Buscar no Blog

sexta-feira, 21 de março de 2008

Sítio do Picapau Amarelo 6 anos - Temporada 2002



Com o fim da primeira temporada, acabou-se também as histórias de Monteiro Lobato que eram muito curtas e por isso acabaram rápido, todas as histórias dos livros foram adaptadas resumidamente logo na primeira temporada. As histórias apartir de 2002 seriam inventadas por autores e teriam que ser histórias que não fugissem do imaginário mundo de Monteiro Lobato. A direção geral do programa passa a ser de Cininha de Paula e Paulo Ghelli e para cumprir a tarefa de inventar histórias fantásticas o autor passou a ser Walcyr Carrasco.O autor Walcyr Carrasco nunca mais foi o mesmo depois de ler Reinações de Narizinho. Ele tinha apenas 8 anos, mas desenvolveu o que convencionou chamar de "personalidade de Emília". Explicou-se. Antes tímido e recatado, o menino tornou-se falastrão e extrovertido. Tudo por causa de uma certa boneca de pano. "A Emília me ensinou a falar o que vem à cabeça. Ou, como ela mesma diz, falar as coisas na batata!", diverte-se. E aquele garoto que aprendeu a ler com as obras de Monteiro Lobato começou a escrever também influenciado pelo autor.



E, numa dessas coincidências da vida, Walcyr foi convocado pela Globo em 2002, depois de assinar 16 livros infanto-juvenis, para assumir uma tarefa para lá de prazerosa: desenvolver novos episódios para a série Sítio do Pica-pau Amarelo.A segunda leva de aventuras de Emília, Visconde & cia. estreou no dia 9/09/2002 ,de férias desde 19/07/2002. Enquanto o programa estava de férias foi gravado com antecedência o episódio "Memórias do Picapau Amarelo" que reprisava as cenas mais importantes dos episódios exibidos na primeira temporada.


Foram gravadas apenas pequenas cenas de Narizinho, Emília e Pedrinho discutindo as memórias que foi ao ar até 06/09/2002 ."Não só conheço a obra completa de Monteiro Lobato, como tenho profunda afinidade com ela. Depois de trabalhar no Sítio, serei um autor muito melhor", almejou, Walcyr em 2002. A primeira providência que Walcyr tomou ao receber o convite da Globo foi conversar com a família de Monteiro Lobato.


Ele garantiu que os herdeiros do escritor não fizeram qualquer tipo de ressalva ou recomendação. Mesmo assim, Walcyr prometeu se manter fiel ao que considera ser um "procedimento quase padrão" nas histórias de Monteiro Lobato. Segundo ele, boa parte das narrativas infanto-juvenis do autor se divide entre os moradores do Sítio recebendo algum visitante ilustre ou eles mesmos se aventurando por algum território inexplorado. O episódio A Convenção das Bruxas que deu início à nova fase, pertence à primeira categoria. O ilustre visitante em questão é Peninha, um menino-bruxo interpretado por Henrique Ramiro (Que mais tarde em 2005 viria ser o protagonista da temporada, João da Luz), ex-integrante do programa Gente Inocente?!.


O aprendiz de feiticeiro chega no Sítio com a missão de salvar Narizinho, papel de Lara Rodrigues, das garras de um poderoso feiticeiro, vivido por Antônio Calloni. "Os novos episódios estão recheados de humor. Se não tiver humor, qualquer programa torna-se 'inassistível' para a garotada", brincou a diretora Cininha de Paula na coletiva de imprensa em 2002, outra egressa do Gente Inocente?!.

Nenhum comentário: