Buscar no Blog

domingo, 3 de outubro de 2010

Sítio do Picapau Amarelo em Mairiporã, na Grande SP, é opção de passeio para as crianças


"Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar". A frase ao lado, de Monteiro Lobato (Carta a Godofredo Rangel, Rio de Janeiro, 7/5/1926), pode ser encontrada - junto de personagens, relíquias, livros e cenários tirados até então somente da imaginação de crianças e adultos - no 1º espaço temático do Sítio do Picapau Amarelo, inaugurado no último dia 25, em Mairiporã, na Grande São Paulo.



Localizado às margens da represa da cidade, em uma área de 20 mil metros quadrados, o sítio traz inúmeras atrações para crianças e adultos apreciadores da literatura de Monteiro Lobato, considerado um dos maiores autores infantis do Brasil. Entre as atrações do Sítio do Picapau Amarelo estão, entre outras, o Laboratório do Visconde de Sabugosa, a Gruta da Cuca e a Casa do Tio Barbané que, interagindo com o público, ensina a capturar o Saci Pererê.

Inicialmente, segundo os idealizadores, o local atenderá somente escolas e grupos de crianças, funcionando como day camping e acantonamento. As escolas e grupos interessados terão de agendar a visita por telefone.



- O projeto, inicialmente, não foi concebido para abrir como parque. Pode ser que, no futuro, a gente estude abrir em algumas datas específicas ao público - diz Carla Pepe, uma das idealizadoras do Sítio do Picapau Amarelo Mairiporã.



De acordo com Carla, o Day Camping (preço inaugural de R$ 80 por criança) inicialmente acontecerá - para um grupo de até 100 crianças - das 9h às 16h30m, de segunda à sexta-feira. As crianças serão divididas em grupos de 20 e terão acompanhamento de um monitor e um assistente durante a visita. Durante o tempo em que estiverem no sítio, participarão de atividades intercaladas com três refeições.



- É um espaço que tem um compromisso muito grande com a parte pedagógica. As crianças aqui vão aprender brincando - ressalta ao falar da interação dos pequenos com personagens do Sítio em todos os espaços.



Segundo Carla, o local conta com uma equipe fixa de 40 pessoas, entre elas 15 atores. Todos os espaços (Biblioteca, Casa da Dona Benta, Cozinha da Tia Nastácia, entre outros) foram construídos com auxílio da família do escritor e especialistas em Monteiro Lobato.



Fonte: O Globo

Nenhum comentário: