Buscar no Blog

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Magia do Sítio ganha toques modernos


A clássica fábula de Monteiro Lobato, O Sítio do Picapau Amarelo, estará de volta na programação da Rede Globo a partir do dia 12, às 11h30. Mas as lúdicas histórias da boneca de pano Emília, sucesso na década de 50 na TV Tupi, já não serão tão bucólicas como antigamente.
Para despertar o interesse das exigentes crianças da geração do novo milênio, a equipe do novo sítio atualizou a obra utilizando recursos tecnológicos e uma linguagem mais próxima do vasto vocabulário infantil dos dias de hoje.
As “inovações” já começam a ser sentidas no elenco. No lugar das experientes atrizes que interpretaram a Emília, a Globo escolheu Isabelle Drummond, de 7 anos. “Essa menina tem o espírito da Emília. Parece até que ela recebe um santo na hora de interpretar a boneca. Ela é talento puro”, elogia o diretor de núcleo Roberto Talma.
A estréia do programa será marcada pelas histórias das aventuras das “Reinações de Narizinho no Reino das Águas Claras”, onde as personagens Dona Benta (Nicete Bruno), Tia Nastácia (Dhu Moraes), Tio Barnabé (João Acaibe), Pedrinho (César Cardadeiro), Narizinho (Lara Rodrigues), Saci (Izak Dahora) e outras viverão novamente entre a realidade e a fantasia.
Artifícios tecnológicos
A computação gráfica foi um artifício muito usado pelo diretor para dar um toque diferente no novo Sítio. Entre os efeitos do programa, que terá 15 minutos diários no Bambuluá, totalizando cinco episódios por semana, estão a diminuição do Visconde de Sabugosa (Cândido Damm) e inserções de personagens em 3 dimensões. “A partir de um recurso, o Visconde aparecerá na tela com 45cm”, explica Márcio Trigo, responsável pela direção geral do Sítio. A adaptação do Sítio inclui também gírias que os personagens da década de 50 nem chegaram a conhecer. “O Pedrinho fala sinistro e caramba, vai jogar videogame e andar de skate”, exemplifica César Cardadeiro, intérprete do garoto.
Ao mesmo tempo, o público infantil vai conhecer expressões antigas como “torneirinha de asneiras” ou “canastra da Emília”, marcas do texto lobatiano que foram mantidas pelos redatores Luciana Sandroni, Toni Brandão, Mariana Mesquita e Cláudio Lobato.
A equipe de produção do programa também escalou alguns artistas do grupo Cem Modos para viver personagens-bonecos que serão manipulados por controle remoto, como o Rabicó (Aline Mendonça), a Cuca (Jacira dos Santos), o Burro Falante (Zé Clayton) e o Quindim (Sidnei Beckenkamp).

A Cuca, aliás, encarna com perfeição a “modernidade” do Sítio 2001. “Ela foi para um spa e abusou do creme de lama para ficar mais sensual. É um jacaré do mundo fashion”, descreve Jacira, intérprete de Cuca. Dona Benta também ganhará toques “modernos”. A personagem de Nicete Bruno terá e-mail, o encerrabodes@sitio.com.br. É a interatividade. “Existe a possibilidade de os e-mails enviados serem exibidos no programa”, adianta Talma. 

Notícia: 2001

Nenhum comentário: