira’’, elogia o veterano ator. --> --> --> --> -->

Nenhum comentário: