Buscar no Blog

terça-feira, 9 de abril de 2013

Monteiro Lobato: Questões sociais e a luta pelo petróleo

Questões sociais e assuntos relacionados à modernidade eram temas presentes na obra do escritor. Como não subestimava a inteligência das crianças, colocava em discussão pontos complexos, inclusive em seus livros infantis. "Caçadas de Pedrinho contém críticas sobre a burocracia, a ineficiência do Estado e ao fisiologismo", exemplifica o professor da Unesp João Luís Ceccantini. Além disso, em releituras de grandes obras em que ele misturava seus personagens com outros conhecidos internacionalmente, há passagens de Emília no ombro de Hércules fazendo críticas a valores da sociedade.

"Cansado de os adultos não aceitarem algumas de suas opiniões, ele passou a transmitir suas ideias para as crianças que possuem cabeças mais abertas", brinca Ceccantini. Uma de suas posições que lhe trouxe frustrações foi em sua luta em defesa ao petróleo e ao ferro apresentadas na publicação O escândalo do petróleo e Georgismo e comunismo. Após um breve período nos Estados Unidos, ele voltou confiante de que as riquezas naturais do Brasil o levariam para a modernidade.

Defendeu, então, uma política que tornasse a iniciativa privada responsável pela extração do petróleo no Brasil. Escreveu ainda uma carta com duras críticas ao presidente Getúlio Vargas, denunciando o interesse estrangeiro em negar que havia ouro negro no país, o que lhe rendeu três meses de prisão em 1940.

Nenhum comentário: