Buscar no Blog

terça-feira, 7 de maio de 2013

A exigência dos pequenos telespectadores!

fdQuando Angélica estava à frente do infantil Bambaluá, em 2000, viu sua audiência despencar por culpa da série japonesa Pokémon, exibido pela Record na época. Para enfrenta-la, a Globo recorreu à artilharia pesada. Comprou uma animação similar, Digimon, por 5.000 dólares o capítulo, o dobro do usual. Mesmo assim continuou com o ibope baixo. Em 2001, a Rede Globo investiu pesado e conseguiu aumentar a audiência com o remake do Sítio do Picapau Amarelo.

Até 2004, o Sítio do Picapau Amarelo era o líder de audiência, não se pode falar o mesmo dos programas da Xuxa que passavam depois da obra de Monteiro Lobato. A Rede Globo investia um caminhão de dinheiro em suas manhãs de segunda a sexta-feira. Todos os meses, eram 5 milhões de reais em gastos de produção, além de 3 milhões consumidos com os salários de seus apresentadores e atores. Já tinha virado rotina os programas Xuxa no Mundo da Imaginação, Sítio do Pica-Pau Amarelo e TV Globinho tomarem sovas matinais do SBT. ‘É muito mais barato exibir os desenhos japoneses e americanos, que são um produto barato, do que arriscar dinheiro em uma produção’, disse o diretor artístico da Globo, Geraldo Casé, responsável pela versão de O Sítio do Picapau Amarelo que a Globo exibia nos anos 70.

Em 2005, o Sítio do Picapau Amarelo mudou o formato, apresentado como uma novelinha até 2006. Mas a novelinha infantil não agradou muito o público, continuou levando “sovas” de outros canais. Em 2007 voltou ao antigo formato, com historinhas, mas mesmo assim não conseguiu levantar o ibope. A partir de 2005, os atores que interpretavam Pedrinho e Narizinho estavam envolvidas em tramas muito amorosas e não eram mais crianças que brincavam e se divertiam. Em 2005,Narizinho se apaixonou por um homem 15 anos mais velho que ela. Em 2006, a Narizinho desaparecia das histórias, ficava muitos capítulos sem aparecer. Em 2007, o Pedrinho andava com calças jeans. A partir desse momento a criança da ”roça” estava urbanizada demais, deixando de lado a essência das obras de Monteiro Lobato.

As novas crianças, já não querem mais saber de pião, bola e pipa, querem utilizar de celular, tabet e computador. Na televisão as crianças que ainda gostam de assistir desenhos vão se refugiar nos canais à cabo ou então assistem novelas nas televisões abertas. Será que o perfil das crianças que brincam estão desaparecendo? Deve estar, pois no último sábado o Sítio do Picapau Amarelo em desenho marcou 4 pontos no ibope, empatando com o SBT, que exibiu o último programa do Bozo.

Nenhum comentário: