Buscar no Blog

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Dia Internacional do Livro Infantil - Um livro, um hábito!

                    fd

Como não lembrar de Monteiro Lobato no dia Internacional do Livro Infantil

Existem datas tão importantes no nosso calendário que não são lembradas. As que ficam na memória são as datas – feriado, e olhe lá! Tem vezes que nem lembramos o porquê é feriado em algum dia. Hoje é o dia Internacional do Livro Infantil. Alguém já lembrou disso hoje?

Muitos são os estudos que dizem que a família tem papel fundamental na formação de leitores. “Quando a leitura é um valor para a família, quando as crianças veem seus pais, avós, tios, lendo, veem livros pela casa, são levadas a livrarias e outros espaços culturais em que o livro está presente, é bem provável que se interesse por aquilo que é tão importante para pessoas tão próximas”, afirma Mara Dias, professora de língua portuguesa da rede particular de ensino.

Segundo Marcia Camargos, co-autora da última biografia lançada sobre o  Monteiro Lobato as obras de Lobato o caracterizam como um autor clássico. "Ele misturou elementos da cultura nacional e questões universais e isso faz de suas obras clássicos. Por mais tempo que passe, elas não perdem o frescor e a importância", afirma . A biógrafa usa o exemplo de Dona Benta, a avó que ensina às crianças coisas sobre o mundo. "Ela falava de filosofia, quadrinhos, cinema e literatura. Dona Benta, inclusive, era assinante de vários jornais do mundo, assim como Lobato foi na vida real", conta.

Nenhum comentário: