Buscar no Blog

domingo, 28 de abril de 2013

Dia da Educação

- Meus amigos, não recebi educação…

Emília olhou para Pedrinho

-…que é o que transforma as criaturas. Minha educação só foi física como diz meu escudeiro. Criaram – me ao ar livre, ensinaram – me unicamente a desenvolver os músculos e a agilidade. Quanto ao resto, fiquei como nasci: um terreno baldio como diz Emília, onde o mato cresce sem disciplina. Ela acha que uma criatura sem educação é como se fosse um terreno onde só há mato. A educação que transforma esse terreno em canteiro de cultura das artes e ciências úteis e belas.Muito aprendi com vocês. Minhas conversas com Emília, Visconde e Pedrinho foram verdadeiras lições que jamais esquecerei. Sempre convivi com os brutos, reis cruéis, deuses vingativos, herois do meu molde, gente “ineducada”, como diz o Visconde. Fui encontrar produtos da educação em vocês. No meu oficial Pedrinho vi um heroi novo. Apreciei muito as suas qualidades, e sobretudo, a prudência. Por que não desceu conosco nos infernos? – Por prudência – e hoje percebo que a prudência deve ser uma das mais qualidades do que vocês chamam “heroi moderno”.

Pedrinho baixou os olhos…

Trecho retirado do livro Os Doze Trabalhos de Hércules, de Monteiro Lobato

Nenhum comentário: