Buscar no Blog

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Sítio Volta com tudo!

Visconde de Sabugosa em versão de desenho animado


Emília, Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Marquês de Rabicó e Tia Nastácia voltam ao ar a partir do dia 7 de janeiro na TV Globo, nas manhãs de sábado.

A turma do Sítio do Picapau Amarelo, criada pelo escritor Monteiro Lobato, virou um desenho animado. “É um grafismo moderno, mas a gente teve a preocupação de retratar o Brasil e a região onde a história se passa. Os desenhos são modernos, digitais, mas humanizados”, diz o diretor da animação, Humberto Avelar.

Os 26 primeiros episódios são baseados na obra “Reinações de Narizinho”. O roteirista Rodrigo Castilho falou sobre a missão de transformar as histórias em desenhos de 11 minutos. “A partir de trechos do livro, a gente foi criando os episódios. Eu queria ser muito fiel ao Monteiro Lobato e à alma daqueles livros”, contou. Ele citou que, em um trecho do livro, o escritor cita que Marquês de Rabicó nunca cumpre as promessas que faz. A partir dessa passagem, os roteiristas escreveram um dos episódios.

Animação do Sítio do Picapau Amarelo, que estará na grade em janeiro
A família de Monteiro Lobato participou de todo o processo, desde a criação dos desenhos até a aprovação das sinopses. O ilustrador Bruno Okada criou o traço. “Nós fizemos um concurso com 8 a 10 ilustradores e o escolhemos. [Os desenhos] são muito simples, mas também muito modernos”, disse o diretor de licenciamento da TV Globo, José Luiz Bartolo. Em torno de 60 produtos já estão licenciados com os novos desenhos.
Apesar de a animação ser direcionada para as crianças, o diretor Humberto Avelar acredita que ela vai também atrair os adultos. “A nossa preocupação foi trazer uma série ágil e engraçada. Uma das orientações que a gente deu para eles [atores] era a de fazer uma série muito divertida”, contou.
As vozes de Emília, Narizinho e Pedrinho são dos atores Isabella Guarnieri, Larissa Manoela e Vini Takahashi, respectivamente. O diretor da produção afirma que, depois de alguns testes, preferiu que crianças fizessem as vozes desses três personagens. “As vozes de crianças deram uma autenticidade ao desenho”, comentou Avelar.
Larissa, de 10 anos, integrou o elenco do filme “O Palhaço”, de Selton Mello, e comparou as experiências. “É bem diferente. Mas [no desenho] não é uma dublagem, é um processo de voz original. Eu gosto de tudo, faço cinema, TV, teatro e locução, mas sei que um dia vou ter que escolher”, contou. Ela disse que o clima no estúdio onde as vozes são gravadas é bastante descontraído. “A gente se diverte e comenta o que acha.”

Veterana em dublagem, Gessy Fonseca, de 87 anos, conheceu Monteiro Lobato e foi a primeira voz de Dona Benta, em um programa de rádio em 1943. Agora, volta a viver a personagem. “É a segunda vez que eu encontro essa mulher. Ela é linda”, comentou.
Música
O cantor Gilberto Gil recriou o tema de abertura do Sítio do Picapau Amarelo. A música é a mesma, só que com mais velocidade. “A gente teve uma conversa e ele quis fazer o tema mais uma vez. Ele dobrou o ritmo, a velocidade que costuma fazer. E ficou cartoon. Gil fez música de sítio em desenho animado”, disse Avelar. As

Nenhum comentário: