Certo dia Narizinho vai brincar no ribeirão com Emília, a companheira inseparavel de muitas aventuras,faz amigos muito especiais: O Príncipe Escamado e sua turma no reino das aguas claras .As duas mergulham junto com o principe e vão conhecer os encantos do misterioso lugar.
Buscar no Blog
segunda-feira, 30 de junho de 2008
capítulos
domingo, 29 de junho de 2008
Lista de episodios 1979
Histórias de Monteiro Lobato são lançadas em vídeo pela Globo
Novas histórias da turma do "Sítio do Picapau Amarelo" chegam às lojas em julho com o lançamento pela Globo Vídeo e Som Livre de uma coleção de fitas VHS. A "Coleção Monteiro Lobato" é uma seleção de histórias originais do escritor.Em julho serão três vídeos (VHS), vendidos separadamente: "Memórias da Emília", "O Poço do Visconde" e "O Saci".
Até o final deste ano serão lançadas mais três fitas da coleção, dedicadas às crianças e aos fãs da série.Em "Memórias da Emília", com 98 minutos de duração, a boneca de pano mostra que tem uma imaginação fértil quando decide escrever suas memórias. Para não esquecer nenhuma de suas peripécias, convoca Visconde de Sabugosa para ajudar na tarefa. Enquanto Emília enlouquece o amigo com suas histórias, muitas aventuras estão acontecendo no sítio.
"O Poço do Visconde", com duração de 105 minutos, mostra o que acontece quando o estudioso Visconde de Sabugosa, eternamente cercado de livros, decide estudar Geologia para entender a formação de nosso planeta. Ele começa sua pesquisa entrando em um buraco de tatu e, ao analisar a terra, descobre que pode haver petróleo nas terras de Dona Benta. Começa aí uma incrível viagem dentro de um vulcão, que pode levar a turma do sítio ao centro da Terra.
Muitas aventuras na floresta estão reservadas para "O Saci", com 110 minutos de duração. Quando descobrem que é Saci o responsável pelas confusões que andam acontecendo na cozinha de Tia Nastácia, Pedrinho e Tio Barnabé decidem colocar em prática uma tática infalível: prender o sapeca em uma garrafa. Mas a calma dura pouco, pois Saci logo convence Pedrinho a libertá-lo para juntos saírem pela floresta, mas o irmão de Narizinho não faz idéia do que está por vir.
notícia:2001
Veja o vídeo de memorias de emilia (parte)
Globo licencia personagens do "Sítio" para empresa de cosméticos
A Globo Marcas licenciou uma linha de produtos infantis da empresa Natura com os personagens do programa "Sítio do Picapau Amarelo". Trata-se da Natura Criança, que ganhará quatro novos itens estampados com as figuras da boneca Emília e do Visconde de Sabugosa.A nova versão do "Sítio do Picapau Amarelo" estreou no último dia 12 de outubro, dentro da programação do infantil "Bambuluá".
Exibido diariamente, com 30 minutos de duração, o programa vem registrando boa audiência no Ibope para o horário e deverá ocupar um espaço maior na programação da emissora a partir do próximo ano.Os primeiros produtos da linha infantil da Natura com os personagens do programa são: shampoo e condicionador para cabelos cacheados, sabonete líquido e gel fixador de cabelos.Só este ano a Globo Marcas licenciou 30 empresas, de nove diferentes categorias, que colocaram no mercado cerca de 180 itens com os personagens criados por Monteiro Lobato.A Globo Marcas é a empresa criada pela TV Globo para registro, licenciamento e proteção de suas marcas.
Notícia:2001
Isabelle Drummond revive a boneca Emília
Apesar da pouca idade, Isabelle Drummond, 7, não é um rosto desconhecido na televisão. A pequena atriz viveu a filha de Ana Paula Arósio na minissérie "Os Maias". No cinema, participou do filme "Xuxa Popstar".Ao lado de outros dois atores-mirins, César Cardadeiro, 11 (o Pedrinho), e Lara Rodrigues, 10 (a Narizinho), Isabelle aparece desde sexta como a boneca Emília na nova versão do "Sítio do Picapau Amarelo", que a Globo exibe durante o programa "Bambuluá".A garota é a primeira criança a dar vida à personagem do escritor Monteiro Lobato. Nas outras versões do "Sítio" para a TV, Emília ganhou as telas com atrizes de mais idade. Uma delas, Lúcia Lambertini, interpretou a boneca por 13 anos na TV Tupi e chegou a ser substituída duas vezes ao ficar grávida.Outra mudança é a duração dos episódios. Cada um tem 15 minutos, metade do tempo dos da versão mais célebre, produzida e exibida pela Globo entre 1977 e 1984.
SÍTIO DO PICAPAU AMARELO, Globo, de segunda a sexta, 11h30
Notícia:2001
Globo lança campanha do "Sítio do Picapau Amarelo
A Rede Globo lança nesta sexta-feira os seis filmes publicitários da nova versão do "Sítio do Picapau Amarelo", série que estréia na programação infantil da emissora em outubro.Criada pela equipe do diretor Roberto Talma, a campanha mostrará os personagens e as histórias da adaptação de Monteiro Lobato em filmes animados de 15 e 30 segundos.
A animação foi feita pela produtora Campo 4, após uma concorrência entre sete empresas.Os personagens do programa, que serão interpretados por atores, ganham cara de desenho animado nos filmes publicitários, já que este é um formato facilmente reconhecido pelo público infantil.As primeiras imagens das seis peças mostram um pica-pau sobre uma tabuleta e todos os personagens do "Sítio do Picapau Amarelo" reunidos. Após a apresentação, cada filme desenvolve histórias diferentes, criadas pelos roteiristas do próprio programa.Em uma delas, Emília é caracterizada como a boneca falante, que é ouvida atentamente pelo intelectual Visconde de Sabugosa.
Na segunda história, Pedrinho e Narizinho se assustam com a Cuca e acabam no redemoinho do Saci Pererê. Narizinho e Emília vão parar no Reino das Águas Claras em outras histórias, que também mostram Dona Benta, Tia Anastácia, o Conselheiro (Burro Falante) e o rinoceronte Quindim.Além dos filmes de 30 segundos, um outro de dois minutos será exibido durante o programa infantil "Bambuluá".
Veja o vídeo
Versão moderna do "Sítio do Picapau Amarelo" estréia em outubro
Dona Benta é craque em internet, Tia Anastácia canta (e pode até dançar), Cuca e o Burro Falante são bonecos. Se você tem quase 30 anos e adorava a versão televisiva das histórias do escritor Monteiro Lobato (1882-1948), guarde os episódios na memória e não se assuste com o "Sítio do Picapau Amarelo" 2001, da Globo."É uma outra época. Dona Benta, por exemplo, não poderia viver em um sítio isolada, ela tem de conversar com o netos pelo computador. Mas a essência da obra será mantida", conta Nicete Bruno, 68 anos, a nova Dona Benta.
As gravações do novo "Sítio" começam em agosto e a estréia está programada para outubro. "Não sou boa com computador", conta Nicete, que tem três netos. Ao contrário de sua sucessora, Zilka Sallaberry, 84 anos, a primeira Dona Benta, adora um micro. "Aprendi a mexer com meus netos. Pago contas, vejo notícias e brinco com jogos", conta atriz, que se recupera de uma pneumonia e ainda pensa em voltar à TV.
A nova Tia Anastácia não deixa por menos. "Canto, danço e sapateio", brinca Dhu Moraes, do grupo As Frenéticas. Ela será a cozinheira do sítio e deve soltar a voz.Com 50 anos, Dhu é nova para o papel (Jacyra Sampaio, a primeira Tia Anastácia, tinha quase 60 anos quando começou a fazer a personagem), mas a atriz não se abala. "Tenho 40 sobrinhos. Com certeza, levo jeito para tia".
Notícia:2001
Elenco infantil permanece no "Sítio do Picapau Amarelo
Isabelle Drummond encanta o público como a boneca de pano Emília desde a estréia do seriado, em outubro de 2001. E vai continuar na temporada de 2005, assim como seus colegas Caroline Molinari e João Vítor Silva, a Narizinho e o Pedrinho, respectivamente.Mas os dois últimos personagens já tiveram outras caras no atual "Sítio do Picapau Amarelo". Nos dois primeiros anos do infantil, foram interpretados pelos atores Lara Rodrigues e César Cardadeiro.Antes que houvesse a troca das crianças, em abril do ano passado, o "Sítio" ficou fora do ar durante todo o mês de março.Na época, a Central Globo de Comunicação informou que a estratégia foi adotada para que o público não se chocasse com a mudança dos atores que interpretam os personagens mirins.
Notícia:2005
sábado, 28 de junho de 2008
Relembrando
Relembrando
Mergulho no folclore brasileiro
Lima Duarte, Eduardo Moscovis, Alessandra Negrini, Luana Piovani, Luigi Baricelli e Elizabeth Savalla já andaram passeando pela casa de dona Benta. Em agosto, será a vez de Letícia Spiller, Paulo Goulart, Heitor Martinez e Juliana Knust conhecerem mais de perto o Sítio do Picapau Amarelo.
Eles participam da seqüência de episódios Os Bandeirantes, que foi gravada semana passada e que está sendo considerada uma das mais importantes do programa até agora. "Vamos falar sobre o famoso Anhangüera, que será interpretado pelo Paulo Goulart", conta o autor, Mário Teixeira. "Os bandeirantes vão chegar ao sítio atrás de ouro. Vou usar a própria história do Anhangüera". Para quem não conhece, é o seguinte: o personagem lendário enche um cabaço de aguardente, põe fogo nele e ameaça incendiar todos os rios da região. Ficção à parte, o autor criou para Letícia Spiller uma personagem que não existiu de verdade: Gavita, filha de Anhangüera. "Esta é uma invenção minha. Vou partir da lenda mesmo, contar a história e usar um pouco da imaginação também", conta Teixeira. Os episódios de Os Bandeirantes devem durar cerca de dez dias.
Em julho, serão reprisadas algumas histórias, para os atores-mirins poderem aproveitar as férias escolares. As participações especiais no programa estão cada vez mais freqüentes. E, certamente, muito mais do que no ano passado. Será uma das marcas de Mário Teixeira, que este ano passou a substituir Walcyr Carrasco à frente do Sítio? "O que está acontecendo é o seguinte: o programa é um sucesso e todo mundo quer fazer, do Lima Duarte a Letícia Spiller", arrisca o autor. "O Sítio é um clássico e os personagens que estamos abordando pedem atores do primeiro escalão da casa". A escolha do elenco é uma decisão conjunta de Teixeira com a diretora, Cininha de Paula, e da produtora de elenco, Andréa Vaz.
"Jjá era colaborador do Walcyr no Sítio e conversamos muito antes de eu assumir. Na verdade, sempre soubemos que isso ia acontecer, porque ele faria a novela", conta Teixeira, que era um dos redatores do infantil Castelo Rá-Tim-Bum e diz que a mudança foi natural. "O sucesso se deve à própria obra de Monteiro Lobato. Ao seu universo, à flora, à fauna e aos bonecos inanimados que ele criou e que são mais humanos do que a gente".
Notícia:2002
Bastidores 2002
Candido Damm
sexta-feira, 27 de junho de 2008
Começa a homenagem
quinta-feira, 26 de junho de 2008
Sítio volta
Sítio 1978:Olhos de retros
Os serões de Dona Benta, desfiados nas compridas noites do sítio eram sempre uma provocação, um desafio à imaginação febril das crianças. Numa determinada reunião, interessou-lhes a perspectiva de a Terra um dia mudar de dono.
No dia seguinte, o arrogante Coronel Teodorico apareceu para pedir um empréstimo à Dona Benta, dizendo-se à beira da falência. Dona Benta emprestou algum dinheiro ao Coronel e, antes que ele fosse embora, e referindo-se ao que haviam discutido na véspera, Emília criticou a preocupação do ser humano com dinheiro, pois não iria valer mais nada,no caso de a Terra passar a ser dominada por outros seres, e que estava disposta ela própria, uma boneca, da assumir o comando do mundo. Assim que isso acontecesse, prometia mudar tudo que existia e inventar coisas novas, decidida a multiplicar o poder da boca, dos pés, das mãos e dos ouvidos. O Coronel se foi impressionado e preocupado com a possibilidade das mudanças prometidas por Emília. Com isso, resolveu aumentar seu poder sobre o Arraial de Tucanos, comprando mais propriedades, menos a Venda do Elias Turco, que recusava-se a desfazer de seu negócio.
Emília não parou mais de pensar nesse seu novo plano, envolvendo Dona Benta com perguntas sobre os projetos mais mirabolantes que lhe vinham à cabeça e não pára de divulgar por toda a parte a aproximação de uma nova Era sob seu comando. Com a ajuda do Saci consegue que sons amplificados partidos da mata durante a noite, anuncie que “um novo Rei irá chegar para mandar em todos!”
Alarmado, o pessoal do sítio repreende Emília, que finge que desistiu da idéia, mas continua as experiências, pesquisas e anotações auxiliadas pelo Visconde. Sua última experiência é com“cheiros”novos,
quase sufocando as vizinhanças e até tirando o faro dos cães de caça.
Todos protestam contra Emília menos Narizinho, que a protege, mas percebe que a boneca, com suas exaustivas pesquisas, está perdendo seus próprios poderes e aptidões quase-humanas. Praticamente, está a ponto de voltar a ser, como no início, uma simples boneca muda.
Chega, infelizmente, o dia em que até diminui de tamanho, e fica apenas um objeto de pano absolutamente inútil, que não pode mais brincar, participar, dar palpites. Por dentro, mantém sua sabedoria, mas não pode mais manifestar-se. Se não está com Narizinho, fica jogada a um canto.
Até que um dia Tia Nastácia fabrica uma nova boneca, também de pano chamada Ignácia.Mas só Emília, em sua mudez, sabe que essa nova boneca é pretensiosa e pretende desenvolver-se tanto quanto ela. Na calada da noite, essa rival a desafia, zombando de Emília e ameaçando-a . Primeiro com gestos e olhares, até que também começa a falar, graças – não à pílula falante – mas a sementes de girassol com seguidas pelo Saci, que apiedando-se da condição da “dona boneca”, resolve ajudá-la mas acaba dando as sementes à Ignácia. Quando ela ganha vida, ela engole as sementes. Narizinho entra correndo na sala e grita “Emília!”, mas a boneca ergue a cabeça e diz: “Eu não sou a Emília, meu nome é Ignácia.”
A partir daí, torna-se a graça da casa, mais bonitinha, mais carinhosa, menos pretensiosa, menos asneirenta e, sobretudo, educadíssima. Suas opiniões são sempre bem-vindas, parece uma menina prendada e obediente, mas só Emília – muda – sabe que ela é sonsa, ambiciosa e sem talentos.
Só Narizinho não se afasta de Emília; quando ia passear, levava as duas bonecas.
O Arraial dos Tucanos não esquecera as informações do
Coronel Teodorico, impressionado com os vaticínios de Emília, de que o mundo iria mudar de dono, e aproveita para cobrar aluguéis absurdamente caros, enriquecendo às custas da população. Ele consegue aliciar Garnizé como seu cobrador-mor, mas ele logo se revoltou e o Coronel arranjou outro para a função, que tentou convencer o patrão a comprar o sítio de Dona Benta a preço vil. Esta fica indignada com a postura do compadre, que secretamente resolve inventar de fato um falso “Senhor da Humanidade”.
O misterioso “Rei” inventado pelo coronel começa a mandar recados ameaçadores, só beneficiando Teodorico e seu capataz.
Em suas manobras, o Coronel chega a estabelecer uma certa “Casa do Rei”, de onde ninguém pode aproximar-se. O povo chega até ali perto com consultas, pedidos e ofertas. Chega o momento em que o “Rei” não pode mais esconder-se e Teodorico então escolhe um sapo para fingir que é o futuro “Rei do Mundo” mas, para azar deles, o sapo arranjado é o Major Agarra-e-não-Larga-Mais, sentinela do Reino das Águas Claras, muito amigo da cambadinha do sítio. Emília é que descobre tudo e vê aí a chance de retomar a antiga condição de boneca gentificada. Entra em ação e consegue do sapo uma daquelas célebres pílulas falantes do Doutor Caramujo. Ao engolir a pílula, retoma. Para a alegria geral, sua antiga condição.
Desmascarado, Teodorico é forçado a devolver tudo a seus antigos donos e a Ignácia é despachada de presente à neta do Coronel e a paz volta a reinar no Sítio do Pica Pau Amarelo.
Homenagem
Isabelle Drummond
Sítio de 1979: O Curupira
quarta-feira, 25 de junho de 2008
O SÍTIO DE 2007
Em 2007, o Sítio do picapau amarelo passou a ser exibido no TV Xuxa, programa infantil comandado pela apresentadora Xuxa Meneghel. O Sítio, que completou 30 anos de exibição na emissora, estreou na nova programação com a proposta de voltar às histórias originais de Monteiro Lobato.
- A nova fase tinha direção de Creso Eduardo, Carlo Milani, Alexandre Guimarães e Maria José Rodrigues e direção geral de Carlos Magalhães. A equipe de redação era formada por Claudio Lobato, Celso Taddei, Chico Soares, Cláudia Gomes, Cristiane Dantas, Gabriela Amaral, Isabel Muniz, Luciana Sandroni, Lucio Manfredi e Rodrigo Salomão, com redação final de Cláudio Lobato. - Todas as histórias apresentadas ao longo do ano eram baseadas nos textos originais de Monteiro Lobato. A primeira história, O Saci contra-ataca, com 25 capítulos, trazia elementos do folclore brasileiro. - Na nova temporada, houve alterações no elenco principal: Narizinho passou a ser interpretada pela atriz Raquel de Queiroz, Pedrinho por Vitor Mayer. Dona Benta, Tia Nastácia, Cuca e Emília passaram a ser vividas por Bete Mendes, Rosa Marya Colin, Solange Couto e Tatyane Goulart, respectivamente.
- O elenco era formado também por Agildo Ribeiro (Coronel Teotônio), Anderson Lau (Ching Ling), Aramis Trindade (Libério), Catarina Abdalla (Dona Carmela), Duda Mamberti (Padre Benedito), Duda Ribeiro (Jeca Tatu), Eri Johnson (Arlindo Orlando), Fabrício Boliveira (Saci), Gésio Amadeu (Tio Barnabé), Gustavo Gasparani (Zé Cabreiro), Humberto Carrão (Caipora), Juliana Galvão (Iara), Kiko Mascarenhas (Visconde de Sabugosa), Nelson Xavier (Barão de Tremembé), Pablo Sanábio (Casca/Cascudo), Paulo Gustavo Barros (delegado Lupicínio), Pia Manfroni (Minerva), Renato Borghi (Seu Elias), Ricardo Tostes (Rabicó), Sonia de Paula (Dona Miúda) e Yedda Alves (Florista). - A caracterização dos personagens nessa nova temporada foi inspirada nos anos de 1950.
Como a obra de Monteiro Lobato é muito difundida e reconhecida, as equipes se preocuparam em traduzir o universo do escritor na caracterização. Um dos maiores desafios foi a Cuca. Nos anos anteriores, a personagem usava uma fantasia de jacaré. Nesse ano, no entanto, seu visual era todo feito a partir de maquiagem e figurino, com o objetivo de afastar o personagem da atmosfera de teatro infantil e aproximá-lo de uma estética mais realística. Cuca continuou com sua textura de jacaré e ganhou ares de bruxa.
Os dentes e unhas de crocodilo usadas pela personagem foram feitos sob medida para a atriz Solange Couto pela equipe de efeitos especiais formada por Ricardo Menezes, Glauco César e Cláudio Sampaio. - Os personagens Marquês de Rabicó e Visconde de Sabugosa também receberam atenção especial em relação à caracterização. Rabicó ganhou nariz e orelhas de látex, especialmente feitas para o ator Ricardo Tostes. Já Visconde de Sabugosa ficou parecido com uma espiga de milho, com desenhos de grãos de milhos em todo rosto, tudo feito com maquiagem.
O visual da Emília também foi modificado. No lugar das cores amarela e vermelha, que predominavam em seu figurino, a opção foi usar diferentes tons de rosa. Seu cabelo, antes feito de pano, passaram a ser de lã. - Para criar os novos cenários do Sítio, as equipes buscaram referências no próprio texto de Monteiro Lobato, que costumava fazer descrições detalhadas dos cenários onde a ação se desenvolvia. A primeira versão do infantil na TV Globo, de 1977, também serviu de inspiração para a equipe.
Segundo o cenógrafo Raul Travassos, o trabalho desenvolvido foi uma homenagem a Arlindo Rodrigues, responsável pela criação dos cenários do programa de 1977.- Em 2008, a emissora decidiu deixar o programa fora da grade de programação por mais uma temporada.
Ficha técnica de 2001
Equipe de manipulação: Totoni Silva, Roberto Dornelles, Aline Mendonça, Zé Clayton, Jacira Santos, Sidney Beckenkamp
Produtor de elenco: Nelson Fonseca
Assistente de direção: Tande Bressane, Noa Bressane
Produção de engenharia: Paulo Perrota
Cenografia: Alexandre Gomes
Figurino: Helena Araújo
Caracterização: Beth Fairbenks
Produção de arte: Denise Garrido
Câmeras: João Ricardo, Cid Rima, Romildo Inácio, Marcus Fabiam, Marco Antônio De Souza Pereira, Emilson Galvão (Kadu)
Diretor de imagem: Vicente Burger
Diretor de fotografia: Henrique Leiner
Efeitos visuais: Mauro Heitor, Paulo Tibau, Jorge Barrão
Efeitos especiais: Gilson Figueiredo, Claudio Sampaio
Edição: Marco Seixas, Renato Fernandez
Sonoplastia: Marcos Caetano, Laércio Salles, Renato Muniz
Continuidade: Helena Duran
Produção musical: Ricardo Ottoboni
Direção musical: Mariozinho Rocha
Equipe de produção: Almir Chagas, Silvania Sant’anna, Waldmir Telles (Cabeça), Leila Damasceno
Gerência de produção: Lou Freitas Direção de produção: Flávio Nascimento
A FESTA DA CUCA
A festa da Cuca foi um especial musical de final de ano com o elenco do Sítio do picapau amarelo (2001), com roteiro de Roberto Talma e Cláudia Souto e direção de Roberto Talma. - O especial seguia o formato e linguagem dos programas musicais infantis produzidos pela emissora no início dos anos 1980, como Vinícius para criança e Plunct, plact, zuuum...
- Cuca (Jacyra Santos) é a personagem principal do programa, cujo enredo gira em torno da comemoração de seus 15 mil anos. Para comemorá-los, Cuca organiza um baile de debutantes e sonha com a presença do ator Reynaldo Gianecchini como príncipe de seu baile. Para conquistar o galã, a bruxa elabora uma poção mágica e se transforma numa bela mulher (Malu Mader). - A história é entremeada por clipes musicais de músicos e grupos consagrados como Gilberto Gil, Cássia Eller, Lenine, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Cidade Negra, Jorge Fox, Jota Quest, Max Viana e Zeca Pagodinho.
Data de exibição: 26/12/2001
Horário: 22h
Periodicidade: quarta-feira
terça-feira, 24 de junho de 2008
Sítio" procura Pedrinho e Narizinho mais jovens
Como aconteceu com outros atores infantis, eles cresceram e agora terão que abandonar seus papéis. Os atores mirins Lara Rodrigues e César Cordeiro, respectivamente a Narizinho e o Pedrinho do Sítio do Picapau Amarelo, atração matinal da Rede Globo, deixarão o mundo fantástico de Monteiro Lobato no fim do ano. A determinação partiu da direção do programa, que justificou a decisão em razão da idade dos atores. Lara está com 13 anos e César fez 14 este ano. Os dois ficam no sítio como netos de Dona Benta até fevereiro. A seleção da nova dupla será feita pela diretora Cininha de Paula, por meio de testes no Projac
Notícia:2003
Globo estuda novo "Sítio do Picapau Amarelo
Os detalhes ainda não existem. A definição do elenco de atores também não. Porém, a Central Globo de Comunicação informou que a nova versão do seriado Sítio do Picapau Amarelo deve ir ao ar ainda neste ano, com previsão de início das gravações entre abril e maio. O problema para divulgar antecipadamente os prováveis escolhidos esbarra atualmente em algumas dificuldades que a produção do núcleo de Roberto Talma está encontrando.
Uma delas é a indefinição quanto ao cenário do programa, que poderá ser um sítio ou uma cidade cenográfica dentro do Projac. Mesmo considerando que a história de Monteiro Lobato é eterna, a Globo investe bastante na linguagem e na imagem, que evoluíram muito desde que o Sítio saiu do ar.
Por conta disso, estão sendo feitos estudos de cores para cada roupa dos personagens, que poderão ser bonecos interpretados por pessoas, ou até mesmo, animações computadorizadas. Ainda sem confirmação de Talma, os nomes que estão sendo cogitados para interpretar Dona Benta e Tia Anastácia são Nicette Bruno e Neusa Borges, respectivamente. "Seria um prazer interpretar a Tia Anastácia e retornar à casa onde trabalhei por 30 anos", reforça Neusa, longe da telinha desde A Indomada, em 1995. André Luís, o Tiziu de Terra Nostra está sendo cotado para viver o Saci, e Romeu Evaristo, que encarnou o folclórico personagem na antiga versão, deve ser o único a voltar a fazer parte do seriado, desta vez, como Tio Barnabé.
notícia:2001
notícia:2001
Sítio" vira vídeo e CD no Natal
Não é só do ibope que a Globo espera colher bons frutos do Sítio do Picapau Amarelo. A emissora já prepara o lançamento de um pacote de Natal da nova versão do infantil, que estreou no dia 12. O pacote, que será lançado em dezembro, trará o CD com a trilha sonora do Sítio e uma fita VHS com alguns episódios do programa. A intenção da emissora é reunir na fita as primeiras histórias exibidas, como O Reino das Águas Claras, aventura de estréia do infantil. Na parte fonográfica do pacote, o elenco já está quase pronto.
Já confirmaram presença na trilha do Sítio Djavan, Cássia Eller, Jota Quest, Carlinhos Brown, Skank e Gilberto Gil, a quem caberá regravar a música-tema da versão do Sítio feita pela Globo/TVE entre 1977 e 86.
A Globo também estuda a inclusão de algum brinquedo temático do Sítio no pacote de Natal e pensa em lançar, no ano que vêm, mais fitas e DVDs com os episódios do infantil. A idéia da comercialização dos episódios do programa em DVD e vídeo surgiu na emissora por meio de pedidos de telespectadores. A Globo vem recebendo muitas cartas e e-mails de pais e educadores reclamando do horário de exibição do Sítio - a atração entra no ar às 11h30, horário em que muitas crianças estão na escola, e pedindo reprises e fitas dos episódios do programa.
Notícia:2001
O SÍTIO DE 2002
Em setembro de 2002, depois de mais de um mês exibindo as melhores aventuras da turma em uma série chamada Memórias do picapau amarelo, o programa estreou uma nova fase. Inspirado na obra de Monteiro Lobato, Walcyr Carrasco escreveu episódios inéditos, com a colaboração de Mario Teixeira e Thelma Guedes.
Sob a direção de Cininha de Paula e Paulo Ghelli, as histórias deixaram de ser exibidas em episódios de cinco capítulos e passaram a ter duração de cerca de um mês. O horário de exibição do programa também foi alterado e o infantil passou para às 10h10.
- Outros atores integraram o elenco das novas aventuras da turma do Sítio do picapau amarelo, como Antonio Calloni, Elizabeth Savalla, Henrique Ramiro, Zezé Polessa, entre outros. Além disso, o programa recebia atores convidados, entre eles Ney Latorraca, Bussunda, Fernanda Rodrigues, Leonardo Brício, Lilia Cabral, Maria Luisa Mendonça, Rodrigo Faro, Samara Felippo e Suzana Werner. - Alguns episódios levados ao ar nesse ano foram Doze trabalhos de Hércules, O fantasma do picapau amarelo e As caçadas do Barão de Munchausen.
Personagens de Monteiro Lobato ganham a telona
O roteiro para cinema de A Chave do Tamanho foi entregue no final de semana para os executivos da Globo Filmes. A adaptação da obra de Monteiro Lobato foi feita pela mesma equipe responsável pelos textos do Sítio do Picapau Amarelo, que vai ao ar nas manhãs da Rede Globo, e a intenção da Globo Filmes é começar a rodar o longa-metragem já no começo do ano que vem. Trata-se de uma fábula escrita no período da Segunda Guerra Mundial e conta como a boneca Emília consegue se transformar num gigante para pacificar os exércitos. O filme vai contar com a participação dos mesmos atores do seriado da televisão. Por enquanto, este é o único projeto infantil da Globo Filmes. A produtora também deverá ter ainda uma pequena participação no novo longa-metragem de Xuxa, ainda sem prazo definido de filmagens.
Notícia:2002
Notícia:2002
O SÍTIO DE 2004
A novidade da temporada de 2004 foi a saída dos personagens centrais do Sítio para outros cenários além da fazenda de Dona Benta, como a Floresta Amazônica, no Brasil, e a capital portuguesa, Lisboa. O primeiro episódio da temporada de 2004 foi A menina da selva, com cenas gravadas na Amazônia. Em A dama dos pés de cabra, baseada no conto do autor português Alexandre Herculano, a turma embarcou para Portugal, onde gravou cenas em Lisboa e em Sintra. - Entre os atores que participaram dos episódios nesse ano, estavam Odilon Wagner, Rita Guedes, Flávio Migliaccio, Marcos Breda, Bruna Marquezine e Lupe Gigliotti.
O SITIO DE 2003
Em abril de 2003, o Sítio do picapau amarelo estreou sua temporada com episódios inéditos, ainda sob a direção de Cininha de Paula e Paulo Ghelli. As novas aventuras continuaram a ter como base as idéias originais de Monteiro Lobato. Mário Teixeira – até então colaborador de Walcyr Carrasco – assumiu a autoria do programa e passou a contar com a colaboração de Duca Rachid e Alessandro Marson. - Os personagens do Sítio passaram por algumas mudanças em seu visual. Dona Benta envelheceu um pouco, assim como Tio Barnabé (que abandonou seus coletes afro e adotou um estilo mais caipira).
Tia Nastácia, por sua vez, ficou mais rechonchuda, enquanto a malvada Cuca sofreu uma transformação radical: ganhou uma enorme cabeleira, além de uns quilos a mais. Depois de participações em episódios anteriores, os personagens Zé Carijó (Cassiano Carneiro) e Pesadelo (Leandro Léo) passaram a integrar o elenco fixo do infantil. - A turma do Sítio ganhou ainda outros novos personagens em 2003.
A grande surpresa foi a chegada de Zumpilion (Cosme Monteiro), um animal de estimação extraterrestre. Ele foi responsável por grandes confusões no sítio de Dona Benta, especialmente por seu apetite voraz. Moby (Raul Gazolla) e Dick (Nelson Freitas), uma dupla de piratas do espaço, comandada pelo vilão Mordoror (Norton Nascimento), entraram em cena em busca do animalzinho; e os investigadores espaciais Alista (Cristina Pereira) e Aníbal (Guilherme Karan) também embarcaram na aventura. Esses personagens integravam o elenco de O extraterrestre, episódio com dez capítulos que abriu a série de episódios de 2003. - A lenda do Rei Arthur foi outra história exibida nesse ano.
Os lendários Cavaleiros da Távola Redonda desembarcaram no Sítio do picapau amarelo fazendo com que Pedrinho, Narizinho, Emília e seus companheiros se envolvessem em novas aventuras. Foram exibidos ainda nesse ano os seguintes episódios: A bela e a fera, Rapunzel, Juca Pirama, Os bandeirantes, O sumiço de Emília e Gran circo Mefistofelico.
- Em 2003, as gravações das cenas externas deixaram de ser realizadas na Ilha de Guaratiba e passaram a ser rodadas em Jacarepaguá, em um terreno próximo à Central Globo de Produção, o Projac. A proximidade facilitou o deslocamento da equipe de produção. Com a novidade, a casa principal do sítio de Dona Benta foi reformada e ganhou ares de uma fazenda.
segunda-feira, 23 de junho de 2008
Pequenas notáveis
Era um desafio para gente grande. Bruna Marquezine, 8 anos, e Isabelle Drummond, 10, foram escolhidas para substituir as graudinhas Heloisa Périssé e Ingrid Guimarães em Cosquinha, infantil que estreou em junho de 2002, visto por 15 000 pessoas. A modificação não abalou o sucesso da montagem, que teve a temporada no Teatro das Artes prorrogada até junho. "É minha primeira peça, e dá o maior nervoso entrar no palco, mas é muito legal. Compensa", resume Isabelle.
Notícia:2004
domingo, 22 de junho de 2008
Rodolfo novo Pedrinho
Curiosidades
SÍTIO EM REFORMAS
nova temporada do infantil "O Sítio do Pica-pau Amarelo", que vai ao ar em abril, estréia com muitas mudanças. O programa passará a ser um quadro dentro do infantil "TV Xuxa" e não mais uma produção separada. Em relação ao elenco, várias mudanças acontecerão. Emília vai voltar a ser adulta. A atriz Tatyane Goulart vai interpretar a bonequinha nessa nova temporada. Os seus amigos Pedrinho e Narizinho vão ser vividos por Vitor Mayer, que já fez uma participação na última temporada do programa como o Pinóquio. E por Raquel de Queiroz, atriz-mirim homônima de célebre escritora, que interpretou a personagem Giselle na primeira fase de "Páginas da Vida". Bete Mendes e Solange Couto serão, respectivamente, Dona Benta e a Cuca, que agora não será um jacaré, mas um animal indefinido. "A Cuca não têm rabo nem focinho. É uma mistura de cobra com jacaré que não dá para definir muito bem", diverte-se Solange Couto.
Notícia:2007
Biscoitos do Sítio do Picapau Amarelo
sábado, 21 de junho de 2008
Perfil de Raquel e Vítor
Nome: Vitor Mayer Henriques e Raquel Braga de Queiroz.
Data de Nascimento: Vítor - 20 de outubro de 1995, no Rio de Janeiro. Raquel - 18 de maio de 1995, no Distrito Federal.
O primeiro trabalho na TV: Vítor - Yuri, em Bang Bang. Raquel - Gisele, em Páginas da Vida.
O que gosta de assistir: Vítor - "Todos os desenhos do Cartoon Network". Raquel - Zorra Total e outros programas de humor.
O que nunca assistiria: Vítor e Raquel - Jornal Nacional.
O que falta na televisão: Vítor - "Mais desenhos". Raquel - Sítio do Picapau Amarelo à tarde. "Muitas crianças estudam de manhã e não conseguem assistir".
O que sobra na televisão: Vítor e Raquel - Telejornais
Ator favorito: Vítor - Antônio Fagundes e Tony Ramos. Raquel - José Mayer.
Atriz predileta: Vítor - Bete Mendes. Raquel - Regina Duarte
Com quem gostaria de contracenar: Vítor - Tony Ramos. Raquel - Reynaldo Gianecchini.
Se não fosse ator, o que seria: Vítor - Violonista. "Mas quero mesmo é ser ator". Raquel - Maquiadora e cabeleireira. "Adoro mexer com essas coisas estéticas".
Humorista: Vítor - Renato Aragão. Raquel - Luiz Fernando Guimarães.
Novela preferida: Vítor - O Beijo do Vampiro. Raquel - Laços de Família.
Melhor abertura de novela: Vítor - Pé na Jaca. Raquel - Mulheres Apaixonadas.
Inspiração nos quadrinhos
No universo das histórias de Monteiro Lobato, é recorrente a participação de criaturas fantásticas, como o besouro-falante, espião de Emília, o Saci-Pererê, o Caipora e até o Urucaca, um bicho que parece urubu e vive sofrendo na mão da temível Cuca.
Nos próximos episódios, novos seres habitarão o Sítio do Picapau Amarelo: os Transgênios ou Transgirinos, como são chamados pela esperta boneca de pano. Os seres são inspirados em Shmoo, um animalzinho branco parecido com uma foca, criado pelo desenhista americano Al Capp, autor da história em quadrinhos A Família Buscapé. No original, o bicho produzia uma enorme variedade de alimentos. “Nós fizemos uma releitura do Shmoo, a partir de idéias de toda a equipe”, conta Chico Mauro, responsável pelos efeitos em 3D do programa.
Nos próximos episódios, novos seres habitarão o Sítio do Picapau Amarelo: os Transgênios ou Transgirinos, como são chamados pela esperta boneca de pano. Os seres são inspirados em Shmoo, um animalzinho branco parecido com uma foca, criado pelo desenhista americano Al Capp, autor da história em quadrinhos A Família Buscapé. No original, o bicho produzia uma enorme variedade de alimentos. “Nós fizemos uma releitura do Shmoo, a partir de idéias de toda a equipe”, conta Chico Mauro, responsável pelos efeitos em 3D do programa.
Os Trangênios são o resultado dos estudos genéticos do Visconde de Sabugosa na Escócia, onde conheceu Macbeth, um escocês especialista em reprodução, vivido por Helio Ribeiro. O Visconde tentou criar seres que ajudassem na produção de alimentos, mas o tiro saiu pela culatra e as pessoas deixaram de trabalhar por causa deles. Assim, a dupla tem a missão de pegar os girinos, sob pena de serem presos. E Visconde os leva ao planeta Gliese 581, a 20 anos-luz da Terra. “O Visconde só causa confusões interplanetárias”, valoriza Kiko Mascarenhas, intérprete do atrapalhado sábio. “Na verdade, a solução é da Emília, que deu a idéia de criar o planeta”, defende sua intérprete, Tatyane Goulart.
Para ajudar os atores, um molde de Transgênio foi feito em tamanho natural. Durante os ensaios, o bonequinho é colocado no chão. A partir daí, Creso Eduardo, um dos cinco diretores que formam a equipe de Carlos Magalhães, faz as marcações de cena, seguido de perto pelo diretor geral. Na hora do “Gravando!”, o molde é retirado do estúdio e Pedrinho, Narizinho e sua turma têm de atuar como se estivessem vendo não um, mas uma horda de Transgênios. “A gente finge que conversa com muitos bonequinhos ao mesmo tempo, tem de usar a imaginação”, conta Raquel de Queiroz, a Narizinho. “É meio estranho contracenar com um monte de bichinhos que a gente não vê”, completa Vitor Mayer, que faz o Pedrinho.
A atmosfera de encantamento presente no Sítio do Picapau Amarelo ultrapassa o conteúdo das histórias apresentadas diariamente pela televisão. Nos bastidores, o deslumbre entre toda a equipe é constante, mesmo quando os atores, entre eles, os pequenos Vitor e Raquel, têm de ficar nos sets por várias horas seguidas. “O clima é onírico”, resume Carlos Magalhães.
Na hora de gravar, a concentração é total, mas nos intervalos o hiperativo Vitor faz malabares com bolinhas de tênis pelos corredores. “Às vezes ele traz o violão. Outras, montamos uma mesa de pingue-pongue. Ainda vou aproveitar algum desses talentos em cena”, promete Carlos, atuando sem pressa como pegador oficial das bolinhas que caíam, apesar do atraso de algumas horas nas gravações.
A demora era por causa das cenas em que há necessidade de inserção posterior de efeitos visuais ou gráficos, como o caso dos Transgênios virtuais. As marcações têm de ser perfeitas, por isso são necessários vários takes até o ok do diretor. Nada que tire o bom humor de Tatyane Goulart, a Emília, que gravava com apenas quatro unhas das mãos pintadas. “No começo era mais complicado, mas agora já entrei no espírito da Emília, enlouqueci!”, exclama a responsável por dar vida à dadeira oficial de idéias do Sítio. “Há maior exigência para os atores neste tipo de cena, mas o elenco é bom e bastante dedicado”, derrete-se Creso.
Notícia:2007
Globo lança "Sítio do Picapau Amarelo" em DVD
A Som Livre e Globo Marcas lançam o DVD do seriado infantil "Sítio do Picapau Amarelo", que reúne os episódios "No Reino da Águas Claras" e "Viagem ao Céu".A parceria, que vem sendo responsável pelo lançamento de programas, minisséries e especiais da Globo no formato DVD, investe no projeto infantil que está próximo de atingir a marca de 300 mil unidades vendidas com os dois kits do seriado, lançados em VHS e CD.Com mais de quatro horas de duração, o produto tem nos extras o seu grande diferencial. Além das duas histórias completas, o DVD traz um quiz, receitas da Tia Nastácia, um breve documentário com a descrição dos planetas e um DVD-Rom com jogo da memória, desenhos para colorir, quebra-cabeça e mensagens para amigos.O programa é exibido diariamente pela Globo.
Notícia:2003
sexta-feira, 20 de junho de 2008
João Vitor Silva nos cinemas
quarta-feira, 18 de junho de 2008
Parabéns!
Goiabada de marmelo
Encantamento deve ser o segredo do famoso pó de pirlimpimpim, que retorna glorioso na nova versão de O Sítio do Picapau Amarelo depois de ter sido amputado pela censura na anterior, feita nos anos 70 e 80. O pó mágico não foi o único redimido. Papel tradicionalmente disputado por atrizes em busca de reconhecimento, a boneca Emília é agora interpretada por uma criança de sete anos, Isabelle Drummond. O Visconde de Sabugosa (Cândido Damm), graças à computação gráfica, ficou do tamanho de uma espiga de milho.
Roberto Talma, diretor do programa, afirma que está sendo fiel ao texto de Lobato, mas presenteou Dona Benta (Nicete Bruno) com a modernidade de um e-mail. Cada semana o Sítio trará uma história completa, dividida em capítulos de 15 minutos – Reinações de Narizinho e O Saci serão as primeiras.
Roberto Talma, diretor do programa, afirma que está sendo fiel ao texto de Lobato, mas presenteou Dona Benta (Nicete Bruno) com a modernidade de um e-mail. Cada semana o Sítio trará uma história completa, dividida em capítulos de 15 minutos – Reinações de Narizinho e O Saci serão as primeiras.
Notícia:2001
terça-feira, 17 de junho de 2008
O novo Sítio do Pica-pau
A Globo já iniciou a contagem regressiva para colocar no ar o novo Sítio do Pica-pau Amarelo. O programa, que terá 12 minutos diários de duração, estréia em outubro, como um quadro do Bambuluá. No elenco da nova versão estão as crianças Lara Rodrigues (Narizinho) e César Cardadeiro (Pedrinho). Nicete Bruno viverá Dona Benta e Dhu Moraes, Tia Anastácia.
Notícia:2001
Assinar:
Postagens (Atom)