Buscar no Blog

sábado, 30 de abril de 2011

Música de fundo do Sítio no programa Estrelas!

Hoje no programa Estrelas, uma música instrumental do episódio O Rodeio da temporada de 2004 do Sítio pôde ser escutada.

Veja o Vídeo e se divirta!

http://estrelas.globo.com/videos/v/angelica-acompanha-equitacao-de-fernanda-vasconcellos/1497676/#/Programas/20110430/page/1

Sesc Taubaté apresenta o 'Casamento de Emília e Rabicó'

Nesse sábado (30), às 15h, o Sesc Taubaté apresenta 'O Casamento de Emília e Rabicó', com a Cia Abigail Conta Mais de Mil. No conto adaptado das Histórias de Monteiro Lobato, Emília está doidinha da silva para se tornar uma Marquesa, mas para isso acontecer ela precisa se casar com um Marquês, mas o único Marquês que mora perto do Sítio do Pica Pau Amarelo é o Rabicó, um porquinho que só quer saber de procurar comida por aí. Agora Narizinho tem que convencer a boneca a se casar com o porquinho.


O Sesc Taubaté fica na Avenida Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Esplanada Santa Terezinha. Mais informações pelo telefone (12) 3634-4000.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Zeus manda Hera parar de dar trabalhos para Hércules!

fdHoje no programa, Hércules tira suas armas, mas leva a pele do leão de Neméia como escudo para enfrentar o Cérbero. O heroi derrota o cão de três cabeças. No Sítio, Jonas avisa Benta que precisa ir se encontrar com Zorba, pois seu amigo encontrou mais utensílios no sítio arqueológico. Depois, todos arrumam uma festa para a chegada dos herois. Hércules domina Cérbero. Hades e Perséfone chegam. O deus do inferno não permite que ele leve o cão, mas Perséfone consegue convencer o marido. Pedrinho leva o monstro para a cidade de Micenas. Todos os moradores sentem medo do Cérbero. Os herois deixam o monstro com o rei Euristeus. Depois, mulheres gregas querem que Emília traga os filhos delas de volta, pois a boneca os transformou em objetos. Emília usa a varinha e com uma só virada destranforma as crianças gregas. Zeus manda carta para Hera e manda ela parar de dar trabalhos para Hércules. A despedida da turma e de “Lelé” comove a todos. Minervino aparece e revela sua verdadeira identidade: Belerofonte. A Turma usa o pó de pirlimpimpim e volta ao Sítio. Todos felizes. Belerofonte conta sobre o Sítio do Picapau Amarelo para Hércules. Jonas encontra no sítio arqueológico um pedaço do templo que os netos de Benta fizeram na Grécia e fica maravilhado. No Sítio todos observam a “descida do carro de apolo”.

Cenários gregos deram vida no episódio Os Doze Trabalhos de Hércules!

Colunas gregas, lagos, faixadas e outros objetos deram vida ao cenário do episódio Os Doze Trabalhos de Hércules. Tudo feito pela produtora de arte do programa, Denise Garrido. Até outros locais, como a praia foram cenários para algumas aventuras de nosso heróis.  

O Fim dos Doze Trabalhos de Hércules!

Acabou hoje o episódio Os Doze Trabalhos de Hércules no Canal futura. Com vinte capítulos, a história cheia de aventuras, amor, ódio e vingança deixaram os telespectadores admirados com a cultura Grega. Zeus, Hera, Atena, Hércules, Minervino, Jonas, Maíra, entre outros personagens vão ficar na memória de cada um. Uma história da Obra de Monteiro Lobato que mostra a Grécia Mitólogica. Na proxima semana, o Poço do Visconde vai deixar todos mais curiosos sobre o Petróleo. 

Bocada! Uma missão para o Marquês de Rabicó.

Que o Rabicó adora comer, isso todo mundo sabe. Mas o que, talvez, você não saiba é agora que ele tem uma missão alimentícia. O nosso leitão favorito precisa comer todos os docinhos antes que cheguem do outro lado da mesa. É, isso mesmo. No jogo Bocada, o Marquês precisa comer os brigadeiros, beijinhos, tortinhas (e todos os outros doces) antes que eles atravessem a mesa inteira e alcancem a janela. Para isso, você poderá escolher os leitões (que tem níveis diferentes de ataque e velocidade) e posicioná-los, de maneira que consiga eliminar todas as guloseimas. Uma tarefa difícil? Garanto que você e o Rabicó vão adorar brincar nesse jogo.


Onde encontrar o game Bocada? O jogo fica no Sítio, perto do Piloc Ploc Plac e do Piquenique, e está disponível para os assinantes.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Narizinho volta para o Sítio!

Hoje no programa, Hércules entra na direção do Reino de Hades. Emília e Visconde vão junto. Pedrinho, Narizinho e Meio a Meio ficam. Tia Nastácia sente saudades e grita pela turminha. Narizinho e Pedrinho ouvem. A menina é sorteada para voltar ao Sítio. A Menina chega ao Sítio. Todos ficam felizes. O Biólogo conhece Narizinho. Hércules, Emília e Visconde conseguem atravessar o rio das sombras com a ajuda de Minervino. Emília também usou o faz de conta para o Caronte deixar eles atravessarem. Hades permite que Hércules pegue o cachorro de Três cabeças sem usar armas. Pedrinho ensina para meio a meio como brincar de par ou ímpar. Narizinho conta as aventuras para todos e mata as saudades dos bichos do Sítio. Hércules, Minervino, Emília e Visconde são atacados por sombras, mas logo elas vão embora. Cérbero, o cão de três cabeças aparece.  

Curiosidades!

Você Sabia que na cidade Monteiro Lobato, tem uma escultura do busto do escritor? Na imagem vemos a obra na praça da cidade!

Mudança no horário!

O Canal Futura tem divulgado novo horário da faixa infantil. Ainda não foi divulgado que horas o Sítio do Picapau Amarelo passará!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Hércules salva Prometeu!

fdHoje no programa, a tempestade aterroriza nossos herois. Atena, preocupada, manda os golfinhos tirarem o barco da tempestade. No Sítio, Zorba, amigo de Jonas, avisa por e – mail que encontrou algumas peças antigas na Grécia. Jonas descobre que as peças são iguais as de Dona Benta. Conselheiro explica para Rabicó e Quindim o que um arqueólogo faz. Nossos herois acordam na praia e agradecem Atena pela ajuda. Depois, eles andam entre rochas grandes e encontram Prometeu preso. Ele está preso, pois enganou Zeus. Hércules tem bom coração e salva Prometeu. Todos comemoram. Jonas fala para Benta sobre as peças que seu amigo encontrou na Grécia. Nastácia pergunta para a avó qual trabalho falta para a turma ajudar Hércules. Benta fala que Hércules terá que capturar o cão de três cabeças do Reino de Hades, que é uma espécia de inferno. A cozinheira se preocupa. A Turma chega na entrada do reino de Hades. Hércules e visconde vão. Os outros ficam, pois pode ser perigoso. Emília vai atrás.

Vídeo

Veja um vídeo do Mundo do Sítio e todos os seus segredos!



O pessoal do Sítio virou gif

O Mundo do Sítio tem um presente bem legal para você, que nos acompanha no Blog. Queremos deixar as suas conversas pela internet ainda mais animadas, por isso, fizemos os gifs dos personagens. Agora, a Emília, a Narizinho, o Pedrinho e o Visconde vão poder participar das suas mensagens. Divertido, não?

Para baixar os gifs no seu computador é fácil. Você só vai precisar seguir os passos abaixo.
1 – Salve as imagens no seu computador. Clique com o botão direito em cima da figura escolhida e selecione a opção Salvar imagem como.
2 – Com os arquivos salvos, agora, você precisa passá-los para o MSN. Abra o bate-papo, entre na janela de conversa e clique em Emoticons.

3 – Depois clique em Mostrar tudo.

4 – Clique em Criar.

5 – Depois, clique em Localizar imagem. Escolha a imagem que você deseja salvar no bate-papo e, aí, é só dar um nome e colocar um atalho. Sua conversa vai ficar super animada!

terça-feira, 26 de abril de 2011

Nastácia sente saudade da turma!

fdHoje no programa, Hércules derrota Anteu, filho de Gaia e Poseidon graças a uma ideia da Emília. Depois de muito de andar no deserto, a turma chega no reino para pegar os pomos de ouro, só que tem um dragão de guarda. Emília usa sua varinha para fazer um chá para o monstro de 100 cabeças dormir e dá certo. As eninfas (fadas) são muito amigáveis deixaram pegar os pomos. No Sítio, Rabicó sente saudades de Narizinho. Uma carta chega e o porco leva para Benta. A avó lê e deixa todos com muitas suadades. Nastácia fala com Jonas sobre a saudade da turma e depois chora na cozinha. Barnabé estranha.  Poseidon fica bravo por Hércules ter vencido seu filho Anteu e causa uma tempestade quando a turma está voltando para Micenas.

Mundo do Sítio é um dos sites infantis recomendados pelo Canal Futura!

Veja a reportagem!

A garotada não sai do computador por nada? Para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil nós preparamos uma lista de indicações de sites que incentivam as crianças a ter prazer na leitura, desde a idade de alfabetização até para os mais grandinhos.
A ideia é atrair os pequenos com a interatividade, animações, textos narrados e a trilha sonora que as historinhas multimídia apresentam. Para Stela Loducca, criadora do site O Pequeno Leitor, o objetivo é que a criança saia do site e sinta prazer em entrar em uma livraria.
Confira essas dicas.

1. O Pequeno Leitor – O projeto da publicitária Stela Loducca é especialmente desenvolvidos para crianças na fase da alfabetização. São contos criados pela própria Stela que ganham vida na versão multimídia. Também dá pra criar a própria história. Ah! Não esqueça de dar uma passadinha no blog (http://blog.opequenoleitor.com.br) e conferir as dicas de livros infantis bacanas.

2. O Mundo do Sítio – As obras de Monteiro Lobato ocupam um espaço tão especial para a leitura das crianças que é justamente no aniversário dele que se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil. O Mundo do Sítio é um site muito legal para entrar no universo de Monteiro Lobato. Na Biblioteca do Visconde você encontra as aventuras clássicas dos personagens do sítio em histórias animadas e narradas pela atriz Denise Fraga.

3. Ruth Rocha - Alguém aí lembra do clássico infantil Marcelo, Martelo, Marmelo? No site da Ruth Rocha tem outras histórias da escritora narradas por ela mesma e com trilha sonora do grupo Palavra Cantada. Também há seções com jogos que ajudam os pequenos a ganhar mais vocabulário.

4. Livros Animados – O site é do projeto A Cor da Cultura, do Canal Futura, que usa animações e brincadeiras para convidar as crianças a mergulharem no mundo dos livros infantis que retratam a mitologia africana e a cultura afro-brasileira. O objetivo do programa é estimular o hábito de ler ao mesmo tempo em que oferece ferramentas para o desenvolvimento de uma visão multirracial nas crianças.

5. Kid Leitura – Este é pra quem está beeem no comecinho da fase de ler e escrever. Dá pra acompanhar a leitura das historinhas sí-la-ba por sí-la-ba.

O criativo anúncio do Mundo do Sítio

Olha só que legal um dos anúncios do Mundo do Sítio criado pela agência Repense. A propaganda será publicada em jornais e revistas. Ficou muito bacana, né?
A equipe inteira adorou. E você, o que achou?

Livros infanto-juvenis de Monteiro Lobato são reeditados e transformados numa série animada de TV

As histórias de Monteiro Lobato (1882-1948) são daquelas que nunca saem de cena. Dos livros, saltam para os programas infantis, de lá para os gibis e passatempos. Agora, os personagens vão ganhar vida em uma séria animada. Paralelo a tudo isso, relançamentos da obra são frequentes e sempre fazem sucesso.

Dona Benta, Tia Nastácia, Narizinho, Emília, Visconde de Sabugosa e Pedrinho estão entre os mais queridos personagens da literatura infantil brasileira e já se tornaram uma referência tão forte para tantas gerações de leitores que passaram a fazer parte da cultura popular. O Sítio do Picapau Amarelo surgiu da imaginação de Monteiro Lobato em 1920 e até hoje fascina meninos e meninas. A Editora Globo acaba de lançar uma caixa com oito títulos da obra infanto-juvenil de Lobato: Reinações de Narizinho, Viagem ao Céu, O Saci, Memórias de Emília, Caçadas de Pedrinho, O Picapau Amarelo, A Reforma da Natureza e A Chave do Tamanho.

No sítio, aventura, sabedoria e magia se misturam. Tudo se passa na casa antiga com varanda, cercada por gradil de madeira e com um pica-pau amarelo no telhado. Tem cômodos espaçosos, sala voltada para o jardim, cozinha arejada, um quarto para cada morador e visitante – menos para Emília e Visconde, que dormem no cantinho do escritório.

A casa de Dona Benta é o local favorito das crianças. Narizinho não troca a companhia da avó por nada nesse mundo, e até Pedrinho, que mora na cidade, não vê a hora de chegar as férias, quando vai correndo para lá. No Sítio do Picapau Amarelo tem galinheiro, pomar, poço, celeiro, ponte, jardim, riacho (em que a Narizinho viaja para o Reino das Águas Claras). Enfim, tem um pouco de tudo para que os meninos, como a Dona Benta gosta de chamar, se divirtam bastante. Diversão garantida também para os leitores.

Quem gosta de ver os personagens em ação terá boa oportunidade com a criação de uma série animada. Produzida pela Mixer, terá 26 episódios com cerca de 11 minutos cada. Para a empreitada, a produtora fará algumas mudanças na versão original. O núcleo de Tia Nastácia, acusado de trabalho escravo, poderá ser removido. O pó de pirlimpimpim – que na primeira versão era aspirado pelos personagens e, nos anos 1980, era jogado ao vento – deverá ganhar outra forma de exercer seu poder de transportador mágico.

Produzida em alta definição, com a mesma técnica utilizada para fazer desenhos como Charlie e Lola e South Park, a série deverá estrear no início de 2012.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Os Pomos de Ouro envolvem mais um trabalho para Hércules!

Hoje no programa, Hércules recebe mais um trabalho: pegar o pomos de ouro do reino onde moram quatro fadas. Mas eles não sabem onde fica o reino e vão perguntar a Nereu, o velho deus do mar. Quando os heróis entram em seu palácio, começam a ficar velhos, mas conseguem sair de lá com a resposta da pergunta que eles fizeram no ouvido do deus do mar, enquanto ele dormia. No sítio, Jonas conta a Dona Benta e Tia Nastácia sua aventura com a Cuca. O Arqueólogo arruma o seu acampamento, mas decide ficar mais um pouco para conhecer os netos de Benta. Jonas tira foto das estátuas para mostrar aos seus amigos. No caminho para Líbia, a turma e Hércules vêem Ícaro voando com uma asa feita com cera de abelhas e algumas penas. O homem, filho de Dédalo fugiu do labirinto do Minotauro com a asa. Ele se aproxima do Sol e o ar quente derrete as ceras. Ícaro cai no mar. Hércules e Pedrinho vão salvá - lo, mas não conseguem. Logo após, todos fazem um enterro do pai da aviação errada. Depois, a Turma e Hércules vão para Líbia pegar os pomos, mas no meio do caminho aparece um inimigo de Hércules.

Sítio no Vídeo Show!

O Programa Vídeo Show desta Segunda reuniu os Cangaceiros da ficção. O Sítio do Picapau Amarelo não podia ficar de fora!

Veja o Vídeo!

http://videoshow.globo.com/VideoShow/Noticias/0,,MUL1659562-16952,00-CUIDADO+COM+ELES+CONFIRA+OS+MAIS+TEMIDOS+CANGACEIROS+DA+FICCAO.html

Boneco Monteiro Lobato!

Para aumentar a sua coleção de bonecos de papel, O Mundo do Sítio fez uma versão de Monteiro Lobato para dobrar e colar. É bem fácil basta seguir o modelo.

Cartas de Monteiro Lobato!

Monteiro Lobato costumava receber muitas cartas de seus leitores, mirins ou não. Ele adorava descobrir o que as pessoas achavam de suas obras e o que sentiam ao ler seus textos. Costumava responder com frequência e sempre com muita atenção. Dava a todos que o campanhavam um tratamento personalizado e repleto de entusiasmo.
Confira abaixo uma carta que o Lobato enviou em 1936 a Maria Luiza, uma grande leitora do Sítio. É muito bacana ver o bom humor, a criatividade e a sensibilidade que tinha para falar com o público, principalmente, o infantil.
Sta. Maria Luiza:
Arrumando os papéis hoje, encontrei a sua cartinha azul de 11 de fevereiro e me deu vontade de lhe escrever sabendo como vai passando a minha amiguinha desconhecida e companheira de “livre pensamento”.
Tem lido muito? Aumentou a biblioteca? Aquele tempo tinha 110 volumes. E agora? Aposto que já está em 120.
Li sua cartinha lá no sítio do Picapau e a Emília disse: “Ela que venha aqui e eu tiro a prosa dela” – e como você disse que sabia alemão, a sapeca da Emília pôs-se a aprender alemão depressa para não fazer feio quando você vier. Ela já sabe dizer Como vai? Bem, obrigada, e outras coisinhas assim na língua do Barão de Munchhausen.
Emília, coitada, anda muito aborrecida, porque os livros já deram notícia de que ela estava escrevendo as Memórias da Marquesa de Rabicó e essas memórias não saem nunca. Ela é uma danadinha para falar, mas quando pega na pena fica boba e não sai nada. Eu desconfio que quem vai escrever as memórias dela é o visconde – e depois, está claro que ela as assina com o maior caradurismo do mundo, como fez com a aritmética.
Este ano deu muita laranja lá, sobretudo cravo, e eles têm se regalado. Até o Quindim está gordo, de tanto mascar laranjas – esse com casca e tudo.
Rabicó anda planejando qualquer coisa. Qualquer dia ele também sai com um livro, Geometria de Rabicó, qualquer coisa assim. Deu mania de escritores neles. Até Quindim está fazendo uma História Natural – e bem boa para um animalão chifrudo daqueles.
Bem, a prosa está boa mas é hora de ir tomar café. Já me chamaram (e com bolinhos de tia Nastácia). Por isso, adeus. Seja muito feliz e me escreva uma carta bem comprida e asneirenta como as da Emília.
Do amiguinho desconhecido
Monteiro Lobato

domingo, 24 de abril de 2011

Última semana de Os Doze Trabalhos de Hércules!

Os Doze Trabalhos de Hércules está chegando ao fim. Muitas aventuras ainda aguardam a nossa turminha. No Sítio, também não é diferente. A partir de amanhã, os últimos capítulos desta história grega!

Cuca gosta da estátua!

No programa de Sexta Feira, o deus Apolo volta a "dirigir" o sol, essa foi por pouco! Hércules e Meio a meio vão levar os bois de Gerião para o Rei Euristeu. Emília, Narizinho, Visconde e Pedrinho vão até o jardim das ninfas, eles querem levar umas para o sítio. Mas no final nada ficou decidido. Hércules luta com Ares e seu filho. O herói vence. No sítio, a Cuca adora a sua estátua. Quindim, Rabicó, Conselheiro e Jonas aproveitam que a bruxa está entretida com sua escultura e fogem. Na Grécia, Hércules recebe mais um trabalho.

Carro de Apolo se aproxima da terra!

No programa de Quinta Feira, a turma do sítio, Hércules e Meio a meio fogem, pois haviam alguns guardas do reino de Euristeu atrás da Emília. Os guardas queriam prender a Boneca, pois ela havia transformado os meninos que invadiram o templo em objetos. No Sítio, Cuca faz o Jonas virar pedra e graças ao Conselheiro, o biólogo volta ao normal. Só que agora Jonas terá que fazer uma estátua da bruxa. Hércules e a turminha conseguem pegar os bois de Gerião, mas se espantam , pois o sol está prestes a cair na terra.

Dia 22 de Abril, o Brasil foi Descoberto!

Dia 22 de Abril de 1500, o Brasil foi descoberto. Dona Benta contou sobre essa data especial!

O Descobrimento do Brasil deve ser entendido dentro do contexto das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI). Portugal e Espanha eram as nações mais poderosas do mundo e se lançaram ao mar em busca de novas terras para explorar. Usavam também o mar como rota para chegar as Índias, grande centro comercial da época, onde compravam especiarias (temperos, tecidos, joias) para revender na Europa com alta lucratividade.

A chegada dos portugueses ao Brasil
O Descobrimento do Brasil ocorreu no dia 22 de abril de 1500. Nesta data as caravelas da esquadra portuguesa, comandada por Pedro Álvares Cabral, chegou ao litoral sul do atual estado da Bahia. Era um local que havia um monte, que foi batizado de Monte Pascoal.
No dia 24 de abril, dois dias após a chegada, ocorreu o primeiro contato entre os indígenas brasileiros que habitavam a região e os portugueses. De acordo com os relatos da Carta de Pero Vaz de Caminha foi um encontro pacífico e de estranhamento, em função da grande diferença cultural entre estes dois povos.
Primeiros contatos com os indígenas
Cabral recebeu alguns índios em sua caravela. Logo de cara, os índios apontaram para objetos de prata e ouro. Este fato fez com que os portugueses pesassem que houvesse estes metais preciosos no Brasil. Neste contato os portugueses ofereceram água aos índios que tomaram e cuspiram, pois era água velha com gosto muito diferente da água pura e fresca que os índios tomaram. Os índios também não quiseram vinho e comida oferecidos pelos portugueses.
Neste contato, que foi um verdadeiro “choque de culturas”, houve estranhamento de ambos os lados. Os portugueses estranharam muito o fato dos índios andarem nus, enquanto os indígenas também estranharam as vestimentas, barbas e as caravelas dos portugueses.
No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil, rezada pelo Frei Henrique de Coimbra. Após a missa, a esquadra rumou em direção as Índias, em busca das especiarias. Como acreditavam que a terra descoberta se tratava de uma ilha, a nomearam de Ilha de Vera Cruz (primeiro nome do Brasil).

Tiradentes!

Dia 21 de Abril foi dia do Tiradentes. Dona Benta contou mais sobre esse personagem da história.
 
O nome do líder da Inconfidência Mineira era Joaquim José da Silva Xavier. Nasceu na Vila de São Jose Del Rei (atual cidade de Tiradentes, Minas Gerais) em 1746, porém foi criado na cidade de Vila Rica (atual Ouro Preto).
Biografia
Exerceu diversos trabalhos entre eles minerador e tropeiro. Tiradentes também foi alferes, fazendo parte do regimento militar dos Dragões de Minas Gerais.
Junto com vários integrantes da aristocracia mineira, entre eles poetas e advogados, começa a fazer parte do movimento dos inconfidentes mineiros, cujo objetivo principal era conquistar a Independência do Brasil. Tiradentes era um excelente comunicador e orador. Sua capacidade de organização e liderança fez com que fosse o escolhido para liderar a Inconfidência Mineira. Em 1789, após ser delatado por Joaquim Silvério dos Reis, o movimento foi descoberto e interrompido pelas tropas oficiais. Os inconfidentes foram julgados em 1792. Alguns filhos da aristocracia ganharam penas mais brandas como, por exemplo, o açoite em praça pública ou o degredo.
Tiradentes, com poucas influências econômicas e políticas, foi condenado a forca. Foi executado em 21 de abril de 1792.

Aniversário de Brasília!

No último dia 21, a capital do Brasil, comemorou 51 anos. Em 2005, a cidade já foi cenário do Sítio do Picapau Amarelo. Pequeno Polegar cresceu e pulou por várias cidades, inclusive, Brasília!

Imagem: A Ponte de Brasília!

Ovos de Páscoa do Sítio do Picapau Amarelo

Em vários anos os ovos de Páscoa do Sítio do Picapau Amarelo lideraram as vendas no mercado. Várias marcas ja fizeram a obra de Monteiro Lobato virar chocolate. Neste ano nehuma marca lançou especial do Sítio. Acredita - se que no ano que vem o Sítio volte a estampar as embalagens de ovos.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Hera causa confusão na terra das Amazonas!

fdHoje no programa, a rainha Hipólita vai até a praia para conversar com Hércules. A Deusa Hera não quer que o herói realize mais um trabalho e faz as amazonas atacarem toda a turma do sítio. Hércules é obrigado a fazer a rainha das amazonas de Refém, ainda bem que as mulheres guerreiras fazem o que Hipólita pede e todos os herois vão salvos para o reino do Rei Euristeu, com o cinturão. Hércules recebe mais um trabalho. Dona Benta escreve uma cartinha para a turminha.

Jonas o Biólogo é transformado em pedra pela Cuca e a bruxa  quer empedrar Quindim, Rabicó e Conselheiro, que foram salvar Jonas. Hera fala com Gerião, um ser muito malvado, a quem Hércules vai ter que enfrentar!

Monteiro Lobato

Você sabia que os livros infantis têm um dia dedicado só para eles, aqui no Brasil? Isso mesmo, além de divertir, ensinar e fazer as crianças usarem a imaginação, ele tem uma data especial: o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.
Esse dia foi escolhido por ser o aniversário de Monteiro Lobato, considerado por muitos como o maior escritor infantil brasileiro. Foi ele quem inventou as histórias do “Sítio do Picapau Amarelo” e de personagens inesquecíveis como Emília, Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Cuca e muitos outros.
Essas histórias foram criadas há muito tempo, mas são adoradas pelas crianças até hoje. O primeiro livro com uma aventura no sítio, por exemplo, já tem 90 anos! Tanto sucesso fez as narrativas irem parar na televisão, em diferentes séries. A primeira começou a ser transmitida há quase 60 anos e a última versão terminou há menos de três anos.
Monteiro Lobato escreveu 26 livros infantis durante toda sua carreira e, se ainda estivesse vivo, completaria 129 anos em 2011.
Por toda a importância que o escritor teve, além da homenagem no Dia Nacional do Livro Infantil, Monteiro Lobato virou nome de uma cidade onde ele morou, no interior de São Paulo. Em Taubaté, a casa em que ele nasceu foi transformada no Museu Monteiro Lobato. Sabe onde fica? Dentro do Sítio do Picapau Amarelo, na avenida Monteiro Lobato.

Jajale, a menina da Selva

A índia Jajale levou toda turma do Sítio para a Floresta Amazônica. No meio desta aventura apareceram vários índios e causaram conusão por toda a mata.

Índios presos eram a solução para os Bandeirantes!

No episódio Os Bandeirantes, os buscadores de ouro prendiam índios para os obrigarem contarem tudo sobre locais com pedras preciosas. Os malvados faziam cada coisa com eles. Mas a turma se intrometeu na história!

Tribos no Sítio!

Índios de algumas tribos invadiram o Sítio na história Juca Pirama. A aventura é baseada em um poema e conta como um índio se entregou para um sacrifício para a tribo inimiga. É claro que a turma do Sítio entrou em ação neste episódio!

Índios aparecem na Aventura de Hans Staden!

Muitos índios apareceram na história Aventuras de Hans Staden. O episódio contou todas as aventuras de um alemão que veio para o Brasil na época do descobrimento e sofreu bastante com uma tribo indígena!

Maíra, a índia misteriosa!

Na história Os Doze Trabalhos de Hércules, Narizinho encontrou uma índia, chamada Maíra, perdida no capoeirão. A menina levou ela para o Sítio e as duas ficaram muito amigas. O pai de Maíra, Cuiamebe invadiu o Sítio com outros índios para encontrar sua filha.

Novos Produtos do Sítio devem chegar às lojas até o Natal!

A Turma do Sítio do Picapau Amarelo vai virar desenho animado na televisão e deve começar a ser exibido em meados de outubro na TV Globo. Para acompanhar os novos personagens animados, Narizinho e Emília ganham versões de vinil de 20cm e, um pouco depois, vão virar bonecas de pano de 40cm. Essas bonequinhas da foto são apenas modelos que ainda serão aperfeiçoadas, pintadas, trabalhadas... (Grow)

terça-feira, 19 de abril de 2011

Jonas fica fascinado com as estátuas de Dona Benta!

Hoje no programa, o templo da turminha é atacado por vários meninos que querem pegar a varinha da Emília. A boneca não deixa. Ela transforma os meninos em vários objetos úteis. No Sítio, Jonas fica maravilhado com as estátuas que a turma mandou para Benta da Grécia. O arqueólogo quer pesquisar. O Pedrinho quer que a boneca use a varinha para ajudar o Visconde, que se machucou na hora da invasão. Emília não quer. A Boneca dá a ideia de eles pegarem um potrinho de Centauro para levar o sabugo nas aventuras. Pedrinho faz uma instrumento de caça e Hércules e ele conseguem pegar o Centaurinho, que Emília o batiza de Meio a Meio. Narizinho manda carta para Benta contando que eles vão ter que entrar em terras das guerreiras Amazonas. A avó conta para a cozinheira a história das Amazonas. Jonas percebe que a estátua tem mais de três mil anos e fala com Benta. A avó explica a viagem dos netos para a Grécia Mitológica. Jonas fica confuso e pensa que as crianças viajam por um universo paralelo. Barnabé chega, no acampamento e fala com o arqueólogo. Saci surge no redemoinho e rouba o cachimbo dos dois. Na Grécia, a turma vai de barco até a terra das Amazonas. Hércules passa mal na viagem, mas o Deus do vento joga uma brisa e Hércules fica melhor. Jonas cava para encontrar relíquias no Sítio. O arqueólogo cava tanto que cai na gruta da Cuca. A Bruxa fica feliz. Na Grécia, todos chegam nas terras das Amazonas. Os outros heróis já estão ali. Pedrinho e Meio a Meio andam pela praia para levar uma mensagem para a rainha das Amazonas. No caminho, eles encontram as guerreiras, que ficam bravas com a invasão.

LOBATINHO é o novo símbolo turístico e cultural da cidade de MONTEIRO LOBATO-SP

“Lobatinho”. Esse é o nome do novo símbolo turístico e cultural de Monteiro Lobato, cidade do interior de São Paulo. O município que tem o nome de um ilustre literato, agora também possui um símbolo turístico e cultural que homenageia o escritor José Bento Monteiro Lobato e a literatura infantil.
O símbolo
O desenho foi apresentado ao público durante o “I Festival de Literatura Infantil”, promovido pela Prefeitura Municipal e pela Secretaria de Cultura e Turismo. A obra foi confeccionada pelo desenhista de 22 anos, Luis Rafael da Silva, morador da cidade. Feito em nanquim, a gravura apresenta um Lobato com traços infantis, lembranças de seu grande público, as crianças. A população já aprovou o “Lobatinho”, que agora pode ser visto em camisetas e no site oficial da cidade.
A escolha
A escolha do personagem foi definida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O símbolo homenageia o escritor José Bento Monteiro Lobato, que morou no município entre 1911 até 1918, quando o local ainda chamava-se Buquira.
Em terras lobatenses nasceram dois filhos, Ruth e Guilherme. Foi em Buquira que escreveu seus principais contos literários: Urupês (1914), Jeca Tatu (1914) e a fabulosa história de Emília, Visconde e Tia Nastácia. A inspiração para a principal obra infantil brasileira, o casarão da Fazenda Buquira, hoje é conhecido como o Sítio do Pica-Pau Amarelo.
Em 1948, com a morte do escritor, a cidade deixa o antigo nome “Buquira” e torna-se Monteiro Lobato. Em todo o município, as histórias e os personagens de Lobato influenciam o nome de escolas, restaurantes, ruas e o artesanato local.
A criação do símbolo faz parte do projeto de preservação da memória do escritor e da literatura infantil. O desenho deverá ser utilizado em materiais publicitários do município, camisetas, no site oficial e também representar a cidade no projeto Circuito Mantiqueira.

Dia Nacional do Livro Infantil é homenagem a Monteiro Lobato

O criador da boneca Emília, personagem mais célebre do 'Sítio do Picapau Amarelo' símbolo da literatura infantojuvenil, Monteiro Lobato (1882-1948), empresta à data de seu aniversário, 18 de abril, para a comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil.

O dia foi escolhido pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, e instituído pela Unesco (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) do Brasil.
O site de pesquisa Google fez nesta segunda-feira (16) uma homenagem pelos 129 anos de nascimento do escritor brasileiro Monteiro Lobato. Com uma ilustração dos personagens da boneca Emília e do Visconde de Sabugosa de "O Sítio do Pica-Pau Amarelo", o Google criou um logotipo especial para comemorar o aniversário do escritor brasileiro. Monteiro Lobato também aparece entre os assuntos mais comentados do Brasil no Twitter nesta segunda-feira.

Um dos escritores de literatura infantil mais influentes do século XX, Lobato nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, em 1882 e faleceu em 1948, ano em que completou 66 anos. Entre suas obras mais importantes estão "Reinações de Narizinho", "Caçadas de Pedrinho" e "O Picapau Amarelo".
Entre 1921 e 1947, ele publicou 23 livros que compõem a coleção "O Sítio do Picapau Amarelo". As obras foram transformadas em diversas séries de televisão de grande sucesso.

Labirinto de páginas comemora Dia do Livro Infantil

Sabe aquela brincadeira de construir uma torre empilhando livros? Pois foi construído dessa forma um labirinto inteiro para comemorar o Dia do Livro Infantil (18/4), que é também o dia do aniversário de Monteiro Lobato.
São cerca de 15 mil livros, a maioria escrita por esse autor.
Depois de dar uma voltinha por ali, você ganha um passaporte para ouvir contação de histórias.
Quem participar das narrações ainda recebe uma obra de presente para se perder pelo Sítio do Picapau Amarelo.
ANOTE NA AGENDA
Labirinto de livros
Quando: de segunda a sábado, das 10h às 22h; até 27/4
Onde: shopping Iguatemi (av. Brigadeiro Faria Lima, 2.232 - espaço Kids; tel. 0/xx/11/3816-6116)
Quanto: grátis

Ocorre em São Paulo!

Monteiro Lobato lidera lista dos livros de ficção mais vendidos na semana

Na semana do aniversário de Monteiro Lobato (1882-1948) --que empresta a data de nascimento, 18 de abril, para a comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil-- a "Caixa Monteiro Lobato Infantil" liderou as vendas na categoria.
O box apresenta oito títulos: "Reinações de Narizinho", "Viagem ao Céu", "O Saci", "Memórias de Emília", "Caçadas de Pedrinho", "O Picapau Amarelo", "A Reforma da Natureza" e "A Chave do Tamanho".

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Emília sofre com maldade de Hera!

fdHoje no programa, Emília conversa com Visconde no templo. Hera faz a boneca ficar muda, todos ficam pasmos. Um biólogo sofre um acidente de carro no Sítio. Quindim, Rabicó e Conselheiro vêem o moço. Na Grécia, todos resolvem levar Emília para Medéia. A Boneca fica triste, pois não quer ser picada em pedaços. Pedrinho oferece o pomo de ouro que Emília pegou de Atlas para a bruxa fazer a boneca voltar ao normal. No Olimpo, Minervino avisa Atena que Emília tem medo. A Deusa fala com Zeus, que faz Emília voltar a ter voz. A boneca pega o pomo de volta, mas logo o troca por uma varinha. No Sítio, o Biólogo conversa com todos e agradece pela ajuda. Na Grécia, Hércules recebe o trabalho de pegar o Cinturão de Hipólita, a rainha das Amazonas. No templo, Emília usa sua varinha. Ela percebe que a varinha tem validade. A Turma vê algumas crianças da cidade se aproximando do templo para pegarem a varinha da boneca.

Especial Outras Reinações!

Pedrinho chega ao Sítio para passar as férias!

Especial Outras Reinações!

Narizinho na jabuticabeira não podia ficar de fora!

Especial Outras Reinações!

Na imagem vemos Emília ao varal, uma cena clássica que ocorre com a boneca quando ela se molha.

Especial Outras Reinações!

Outras Reinações é um ensaio fotográfico para homenagear os 80 anos de Reinações de Narizinho. Na foto, vemos A boneca Emília que acaba se casando com Rabicó, o porco que ela acredita ser um marquês.