Buscar no Blog

quarta-feira, 25 de junho de 2008

O SÍTIO DE 2007


Em 2007, o Sítio do picapau amarelo passou a ser exibido no TV Xuxa, programa infantil comandado pela apresentadora Xuxa Meneghel. O Sítio, que completou 30 anos de exibição na emissora, estreou na nova programação com a proposta de voltar às histórias originais de Monteiro Lobato.
- A nova fase tinha direção de Creso Eduardo, Carlo Milani, Alexandre Guimarães e Maria José Rodrigues e direção geral de Carlos Magalhães. A equipe de redação era formada por Claudio Lobato, Celso Taddei, Chico Soares, Cláudia Gomes, Cristiane Dantas, Gabriela Amaral, Isabel Muniz, Luciana Sandroni, Lucio Manfredi e Rodrigo Salomão, com redação final de Cláudio Lobato. - Todas as histórias apresentadas ao longo do ano eram baseadas nos textos originais de Monteiro Lobato. A primeira história, O Saci contra-ataca, com 25 capítulos, trazia elementos do folclore brasileiro. - Na nova temporada, houve alterações no elenco principal: Narizinho passou a ser interpretada pela atriz Raquel de Queiroz, Pedrinho por Vitor Mayer. Dona Benta, Tia Nastácia, Cuca e Emília passaram a ser vividas por Bete Mendes, Rosa Marya Colin, Solange Couto e Tatyane Goulart, respectivamente.
- O elenco era formado também por Agildo Ribeiro (Coronel Teotônio), Anderson Lau (Ching Ling), Aramis Trindade (Libério), Catarina Abdalla (Dona Carmela), Duda Mamberti (Padre Benedito), Duda Ribeiro (Jeca Tatu), Eri Johnson (Arlindo Orlando), Fabrício Boliveira (Saci), Gésio Amadeu (Tio Barnabé), Gustavo Gasparani (Zé Cabreiro), Humberto Carrão (Caipora), Juliana Galvão (Iara), Kiko Mascarenhas (Visconde de Sabugosa), Nelson Xavier (Barão de Tremembé), Pablo Sanábio (Casca/Cascudo), Paulo Gustavo Barros (delegado Lupicínio), Pia Manfroni (Minerva), Renato Borghi (Seu Elias), Ricardo Tostes (Rabicó), Sonia de Paula (Dona Miúda) e Yedda Alves (Florista). - A caracterização dos personagens nessa nova temporada foi inspirada nos anos de 1950.
Como a obra de Monteiro Lobato é muito difundida e reconhecida, as equipes se preocuparam em traduzir o universo do escritor na caracterização. Um dos maiores desafios foi a Cuca. Nos anos anteriores, a personagem usava uma fantasia de jacaré. Nesse ano, no entanto, seu visual era todo feito a partir de maquiagem e figurino, com o objetivo de afastar o personagem da atmosfera de teatro infantil e aproximá-lo de uma estética mais realística. Cuca continuou com sua textura de jacaré e ganhou ares de bruxa.
Os dentes e unhas de crocodilo usadas pela personagem foram feitos sob medida para a atriz Solange Couto pela equipe de efeitos especiais formada por Ricardo Menezes, Glauco César e Cláudio Sampaio. - Os personagens Marquês de Rabicó e Visconde de Sabugosa também receberam atenção especial em relação à caracterização. Rabicó ganhou nariz e orelhas de látex, especialmente feitas para o ator Ricardo Tostes. Já Visconde de Sabugosa ficou parecido com uma espiga de milho, com desenhos de grãos de milhos em todo rosto, tudo feito com maquiagem.
O visual da Emília também foi modificado. No lugar das cores amarela e vermelha, que predominavam em seu figurino, a opção foi usar diferentes tons de rosa. Seu cabelo, antes feito de pano, passaram a ser de lã. - Para criar os novos cenários do Sítio, as equipes buscaram referências no próprio texto de Monteiro Lobato, que costumava fazer descrições detalhadas dos cenários onde a ação se desenvolvia. A primeira versão do infantil na TV Globo, de 1977, também serviu de inspiração para a equipe.
Segundo o cenógrafo Raul Travassos, o trabalho desenvolvido foi uma homenagem a Arlindo Rodrigues, responsável pela criação dos cenários do programa de 1977.- Em 2008, a emissora decidiu deixar o programa fora da grade de programação por mais uma temporada.

Nenhum comentário: