Buscar no Blog

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Comemore o Dia Nacional do Livro Infantil!

Em 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato, considerado por muitos o pai da literatura infantojuvenil brasileira.
Antes dos livros de Lobato, as histórias lidas pelas crianças no Brasil eram importadas da Europa. Elas apresentavam ambientações e contextos distantes da nossa cultura e eram traduzidas para um português difícil de ser compreendido. A literatura nacional também não encantava porque estava a serviço da escola e se preocupava mais em transmitir valores do que em divertir e abrir as portas para a imaginação.
Percebendo este cenário, Monteiro Lobato, em 1920, já escritor, editor e jornalista reconhecido do público adulto, lançou seu primeiro livro infantil – A Menina do Narizinho Arrebitado.
“Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar”, dizia o próprio autor. E foi exatamente o que aconteceu. O universo mágico do Sítio do Picapau Amarelo fez parte da infância de diversas gerações e encanta as crianças até hoje.
Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, a Globo Livros preparou algumas atividades. Na cidade de São Paulo, a criançada terá uma enorme surpresa: de 16 a 22 de abril, no Shopping Iguatemi, estará montado um labirinto de livros, com mais de 15 mil exemplares! Além disso, as crianças poderão conhecer mais sobre a obra de Lobato em duas sessões de contação de história diárias, às 15 e às 17 horas, no Espaço Kids. E quem participar leva para casa um livro das coleções Meu Livrinho ou Turminha do Sítio.

Nenhum comentário: