Buscar no Blog

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Monteiro Lobato e a revolução na literatura infantil

Muitos sabem do reconhecimento dado a Monteiro Lobato como um dos maiores escritores brasileiros. O que o levou a merecer tal distinção, porém, poucos devem saber. João Luís Ceccantini, professor da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Assis (SP), destaca três fatores na obra infanto-juvenil do autor.

'Monteiro Lobato promoveu uma revolução no campo da literatura infantil', afirma Ceccantini. Segundo o professor, isso ocorreu, primeiramente, porque ele mudou radicalmente o conceito de infância abordado na época. Antes, era passada uma imagem de que esse público deveria ser passivo, obediente e tinha de seguir boas maneiras. Mas Lobato tratava os pequenos como seres autônomos e inteligentes. 'Ele não subestimava a esperteza das crianças', reforça o professor.

Em relação à linguagem de seus textos, o autor também inovou. Usava uma prosa moderna para época. Com linguagem coloquial e objetiva, buscava se aproximar do público infantil e da população em geral. Também costumava brincar com a língua usando neologismos.

O último elemento ressaltado por Ceccantini se refere ao fato de Lobato ter misturado realidade e imaginação. Enquanto a tendência da literatura infantil de então era de contar histórias do cotidiano das crianças, abordando questões de higiene e bons modos, ou trazer contos totalmente baseados na fantasia, o autor surpreendeu ao misturar essas duas vertentes.

Nenhum comentário: