Buscar no Blog

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Sítio na TV


Em 1952 estreava na televisão a primeira versão do Sítio do Picapau Amarelo, o primeiro programa infantil da televisão brasileira. O sucesso foi tão grande que o programa ficou no ar por 11 anos.
O maior desafio dos autores, Tatiana Belinky e Julio Gouveia, era transformar as palavras de Lobato em cenas para a telinha. Sem contar na busca por manter uma linguagem rural e ainda assim urbanizada para que as crianças das grandes metrópoles pudessem se identificar também. Por este motivo, o personagem Pedrinho ganhou destaque e fazia a ligação do Sítio da sua avó, Dona Benta, onde ia passar as férias, com a cidade onde morava.
Além de passar no Brasil, o seriado foi parar também no Chile, Colômbia, Itália, Paraguai, Portugal e outros países.
Em 1979, a Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, elegeu o Sítio do Picapau Amarelo como um dos melhores programas infantis do mundo.
Além dessa primeira versão, foram lançadas outras em 1964 , 1967 e 1977, essa em especial durou seis ano, até 1983. E em 2001 foi ao ar uma nova série que ficou até 2007. E em 2012 estreou a versão em desenho animado, que é exibida atualmente e que a gente tanto ama.

Nenhum comentário: