Buscar no Blog

terça-feira, 11 de março de 2008

Sítio tem quase 50 anos de TV


As crianças das últimas cinco décadas tiveram o privilégio de acompanhar as aventuras da boneca Emília e de outros personagens de Monteiro Lobato pela TV. Com a nova versão do "Sítio do Picapau Amarelo", o pó de pirlimpimpim ainda vai encantar muitas gerações. O programa estreou na televisão praticamente na mesma época em que o veículo chegou ao Brasil.


Em 1952, com apenas dois anos de idade, a TV brasileira passou a exibir a série semanal ao vivo -na época não havia tecnologia para gravar programas. Adaptado pela escritora Tatiana Belinky, o "Sítio..." ficou no ar durante 12 anos na TV Tupi.


A série era apresentada como um teatro filmado. "Nós não tínhamos recursos, mas abusávamos da criatividade", diz Tatiana, que conheceu Lobato pessoalmente. Ela conta que, quando a TV surgiu, não havia nada especial para crianças. Depois da exibição pela Tupi, o "Sítio..." passou pela TV Bandeirantes no final da década de 60. Em 1977, quando já existia TV colorida, foi a vez da Globo. A emissora transmitiu o programa até meados dos anos 80, com reprises na TV Cultura nos anos 90.

Nenhum comentário: