Buscar no Blog

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Monteiro Lobato é de Taubaté, e não se fala mais nisso!, respondem taubateanos

No dia 14 de dezembro de 2010, o Senado Federal concedeu  a Taubaté o título de Capital Nacional da Literatura Infantil. Para a coordenadora do Sítio do Pica-Pau Amarelo, a professora de Artes Cênicas Tina Lopes, ‘o local de nascimento do escritor Monteiro Lobato é Taubaté, e não se fala mais nisso!

"Monteiro Lobato é de Taubaté e não se fala mais nisso!", diz Tina Lopes
O filho do fazendeiro José Bento e Olímpia Augusta nasceu no de 18 de abril de 1882 e viveu até os 14 anos na chácara do avô, Francisco Alves Monteiro , o Visconde de Tremembé.  “Digo isso, porque  tenho, da Cúria Diocesana, o seu batistério, informações até de que os seus avós foram os padrinhos dele...”, disse.

O mundo do menino Juca


Os netos, Juca e a irmã Judite, tiveram a presença forte do avô na criação, e isso se deve à morte quase prematura dos pais. Na partilha de bens, o casarão da Chácara ficou com a irmã de Lobato; a Fazenda Buquira, com Lobato.

Pelo renome da família , o menino Juca (como gostava de ser chamado) foi mandado para São Paulo onde freqüentou os melhores colégios. Lá, formou-se em Direito e atuou como promotor público. Voltou após a morte do avô.

Dona Benta, a avó que Lobato não teve

Em suas obras, ele fala do pomar da Dona Benta, da jaqueira bi-centenária, desse mundo encantado da infância. Todos os personagens tem relação com sua vida pessoal ...
Turistas de todo o Brasil visitam Chácara do Visconde, também conhecida como Sítio do Pica-Pau Amarelo, em Taubaté

Os personagens buscavam ele próprio. “Dona Benta era a avó de um amigo que ele gostava muito. E ele não teve esse carinho de avó. O pai de Lobato era filho do Visconde de Tremembé com a professorinha Anacleta do Amor Divino, a outra mulher na vida do Visconde. “Hoje, a gente falaria assim: ‘a amante do Visconde’.”

Tia Anastácia era uma negra escrava, que realmente existiu. Ela o alimentou dentro do casarão do avô do escritor, na Fazenda Buquira, município de Monteiro Lobato.
Os outros, Pedrinho e, principalmente Emília, representavam a própria voz do escritor, quando ele não podia falar certas coisas. Na primeira obra, Reinações de Narizinho, de 1920, ele falava coisas entrelinhas.”, conclui Tina Lopes.

2 comentários:

Anônimo disse...

porque voce nao fas um Blog de monteiro lobato faltam 6dias para o dia do monteiro lobato

Anônimo disse...

fas um blog de monteiro lobato faltam 6 dias para dia 18 de abril