Buscar no Blog

domingo, 14 de abril de 2013

Um pouco de Petróleo para Monteiro Lobato!

fd"Meu plano agora é um só: dar ferro e petróleo ao Brasil."Nos tempos de Estado Novo, onde o presidente Getúlio Vargas governava o Brasil, Monteiro Lobato escreveu essa frase para apoiar a exploração de petróleo no país.

Depois de viajar para fora do Brasil, Monteiro Lobato percebeu a importância do petróleo e descobriu que se o nosso país procurasse o ouro negro, poderia se tornar destaque petrolífero.

Em 1940 escreveu uma carta para Getúlio Vargas e para o general do exército Góis Monteiro dizendo a importância do petróleo. "sou obrigado a continuar na campanha [do petróleo], não mais pelo livro ou pelos jornais, porque já não temos a palavra livre, e sim por meio de cartas aos homens do poder", escreveu o escritor. 

O presidente do Brasil, Getúlio Vargas se sentiu desacatado e resolveu levar Monteiro Lobato para a justiça, sendo preso. Depois de três anos preso é libertado, mas a imprensa era proibida de divulgar o fato.

Nos anos que se passaram, Getúlio descobriu a importância do petróleo e criou a Petrobrás. Em pensar que o Monteiro lobato teve que ser preso para o presidente descobrir a importância do óleo para o Brasil. Tanto que nos dias de hoje, o petróelo é um dos meios que mais arrecada dinheiro em nosso país. Bem que Lobato poderia estar vivo para ver com os próprios olhos que ele estava certo, mais uma vez.

Nenhum comentário: