Hoje é o dia do descobrimento do Brasil. Que tal uma leitura baseada na obra de Monteiro lobato? O Livro Sítio no Descobrimento, escrito por Luciana Sandroni foi lançado pela primeira fez em 2001. No ano passado, uma nova edição chegou às livrarias. A história se passa no Sítio, onde a turma decide fazer uma viagem no tempo; na época em que o Brasil foi descoberto por Pedro Álvares Cabral.
Saiba mais sobre o descobrimento do Brasil:
Portugal foi o pioneiro na expansão marítima, depois foi a Espanha. Portugal vai "dizer" que o oceano é dele, entrando em conflito com Espanha. Em 1500, Pedro Álvares Cabral descobre o Brasil, mas passou por muitas dificuldades no mar. Todas essas dificuldades são vistas pela turma do Sítio no livro. Hoje se discute muito se foi intencional ou ocasional. O que sabe é que o navegador tinha uma das melhores frotas. Depois de fazer contatos com os índios, que foi muito bem escrito no livro de Luciana, resolveram explorar o local. O pau brasil, madeira utilizada para fazer tintas para roupas, foi considerado um extrativismo predatório.
O livro
Pela mão da autora, a turma do Sítio do Picapau Amarelo viaja, por uma irrecusável susgestão da Emília, para, num pequeno recuo no tempo, o velho Portugal e o novo Brasil do Ano da Graça de 1500. A turma toda, inclusive as meio relutantes Dona Benta e Tia Anastácia!. O leitor pode imaginar o que esta turma aprontou às voltas com os acontecimentos e as figuras históricas daqueles tempos e daquelas paragens? Não foram poucas as estripulias armadas por Emília e seus companheiros turistas da incrível viagem, navegando nas caravelas, perturbando navegantes e marujos, o próprio Cabral, e também alguns outros importantes personagens.
Propaganda da primeira versão do livro
Nenhum comentário:
Postar um comentário