Buscar no Blog

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Ilustrador de Sonhos- Ely Barbosa


fg
Ely Rubens Barbosa foi um autor de histórias em quadrinhos e publicitário brasileiro. Nos anos 1960 integrou, ao lado de Mauricio de Sousa, Messias de Mello, Júlio Shimamoto e Gedeone Malagola, a Associação de Desenhistas de São Paulo (ADESP). Além dos personagens próprios, Barbosa fez também revistas em quadrinhos dos Trapalhões para a Bloch Editores e da Hanna-Barbera para a Rio Gráfica Editora.fd
O desenhista
Manoel Victor Filho, o desenhista anterior, trouxe uma Emília com formas quase totalmente de menina  - até chegar na última personificação, mas ainda não "definitiva", feita pelo artista Ely Barbosa, para a Rede Globo de Televisão, esta última adaptando a boneca às necessidades da nova mídia na qual a obra de Lobato vinha a inserir-se - ou seja, uma menina disfarçada de boneca.
Quando menino, Ely conheceu, pessoalmente a família de Monteiro Lobato, seu grande inspirador. Dona Purezinha, esposa do escritor, incentivou o menino desenhista para que, quando adulto, criasse os personagens do Sítio, como Lobato queria. Em 1997 Ely criou as figuras do Sítio, no estilo circulos e ovais, com traços atuais, com leveza e muita graciosidade, coisa inedita na obra de Lobato, que vinha apresentando seus personagens em diversos estilos, ultrapassados e sem uma identificação maior com a criança. Estas figuras foram utilizadas entre os anos de 1997 e 2001, quando a Globo desenvolveu novos desenhos do grupo.

Nenhum comentário: