Buscar no Blog

terça-feira, 7 de maio de 2013

As mágicas do “Sítio”

 

fd

Os efeitos especiais no livro misterioso

O episódio O Menino Bruxo, que o Canal Futura está reprisando novamente, está repleto de efeitos especiais: Raios, livros se mexendo, personagens que entram nos livros e transformações. Walcyr Carrasco não poupou efeitos especiais nas novas histórias do Sítio do Picapau Amarelo. O escritor também ficou muito empolgado quando o chamaram para escrever o infantil

“Eu comecei a querer ser escritor aos 12 anos quando li Monteiro Lobato. Para mim foi uma honra escrever o “Sitio do Picapau Amarelo”. Acho que foi uma das coisas que meu deu mais prazer na vida”, comentou Walcyr.

Em 1953, o programa era feito ao vivo. Não havia efeitos especiais e muitos das mágicas, precisavam ser adaptadas aos recursos da época. A principal era a viagem no tempo e no espaço proporcionada pelo pó de Pirlimpimpim. Para quem não sabe, este é um pó mágico capaz de levar a turma do Sítio a qualquer lugar, seja na Roma antiga ou na atual São Paulo. Para caracterizar seus efeitos, os atores tomavam um pouco de pó, cujo efeitos deixava-os tontos. A câmera perdia o foco e ao retornar, apresentava os personagens em um novo cenário, para o qual os atores corriam enquanto estavam fora de foco.

Em 1977, os efeitos especiais melhoraram e as aberturas ganharam um tom mais interativo com o público. Além disso, o burro falante podia ser feito por um animal mesmo e depois a voz era gravada em estúdio.

A nova versão das histórias do escritor Monteiro Lobato adaptada para televisão utilizou recursos de computação gráfica nas cenas em que bichos, legumes e bonecas falavam. O Marquês de Rabicó, o Quindim, a Cuca e o Burro Falante eram bonecos grandes, manipulados por controle remoto, como a Priscila da "TV Colosso". A voz de cada um deles era dublada em estúdio. Com a mágica dos efeitos especiais, o Visconde e outros personagens conseguiam ficar pequenos. Mas a grande novidade era a viagem com o pó de pirlimpimpim, com muitos efeitos. O Saci tinha duas pernas e os efeitos retiravam uma.

Nos episódios escritos por Walcyr Carrasco, o livro se mexe com ajuda de um fiozinho. Os raios e tempestades são feitos pelo computador, assim como a entrada dos personagens no livro misterioso.

Depois, as outras temporadas só melhoraram os efeitos e muitas aventuras que pareciam impossíveis foram se tornando possíveis.

fd

O céu nublado feito por computador

Nenhum comentário: