Buscar no Blog

sábado, 8 de março de 2008

A Reforma da Natureza


A REFORMA DA NATUREZAAproveitando a atual exibição de A Nova Reforma da natureza, que conta a segunda vez que a bonequinha Emília, resolveu mudar a natureza, postamos sobre o episódio A Reforma da Natureza de 2001. Confira agora sobre a maravilhosa historinha da primeira temporada do Sítio!Como toda boa história do Sítio do Picapau Amarelo, a doce vovó Dona Benta resolveu contar a história de João Pisca - Pisca, que deixou Emília indignada! Como a natureza era injusta para a ousada Marquesa de Rabicó.



Nada melhor que uma boa oportunidade para Emília aprontar das suas. Com a saída de Dona Benta, Tia Nastácia e Visconde para um congresso para um mundo melhor que convidou a sábia Dona Benta, Emília começou toda a aventura.Sob a responsabilidade de Tio Barnabé : Narizinho, Pedrinho e Emília ficaram no Sítio do Picapau Amarelo. O "preto velho" bem que ficou de olho nas crianças e teve de dar algumas regras, como não sair do Sítio. Mas os espertos netos de Dona Benta, resolveram mentir para Barnabé, dizendo que iriam até a fazenda do Coronel Teodorico, mas na verdade iriam para o Capoeirão dos Tucanos, tentar filmar a linda Iara.Enquanto Pedrinho e Narizinho seguiam o caminho do ribeirão ,a malvada Cuca decidiu fazer uma maldade terrível : Capturar os netos de Dona Benta! Depois de fazer eles se perderem na mata, a bruxa "sequestra" as duas crianças e as leva para sua caverna : Querendo comer os dois. Mas quando percebeu que as crianças não eram nada bobas decidiu transformar Pedrinho no seu "herdeiro" : Um aprendiz de feiticeiro e deixou Narizinho como uma simples empregada de sua caverna.O danado Rabicó, também acaba indo parar na caverna da bruxa e quase virando leitão assado.


nquanto tudo isso acontece, Emília decide reformar toda a natureza. Como sempre, a bonequinha acha as coisas da natureza muito injustas, muito mal-feitas. E com o faz de conta ela começa uma reforma geral no mundo, capaz de abalar toda a sua estrutura! Já pensou como seria uma vaca com torneirinhas no lugar das tetas, para mais fácil acesso ao leite? E abóboras em arvores? E um buraco nas costas do passarinho para carregar os ovos para onde for? São essas as maluquices que Emília inventa.A boneca fica sozinha no Sítio e acaba causando um grande desastre na natureza! Ela ainda conta com a especial ajuda de Magrela, uma menina com quem se correspondia por cartas, com um temperamento muito parecido com o da boneca. A história traz grandes Morais e valores éticos tirados do clássico A reforma da natureza, de Monteiro Lobato. No final da história, Emília aprende que as coisas da natureza, não devem ser mudadas, pois tudo criado foi da mais absoluta perfeição.



E apesar de todas as reformas terem um sentido, Não seria nada bom que uma abóbora caísse na sua cabeça, enquanto tirasse um cochilo debaixo da arvore, não é mesmo? E nem para um passarinho, carregar o peso dos ovinhos nas costas. E como os bezerrinhos fariam para abrir a torneirinha e beber o leite da vaca? Claro, que a boneca asneirenta, mas que não perde a razão e que mesmo "errando está certa", aprende a lição e as aventuras continuam no Sítio do Picapau Amarelo.Com a volta de Dona Benta, Nastácia ,Visconde de Sabugosa e Narizinho, Pedrinho e Rabicó, salvos por Tio Barnabé, a turma continua suas aventuras! E assim acaba a maravilhosa A Reforma da Natureza, obra imortal de Monteiro Lobato.


Emília aprende que cada pedacinho, que cada plantinha, ou menor coisa que seja, que você nem repara, foi feita com a maior perfeição que existe, pois Deus pensou em cada detalhe para poder coloca-la no mundo. Mas parece que a lição de moral que Dona Benta deu a Emília não funcionou muito, pois a boneca está disposta a fazer Uma Nova Reforma da Natureza em 2007! Que você pode acompanhar todas as manhãs as 9 : 50 na telinha da Globo!

Nenhum comentário: