Buscar no Blog

quarta-feira, 29 de maio de 2013

A Evolução do Tio Barnabé

fd

Velho, morador das redondezas do Sítio do Picapau Amarelo. Sabe muito sobre o folclore e tem muito conhecimento da vida. Ao longo das exibições do Sítio na TV, o personagem já passou por diferentes versões.

Em 1977 até 1986, o ator Samuel dos Santos deu vida ao personagem. O Tio Barnabé morava mais retirado do Sítio do Picapau Amarelo em uma casinha simples, mas aconchegante. Mas mesmo assim, o velho vivia andando no Sítio.

Na versão de 2001 a 2006, João Acaiabe emprestou o seu carisma ao velho. Em 2001 a 2002 morava nas terras próximas à casa de Dona Benta e adorava conversar com Tia Nastácia e os bichos do Sítio. Sua roupa era marcada por um coletinho colorido.

Na temporada de 2003 a 2005, o Tio Barnabé começou a usar suspensórios, a bengala, como sempre e seu rosto tinha uma barba, que demonstrava as feições do povo da roça.

Na temporada de 2006, a barba do Tio Barnabé cresceu e ele morava perto do ribeirão, como Monteiro Lobato descrevia em suas obras. Ele deixou de aparecer com frequência, fazendo apenas participações especiais.

Na temporada de 2007, Gésio Amadeu começou a participar como o Tio Barnabé, morava perto do Sítio, mas nunca ficou claro o local que a casa se situava. Ele se envolvia muito nos casos do folclore.

Nenhum comentário: