Buscar no Blog

domingo, 2 de março de 2008

Os livros


Em 1918, publicou seu primeiro livro, Urupês, e no mesmo ano lançou o livro Saci-Pererê. Suas obras incluem livros, histórias infantis, escolares, romances, folhetins (trechos de romances publicados dia a dia num jornal) e contos. São 30 volumes, 17 infantis e 13 destinados ao público adulto. Lobato escreve de forma clara, irônica (ironia é quando a pessoa fala uma coisa querendo dizer justamente o contrário) e de fácil entendimento.



Monteiro Lobato é muito conhecido pelas divertidas histórias infantis, mas também foi importante por escrever romances e contos adultos. Na maior parte, a obra de Lobato é resultado da reunião de textos escritos para jornais e revistas. Juntava e fazia um livro. O livro Urupês, por exemplo, foi montado assim, por meio da seleção de contos que já haviam sido publicados em periódicos.



Sem papas na língua, Lobato fazia, em suas obras, reflexões sobre o Brasil e temas importantes do seu tempo, como educação, violência, cidadania, ética e questão agrária (ocupação da terra). Sempre participou de campanhas relacionadas a esses temas.
Além de escrever, Monteiro Lobato também traduziu livros importantes, contribuindo para colocar o leitor brasileiro em dia com o que se lia no resto do mundo. Mas ele não se contentava apenas em traduzir os textos de uma língua para outra. Procurava também torná-los claros e mais fáceis de ler. Legal, não?
Curiosidade

Nenhum comentário: