Buscar no Blog

quarta-feira, 5 de março de 2008

Mudança arriscada 2007


Diferentemente dos anos anteriores, em que o programa se afastou do universo do escritor e as histórias eram criadas pelos roteiristas, em 2007, as aventuras de Narizinho, Pedrinho, Emília e Visconde de Sabugosa serão baseadas nos clássicos de Lobato e enriquecidas com elementos do folclore brasileiro.´Havia necessidade de mudança pelo rumo que o programa estava tomando. E a melhor forma foi retornar às origens, usando um recurso que o próprio Monteiro Lobato usava, o reconto. Ele revisitou clássicos como Peter Pan e Dom Quixote´, explica o redator-final Cláudio Lobato, que faz parte da equipe de roteiristas do programa desde 2001 e, apesar do sobrenome, não tem parentesco com o escritor.As histórias serão apresentadas em episódios diários de 25 minutos de duração. A primeira será ´O Saci contra-ataca´, calcada em ´O Saci´, com 25 capítulos. E o programa vai revisitar o ´Reino das Águas Claras´ e buscará novidades em recantos da obra que foram pouco explorados, como os contos do livro ´Histórias diversas´, que servirá de ponto de partida para o episódio ´As invenções do Visconde´.´Um diferencial é que estamos povoando o Arraial de Tucanos, trazendo um pouco mais da realidade rural para o ´Sítio´. Assim, conseguimos nos aproximar dos contos originais´, conta o redator. ´Criamos uma nova dupla, Zé Cabreiro e Jeca Tatu, e incluímos outras figuras do interior´.


A trama do Saci será enriquecida com outras lendas da cultura popular. Cláudio Lobato e seus sete colaboradores - entre eles Luciana Sandroni, que escreveu dois livros sobre Monteiro Lobato - vão resgatar, por exemplo, entidades fantásticas e assombrações como o Pinto Pelado, o Papa-figo e o Tutu Marambaia. Para o redator, será a chance de as crianças travarem contato com personagens que praticamente caíram em esquecimento:´ As crianças conhecem mitos de outras culturas, mas não sabem quase nada sobre os nossos´.Outra novidade será o visual da Cuca, vivida por Solange Couto. Em lugar da fantasia de jacaré, com focinho e rabo, a personagem usará uma capa e se parecerá mais com uma bruxa.


Só a pele terá a textura de jacaré. Efeitos especiais farão Cuca aparecer e desaparecer.´Estou me divertindo. Treino as gargalhadas em casa. Quando dou as risadas, minha filha se assusta e pede que eu pare´, conta a atriz.Se a proposta do texto é recontar a obra literária, o conceito de realização é atualizar, e não modernizar. Segundo o diretor-geral, Carlos Magalhães, a estética é inspirada nos anos 50. O Arraial de Tucanos continuará com ar de cidade do interior, embora atualizada, com a possibilidade de ter computador, telefone e TV.


A retomada do universo do escritor é aprovada por Fabrício Boliveira, novo Saci. Ele acha que isso pode despertar o interesse de crianças e adolescentes pela obra de Monteiro Lobato e aposta no sucesso do personagem: ´ Vou fazer o Saci como o autor mostrou nos primeiros contos. Um personagem que respeita a natureza e preza a amizade´.

Nenhum comentário: