Buscar no Blog

sábado, 4 de maio de 2013

Agora a polêmica é a onça!

fdO Livro Caçadas de Pedrinho escrito por Monteiro Lobato em 1933 coloca em pauta a turma do Sítio do Picapau Amarelo organizando uma expedição para caçar uma onça-pintada. Pedrinho leva uma espingarda, Narizinho escolhe uma faca, Visconde decide levar um sabre de madeira e Emília, um espeto de assar frangos.

O livro, de 1933, foi escrito quando os animais silvestres ainda não eram protegidos pelo Ibama, e a onça-pintada não estava ameaçada de extinção. Por isso, as edições recentes da obra (ed. Globo, R$ 14,90) vêm com um texto que explica essa diferença para as crianças.

Em 2010 começou um debate em torno do preconceito que Monteiro lobato descrevia em suas obras, inclusive o Caçadas de Pedrinho. Mas a solução não é proibir o livro e sim explicar que a história foi escrita em outros tempos.  ´

Agora a mesma ideia segue com a polêmica da caça à onça. "Todas as histórias foram escritas em um contexto, em uma época. A solução não é proibir o livro porque os personagens querem matar uma onça. Mas fazer com que as crianças entendam a época em que o livro foi escrito. Isso não é ser careta. É ser cuidadoso", diz Diana Vidal, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Nenhum comentário: