Buscar no Blog

segunda-feira, 17 de março de 2008

Novidades de Monteiro Lobato 2007 - Na TV e nos livros


Reinações de Monteiro LobatoO Estado de S. Paulo - 15/04/2007O sítio do Picapau amarelo, na tv em 2007O Sítio do Pica-Pau Amarelo está de volta. A série retornou à programação da TV Globo no dia 9 com as histórias de Monteiro Lobato como base dos episódios, mas não será mais a mera adaptação dos livros para a telinha.


‘Recontamos os grandes clássicos do escritor’, que faria 125 anos em 2007, ‘acrescentando outros elementos', explica Cláudio Lobato, responsável pelos roteiros do Sítio. 'No primeiro episódio, O Saci Contra-Ataca, falamos de folclore e a trama terá outras criaturas, outras lendas brasileiras, inclusive indígenas’. O elenco traz atores consagrados, como Nelson Xavier. Solange Couto fará a Cuca. Aliás, a Cuca dos quatro primeiros anos do Sítio, Catarina Abdala, volta como Dona Carmela, uma fofoqueira que vira mula-sem-cabeça nas noites de lua cheia.


'Não consigo deixar de sentir ciúme da Cuca, mas a Carmela é muito legal e contracena com seus pretendentes, o Renato Borghi (Seu Elias) e o Aramis Trindade (Libério).' Agildo Ribeiro será o Coronel Teotônio.Narizinho (Raquel de Queiroz) e Pedrinho (Vítor Mayer) também estréiam em seus papéis, embora, com apenas 10 anos já sejam quase veteranos: ela foi a Gisele em Páginas da Vida e ele fez muitos comerciais e esteve no elenco fixo so Sítio no ano passado.Tatyane Goulart é a nova Emília, enquanto Bete Mendes assume o papel de Dona Benta. 'Vou fazê-la como uma homenagem à Zilka Salaberry (a primeira Dona Benta na Globo)', promete Bete. O papel de Tia Nastácia ficou com a cantora Rosa Marya.FIDELIDADE: Pedrinho está em férias mais uma vez, e é esperado com festa no Arraial dos Tucanos, para mais um período de brincadeiras e aventuras na casa da vovó Dona Benta.


A temporada 2007 do Sítio do Picapau Amarelo na TV Globo começou na segunda-feira dia 9 como todas as outras, mas há algo bem diferente no ar. Roteiristas da série pretendem se afastar das princesas e dos enredos novelescos que tomaram conta do sítio nos últimos anos e se voltar com mais intensidade ao texto original de Monteiro Lobato.Nos últimos tempos, em especial no ano passado, a série abusou de recursos folhetinescos para tentar prender o telespectador.


Virou praticamente uma Malhação matinal, em que as intrigas amorosas eram pintadas com verniz de pirlimpimpim.


Não era exatamente inadequado, mas dava pena de ver como as crianças não pareciam mais interessadas no velho sítio, assim tão descaracterizado.Carlos Magalhães, diretor de sucessos como TV Pirata além de seis edições do Big Brother Brasil, assumiu o programa com a missão de recontar as histórias de Lobato e cativar ao mesmo tempo crianças pequenas, de 4 e 5 anos, e pré-adolescentes de 12 e 15, além de adultos saudosos. A estética é a dos anos 50, mas o contexto não.Tucanos parece agora uma cidade parada no tempo, apesar de aparelhos modernos em cena. É uma alternativa lúdica ao caos da cidade, onde vive Pedrinho (Vitor Mayer).Na primeira semana, o menino esteve às voltas com o Barão Tremembé (Nelson Xavier), um vilão que, disfarçado de folclorista, quer capturar um saci. Emília (Tatyane Goulart) sai em busca dos índios, 'primeiros habitantes do Brasil'. São valores ecológicos prosaicos, que soam inocentes perto das aulas de ciências em que as crianças aprendem sobre aquecimento global - para ter pesadelo depois.


Mas pode ser vista também como uma forma de tratar o assunto com leveza. Quem vai decidir são as crianças."


As versões televisivas obtiveram tanta discussão... porque, realmente, eu acho que a leitura do meu avô é uma leitura difícil para as crianças de hoje. Pode ser que as histórias estejam infantis demais, mas a linguagem dele é muito difícil. É uma linguagem muito bonita. Qualquer coisa que ele escreve fica assim romântica, tal. Eu não entendo criança de hoje em dia. Talvez agora elas estejam voltando a ler por um milagre de Harry Potter ou alguma coisa assim. Mas a televisão, foram dois anos de discussão, para discutir isso que ta aí. Os personagens, as mudanças dos personagens, as roupas. Tudo foi uma luta. Eu ainda continuo achando que o primeiro Sítio da

Nenhum comentário: