Buscar no Blog

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Ilustrador de Sonhos: Le Blanc

 

fd

O que é que têm em comum Jesus Cristo, o Spirit (de Will Eisner), a Emília, do Sítio do Picapau Amarelo, O Fantasma (de Sy Barry e colaboradores), O Guarani e Ubirajara (de José de Alencar), Flash Gordon (de Alex Raymond, sucedido por Dan Barry) e O Menino de Engenho, de José Lins do Rego? Todos passaram pela pena do genial desenhista haitiano, de carreira norte-americana e brasileira, André Le Blanc.

Le Blanc chegou ao Brasil em 1947, casado com uma brasileira, e rápido se firmou como um dos principais ilustradores no mercado, tendo “de saída” se tornado o ilustrador da obra infantil de Monteiro Lobato. Durante décadas seus desenhos foram o padrão, tendo dado a cara de todos os personagens do Sítio por anos e anos, antes deles chegarem na TV Globo. O único livro de Lobato que não ilustrou foi “Os Doze Trabalhos de Hércules”, sabe-se lá por que cargas d'água.

Hoje, o desenhista não é muito lembrado na mídia, mas ele fez uma importante participação no imaginário de Monteiro Lobato, considerado um dos mais importantes desenhistas de sua época.

Nenhum comentário: