Buscar no Blog

terça-feira, 1 de abril de 2014

Especial Mundo do Sítio – Pedro Bandeira

 

fd

A literatura infantil é o caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação e a emoção, além de criar o importante hábito de leitura. Aqui no Brasil um dos precursores desse movimento foi Monteiro Lobato, considerado pai da literatura infanto-juvenil e autor do nosso tão querido Sítio do Picapau Amarelo.


E não é só da nossa infância que ele fez parte não! Há bastante tempo havia um menino que lia ‘Reinações de Narizinho’ embaixo da árvore do quintal de sua casa. Era só terminar de ler livro que ele já voltava para a primeira página e começava tudo de novo.


Esse menino cresceu e se tornou um grande escritor. Sabem quem é? O Pedro Bandeira. “Eu me imaginava dentro do Sítio, conversando com a menina Narizinho. Ou no ribeirão das águas claras com o Príncipe Escamado.” – conta o escritor.


O Pedro publicou seu primeiro livro em 1983 – ‘O dinossauro que fazia au-au’. De lá para cá foram muitas obras lançadas, só no ano passado tivemos a ‘A bruxinha invejosa’ e a republicação de ‘O poeta o cavaleiro’. Por isso, o fala da importância do Monteiro Lobato para a literatura infantil brasileira.
“O Monteiro Lobato inovou!” – explica Pedro. “Lá no Sítio as crianças resolvem tudo sozinhas. A Dona Benta e a Tia Nastácia estão sempre por perto, mas quem enfrenta os perigos é a Narizinho, o Pedrinho e a Emília.” – completa.


E esse jeito novo de escrever inspirou o Pedro também. Nas suas histórias também são as crianças que resolvem os problemas, enfrentam os desafios. Dessa maneira você consegue envolver ainda mais a criança e estimular a imaginação.


Até hoje o Monteiro Lobato é uma inspiração e seus livros se tornaram grandes obras da nossa literatura.
Por isso o Pedro deixou um recadinho para vocês: “Leiam os clássicos de Monteiro Lobato! Leiam ‘Reinações de Narizinho’, ‘Reforma da Natureza’ e ‘Memórias de Emília’.” Temos certeza que você irá se divertir e aprender muito com esses livros.

Nenhum comentário: