Buscar no Blog

quarta-feira, 5 de março de 2008

Nóticia 2001


Maior clássico da literatura infantil brasileira, o Sítio do Picapau Amarelo ostenta uma bela carreira também na televisão. Desde os anos 50, foram quatro as adaptações da série clássica de Monteiro Lobato. E uma quinta está a caminho agora. Produzida pela Rede Globo, ela deve estrear no dia 12, como um quadro de quinze minutos do programa infantil Bambuluá. O tema de abertura, cantado por Gilberto Gil, será o mesmo que fez sucesso na versão anterior, exibida entre 1977 e 1986 pela Globo. Todo o resto é novidade.


Recursos de computação gráfica serão empregados à farta. O sítio de Dona Benta também foi dotado de aparatos modernos, como microondas, internet e DVD. Além disso, resolveram entregar o papel da boneca Emília à atriz Isabelle Drumond, de 7 anos. É a primeira vez que uma criança interpreta a personagem na TV.
Emília é uma das mais formidáveis criações da ficção nacional. A mais formidável, para muita gente. Arrogante, egoísta, intriguenta, ela é ao mesmo tempo uma engenhosíssima "inventadeira de idéias", para usar suas próprias palavras. Por isso mesmo, interpretá-la talvez fosse tarefa para uma atriz tarimbada. "O que já seria difícil para uma profissional experiente fica mais complicado ainda para uma menina", acredita a psicoterapeuta Lídia Aratangy.


"Mas talvez a garota tenha um grande repertório emocional e consiga superar o desafio de fazer Emília." Lídia fala com conhecimento de causa. Leitora de Lobato até hoje, ela atuou como Narizinho na primeira versão do Sítio do Picapau Amarelo, gravada pela Rede Tupi, em 1951. Naquela época, o papel da boneca falante era desempenhado por Lúcia Lambertini, de 25 anos. Todas as Emílias desde então foram adultas. Uma delas, Reny de Oliveira, de tão madura acabou nua nas páginas de uma revista masculina e foi afastada das gravações.


Isabelle Drumond está dando duro para interpretar Emília. Ela ganha 2 000 reais por mês e trabalha até cinco horas por dia. Diz que nunca leu as obras de Lobato e define sua personagem como "bagunceira".

Nenhum comentário: