Buscar no Blog

terça-feira, 26 de abril de 2011

Livros infanto-juvenis de Monteiro Lobato são reeditados e transformados numa série animada de TV

As histórias de Monteiro Lobato (1882-1948) são daquelas que nunca saem de cena. Dos livros, saltam para os programas infantis, de lá para os gibis e passatempos. Agora, os personagens vão ganhar vida em uma séria animada. Paralelo a tudo isso, relançamentos da obra são frequentes e sempre fazem sucesso.

Dona Benta, Tia Nastácia, Narizinho, Emília, Visconde de Sabugosa e Pedrinho estão entre os mais queridos personagens da literatura infantil brasileira e já se tornaram uma referência tão forte para tantas gerações de leitores que passaram a fazer parte da cultura popular. O Sítio do Picapau Amarelo surgiu da imaginação de Monteiro Lobato em 1920 e até hoje fascina meninos e meninas. A Editora Globo acaba de lançar uma caixa com oito títulos da obra infanto-juvenil de Lobato: Reinações de Narizinho, Viagem ao Céu, O Saci, Memórias de Emília, Caçadas de Pedrinho, O Picapau Amarelo, A Reforma da Natureza e A Chave do Tamanho.

No sítio, aventura, sabedoria e magia se misturam. Tudo se passa na casa antiga com varanda, cercada por gradil de madeira e com um pica-pau amarelo no telhado. Tem cômodos espaçosos, sala voltada para o jardim, cozinha arejada, um quarto para cada morador e visitante – menos para Emília e Visconde, que dormem no cantinho do escritório.

A casa de Dona Benta é o local favorito das crianças. Narizinho não troca a companhia da avó por nada nesse mundo, e até Pedrinho, que mora na cidade, não vê a hora de chegar as férias, quando vai correndo para lá. No Sítio do Picapau Amarelo tem galinheiro, pomar, poço, celeiro, ponte, jardim, riacho (em que a Narizinho viaja para o Reino das Águas Claras). Enfim, tem um pouco de tudo para que os meninos, como a Dona Benta gosta de chamar, se divirtam bastante. Diversão garantida também para os leitores.

Quem gosta de ver os personagens em ação terá boa oportunidade com a criação de uma série animada. Produzida pela Mixer, terá 26 episódios com cerca de 11 minutos cada. Para a empreitada, a produtora fará algumas mudanças na versão original. O núcleo de Tia Nastácia, acusado de trabalho escravo, poderá ser removido. O pó de pirlimpimpim – que na primeira versão era aspirado pelos personagens e, nos anos 1980, era jogado ao vento – deverá ganhar outra forma de exercer seu poder de transportador mágico.

Produzida em alta definição, com a mesma técnica utilizada para fazer desenhos como Charlie e Lola e South Park, a série deverá estrear no início de 2012.

Nenhum comentário: