Buscar no Blog

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Museu Monteiro Lobato é bom passeio para todas as idades

fd

Os 129 anos do nascimento de Monteiro Lobato, completados nesta segunda, 18, podem ser relembrados em visita ao museu em homenagem a um dos mais influentes escritores brasileiros. Criado em 1958, o Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato está instalado no casarão que pertenceu ao Visconde de Tremembé, avô materno de Monteiro Lobato. A área, chamada pelo Visconde de "Fazenda da Cidade", situava-se entre o centro de Taubaté e o então bairro do Tremembé numa extensão de 20 alqueires, que contava com árvores frutíferas, pastos, matas, ribeirão e cachoeira, além do horto criado pelo seu avô. Com a morte do patriarca, a família vendeu a propriedade, que acabou abandonada. Em 1962, o imóvel foi tombado pelo então Departamento do Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo (DPHAN), devido à sua importância histórica e arquitetônica.

A estrutura do casarão onde funciona o museu é feita de taipa de pilão. Originalmente, a casa era um exemplar típico das chácaras das chamadas "Cidades do Café" do século 19. Durante as obras de restauro, concluídas em 1979 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), foram conservados os vãos das portas e janelas, além do piso de tijolos em dois cômodos.

Em 1981, o museu foi entregue à população, em comemoração à 39ª Semana Monteiro Lobato. Entre as atividades que a instituição museológica oferece ao público, estão visitas monitoradas por personagens do "Sítio do Pica-Pau Amarelo", que apresentam o museu e falam sobre a vida e a obra de Monteiro Lobato. Há também sessões de teatro para crianças baseadas na literatura infantil do autor. O museu oferece ainda aos visitantes livros para empréstimos ou leituras no local. Aos finais de semana, monitores realizam oficinas de arte e atividades na brinquedoteca, um espaço de diversão e aprendizado. O Sítio do Pica Pau Amarelo, como ficou conhecida a propriedade, conta ainda com área verde de 18 mil m², playground e mesas para piquenique.

O patrono

"Um país se faz com homens e livros", assim pensava Monteiro Lobato. Nascido em 18 de abril de 1882 na cidade de Taubaté, José Bento Renato Monteiro Lobato foi um homem que defendeu seus ideais enfrentando críticas e cultivando grandes amigos. Formado em direito pela Faculdade do Largo São Francisco, exerceu durante sua vida não só a profissão de advogado. Foi também desenhista, cartunista, crítico e editor. Como escritor, foi o precursor da literatura infantil, contribuindo com sua obra para a imaginação das crianças, a partir das vivências de Narizinho, Dona Benta, Tia Anastácia, Visconde de Sabugosa, Marquês de Rabicó, entre tantos outros personagens. Monteiro Lobato faleceu no dia 4 de julho de 1948.

Serviço

Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato
Avenida Monteiro Lobato s/n
Chácara do Visconde
Taubaté-SP
De terça a domingo, das 9h às 17h
Agendamento de terça a sexta das 9h às 11h30
Telefone: (12) 3625-5062
sitiopicapauamarelo@museumonteirolobato.com.br
www.museumonteirolobato.com.br

Nenhum comentário: