Buscar no Blog

sábado, 1 de março de 2008

Sítio do Picapau Amarelo em CD-ROM


Emília, Narizinho, Pedrinho, D.Benta, Tia Nastácia, Visconde de Sabugosa, Rabicó... As famosas personagens de Monteiro Lobato, que há gerações encantam e educam crianças de todas as idades, seja pela leitura ou pelo programa de televisão, são o tema também de quatro CD-ROMs que a Positivo acaba de lançar em edição revisada e atualizada. Os quatro títulos - Caçadas do Pedrinho, Emília e a Reforma da Natureza, Geografia da D. Benta e A Nova Aritmética da Emília - partem das mágicas histórias que acontecem no Sítio do Picapau Amarelo para envolver a criança em atividades lúdico-pedagógicas.


Isto é, por meio de jogos e atividades que vão de simples quebra-cabeças a desafios mais complexos, e sempre para ajudar os moradores do Sítio a se livrar de alguma encrenca, a criança aprende e se diverte ao mesmo tempo.FábulasCaçadas de Pedrinho, por exemplo, indicado para crianças de 5 a 8 anos, é inspirado em uma das mais célebres histórias de Monteiro Lobato: aquela em que uma onça aparece ameaçando a tranqüilidade dos moradores do Sítio do Picapau Amarelo. Nessa deliciosa aventura, Pedrinho, Emília, Narizinho e toda a turma do Sítio estão empenhados na caça a tal onça, e convidam o usuário a participar da busca. Durante a caçada, alguns objetos e personagens somem e é preciso reencontrá-los.


Cada desafio vencido é uma emoção e um avanço nos níveis de dificuldade dos jogos do programa. São jogos que testam a pontaria e desafiam a memória, além de quebra-cabeças, viagens por labirintos e muitas armadilhas, onde a criança exercita a percepção visual e auditiva, a coordenação motora e a memorização.EcologiaJá em Emília e a Reforma da Natureza, como o próprio nome já diz, a proposta é despertar nas crianças da faixa etária entre 7 e 8 anos a consciência ecológica, incluindo o conhecimento e o respeito à natureza, o cuidado com os animais e com as plantações. Tudo começa com a chegada de um computador ao Sítio, trazido pelo Visconde para modernizar a biblioteca.


Para Emília, porém, o novo equipamento deve ser utilizado para reformar e acabar com as “irregularidades” da natureza. Na opinião da boneca de pano, por exemplo, árvores grandes só poderiam dar frutos grandes e árvores pequenas só frutos pequenos. Dona Benta não concorda, diz que a natureza é perfeita, mas não convence a boneca, que coloca todas as suas maluquices em prática. As moscas, por exemplo, perdem suas asas para não perturbarem ninguém, as vacas passam a ter torneiras para o leite, os pássaros têm suas costas afundadas para poderem carregar seus ninhos, e muito mais. GeografiaEm Geografia de Dona Benta, o outro CD-ROM agora relançado pela Positivo em edição atualizada, o objetivo é ajudar crianças entre 9 e 12 anos a entender conceitos básicos de geografia de maneira lúdica e interativa.


O ponto de partida é o susto que o marquês de Rabicó leva ao se deparar com um esqueleto.Ele sai em disparada, cai no tapete voador que Emília trouxe “das Arábias” e desaparece. O tapete volta sozinho, não sabe dizer em que lugar do mundo o Rabicó caiu e Emília convence-o a levar todo o pessoal do Sítio a uma expedição de busca ao porquinho. A partir daí, começa a viagem que leva a turma do Sítio para vários lugares do mundo e, enquanto “sobrevoa” os países em busca do Rabicó, Dona Benta vai contando coisas interessantes sobre a cultura, história, clima, hábitos e pontos turísticos de cada país visitado.


O CD-ROM também traz seis jogos, todos criados para estimular a exploração do tema. No jogo das bandeira, a proposta é identificar e arrastar a bandeira correspondente a cada país, e no stop a criança deve localizar no mapa do Brasil e entre os vários minerais e frutas mostrados na tela, quais são os Estados, minerais e frutas que começam com a letra sugerida

Nenhum comentário: