Buscar no Blog

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Por dentro do Mundo do Sítio: conheça os segredos do mais novo mundo virtual infantil!

“Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar”, disse Monteiro Lobato, em 1926. E ele cumpriu o que disse. Em 1920, Lobato criou histórias que revolucionaram os livros infantis brasileiros. Anos mais tarde, a prestigiada obra foi a primeira a virar série de televisão, programa que acompanhou gerações e gerações. Agora, essas inesquecíveis histórias ganharam um novo endereço, o Mundo do Sítio. Isso mesmo. A Emília, o Visconde e todo o pessoal estão à espera das crianças de 5 a 10 anos para brincar em mais de 20 jogos e atividades divertidos e repletos de cultura nacional.

Quem não se lembra da casa de Dona Benta? E do Capoeirão dos Tucanos? Pois então, o novo mundo virtual permite um mergulho na literatura, literalmente. As crianças entram no Mundo do Sítio no melhor estilo 2.0. O primeiro passo é a criação do avatar (um bonequinho) que pode (ou não) ter o jeito do seu criador. Há cabelos loiros, castanhos, pretos, por exemplo, mas também existe a opção do avatar ficar com um lindo blackpower cor-de-rosa.  Uma experiência agradável, que respeita a liberdade infantil.
Com o avatar finalizado, a criança está pronta para seguir para a segunda etapa: a Casa da Árvore. Esse é o cantinho personalizado de cada usuário no Mundo do Sítio, onde ele pode ver os troféus que conquistou nos jogos, assistir a episódios da série, ouvir músicas dos games e até se transportar para os reinos mágicos criados por Lobato, através do mapa.
Com o mapa, a criança pode escolher qual lugar deseja visitar. Ela é quem faz o seu roteiro de brincadeiras. Decide se quer ir primeiro para a Grécia Antiga, Sítio do Picapau Amarelo, Reino das Águas Claras, Capoeirão dos Tucanos ou Terra Encantada da Sabedoria, uma junção do País da Gramática com o País da Aritmética. Nesse local fantástico, estão os jogos educativos, de português e matemática, o Museu do Lobato, espaço que conta a vida e a obra do escritor com recursos multimídia, e um cantinho muito especial: a Biblioteca do Visconde. Essa é a estante virtual do Mundo do Sítio. Tem livros animados, com glossários interativos, ilustrações de artistas premiados (como Marcelo Cipis e Fernando Vilela) e a narração emocionada de Denise Fraga. A atriz deu vida aos personagens do Sítio. Emília ganhou uma fala fina, o Saci uma voz travessa e a Cuca um urro horrendo, capaz de assustar qualquer um.
Por trás de todo mundo virtual, tem muita tecnologia de ponta. Para fazer um jogo submarino, por exemplo, é preciso ter estudos de física – saber como se comportarão os elementos e o jogador dentro do game. Há também uma engenharia para construir as fases. O grau de dificuldade, o cenário e as peças dos jogos variam em função da engine, como é chamada. Por isso, nesses mais de 20 games existe muito trabalho para que tudo funcione perfeitamente.
Além disso, todos os jogos possuem uma trilha sonora especial com ritmos bem brasileiros, como o forró e a música caipira. Todos os sons, produzidos pela banda 1/2 Dúzia de 3 ou 4, reforçam o conceito do Sítio: a valorização da criança e da cultura nacional. Muito legal, não é mesmo?

Nenhum comentário: