Buscar no Blog

domingo, 9 de março de 2008

Curiosidades do sítio


• Curiosidades: Em 2001 as gravações do Sítio do Picapau Amarelo eram feitas em um sítio de verdade em Guaratiba, depois em 2003 passaram a ser feitas em outro sítio em Jacarepaguá mais próximo do Projac, facilitando o deslocamento da equipe de produção.


• Emília já teve três músicas temas diferentes, a primeira em 2001 chamada "Li Emi Ali Emília", a segunda em 2005 chamada "Emília", e a terceira em 2006 chamada "Falas da Emília".


• Os personagens Cléo e João da Luz que apareceram na temporada 2005, foram tirados dos próprios livros de Lobato. A Cléo é uma personagem que aparece no livro "Caçadas de Pedrinho", e é descrita como uma radialista da cidade, uma menina "desembaraçada", que costuma trocar cartas com Narizinho e sugerir novas aventuras à turma do Sítio. Já o João da Luz, ("Zé da Luz", originalmente) é mencionado no livro "História do Mundo para Crianças", como um garoto "brigão".


• Em 2005, quando Cândido Damm o ator que interpretava o Visconde de Sabugosa, foi substituido por Aramis Trindade, Visconde passou a ter um bordão durante o programa, a sua já famosa frase: "Ma-ma-mas Marquesa...", que sempre é dita por ele quando a Emília o obriga a inventar alguma máquina genial. A frase fez sucesso, e se tornou a marca registrada do Visconde no programa do Sítio.


• Outros personagens já imitaram o bordão do Visconde de Sabugosa no Sítio. Em um Capítulo

da temporada 2005 o Zé Carijó começou a ir na escola de adultos para aprender a ler e escrever. Mas a Tia Nastácia e o Tio Barnabé duvidavam que ele conseguiria, então ele disse para eles com o seu jeito caipira: "Ocêis vão vê! Vô fica mais sabido du qui Bisconde! Vô falá assim: Ma-ma-mas Marquesa...". Outro personagem que falou a frase foi o burro Conselheiro, quando a Emília fez ele ficar trocando moveis de lugar a toda hora e nunca se decidia onde eles iriam ficar.


• Houve uma época em que a atriz Dhu Moraes que interpreta a Tia Nastácia estava magra demais e teve de usar enchimento nos vetidos para que parecesse mais gorda, desde 2003 a 2004, mas isso a deixava com um visual muito artificial, por isso em 2005 essa técnica foi deixada de lado e a personagem voltou a ser magra, porém em 2006 ela voltou a usar um enchimento melhor e mais realista que o outro, que a fez parecer realmente gorda.


• Em 2006 foi criada uma técnica para que escorresse baba verde da boca da Cuca, para que ela parecesse mais real, antes disso ela nunca aparecia em cena babando.


• Pesadelo o ajudante da Cuca entrou para o Sítio em 2003, ele participaria do programa durante apenas dois meses, mas o personagem fez tanto sucesso que em 2004 ele entrou para o elenco fixo do programa, ficou no Sítio durante três anos, mas saiu em 2006, a musica tema dele era cantada por Leandro Léo o próprio ator que o interpretava, por que além de ator ele é cantor.


• O burro Conselheiro foi bípede de 2001 a 2005, e em 2006 ele começou a andar sobre quatro patas igual a qualquer outro burro.


• A atriz Nathalia Lima Verde que interpretou a personagem Tetéia em 2005, também já havia interpretado a Chapeuzinho Vermelho no episódio "O Picapau Amarelo" em 2002. • A atriz Lilian Cordeiro que interpretou a Iara em 2004 e em 2005, também já havia interpretado a Cuca transformada em mulher em 2003.


• O ator Henrique Ramiro que interpretou o João da Luz em 2005, também já havia interpretado o Peninha em 2002.


• Em 2003, esteve no Sítio durante algum tempo o Louro João, primo do Louro José do programa Mais Você.


• Em 2006 mais uma vez o ator Cássio Scapin trabalha para o público infantil. Ele interpretou o solitário Nino no Castelo Rá-Tim-Bum.


• No episódio "Memórias de Emília" aparece no Sítio o Marinheiro Popó, uma paródia do Marinheiro Popeye, mas na história original do livro de Monteiro Lobato era o próprio Popeye que aparecia no Sítio, e em 2006 mais uma vez o programa citou o nome de Popeye dando continuidade a história do livro, isso aconteceu quando Visconde e Urbano testaram pela primeira vez o Detectoencanto procurando a medalha da Princesa Tirza, eles acabaram encontraram encontrando uma lata de espinafre do Popeye perdida no Sítio, quando Urbano contou isso a Emília, ela disse: "É, o Popeye tem essa mania de jogar lata velha por cima do ombro! Sem um pingo de educação!"


• Na história original do livro "Reinações de Narizinho", aparecia no Sítio um gato que se fingia de Gato Félix um personagem dos desenhos animados, mas na adaptação para TV, ouve uma pequena modificação, e em vez de Félix o gato se fingiu de Gato de Botas um personagem dos conto de fadas.


• No útimo capítulo da temporada 2005, o Doutor Saraiva antes de ir embora do Sítio, disse para Dona Benta que gostaria de entrar na Máquina do Tempo do Visconde e ir para o "Tempo da Sinhá Moça", essa frase foi uma referencia a novela " Sinhá Moça", porque o ator Chico Anysio que interpretava o Doutor Saraiva no Sítio, estava saindo do programa para ir para a novela "Sinhá Moça", interpretar o personagem Everaldo.


• Os besouros da Emília não tinham nomes nos livros de Monteiro Lobato. Os nomes Casca e Cascadura foram criados especialmente para o programa de televisão, e são usados também nas histórias em quadrinhos do Sítio.


• O personagem Zé Carijó é baseado no Jeca Tatu, um outro personagem criado por Monteiro Lobato. • O nariz do personagem Visconde de Sabugosa na temporada 2006 é feito de latex, e a cada dia de gravação, tem de ser confeccionado um novo nariz, porque depois de usado, não ha condições dele ser reaproveitado.


• Já foram confeccionadas três fantasias diferentes para a Cuca. Na primeira em 2001, ela usava um vestido vermelho, uma capa azul, sapatos de salto alto, e cabelo penteado, na segunda em 2003, ela usava uma camiseta amarela, saia verde, e o cabelo mais bagunçado, e na terceira em 2005, ela não usava mais vestidos, nem sapatos, e andava despenteada sem se preocupar com a aparencia.


• No Especial de 40 anos da Rede Globo em 2005, Dona Benta e Visconde de Sabugosa anunciaram Ivete Sangalo, que iria cantar a música tema do Sítio do Picapau Amarelo. • A atriz Nicete Bruno que interpretava a Dona Benta no Sítio do Picapau Amarelo em 2001 a 2004 só aceitou sair do programa por que foi convidada para participar da novela Alma Gêmea.


• A atriz Suely Franco que interpreta a Dona Benta, esteve ausente das gravações do Sítio por algumas semanas no mês de agosto de 2006, enquanto isso, no programa foi dito que a personagem foi visitar uma prima doente.


• Danielle Valente e Lilian Cordeiro as duas Iaras do Sítio puderam contracenar juntas no episódio "O rodeio" em 2003 onde Lilian interpretava a Cuca.


• Em 2004 a diretora Cininha de Paula estava pensando em colocar outra Tia Nastácia no Sítio substituindo a atriz Dhu Moraes. O motivo era por que Dhu estava muito magra e o enchimento muito artificial mas Dhu se apegou tanto a personagem que acabou ficando.


• A diretora Cininha de Paula estava pensando em substituir a atriz Isabelle Drummond (Emília) por outra atriz , devido ao crescimento de Isabelle . Mas ela acabou deixando a atriz. • O ator Charles Daves fez dois papeis no Sítio em 2005, ele interpretava o Doutor Madeira e também o Doutor Caramujo. • A atriz Yachmin Gazall que interpretava a Antonica em 2005, também já havia interpretado a personagem Margarida em 2004.


• A única roupa do figurino usado na temporada 2005, que ainda está sendo usada na temporada 2006 é o vestido branco com pintinhas rosas da Narizinho, todos os outros personagens ganharam novas roupas, e deixaram de usar as antigas de 2005, a Narizinho também ganhou novos vetidos, mas de vez em quando ela ainda usa o antigo de 2005.


• A maquiagem do Visconde do Sítio de 2006, demora 40 minutos para ficar pronta.


• A fantasia da Cuca em 2006, apesar de muito parecida, não é a mesma de 2005. A de 2005 era verde em um tom mais escuro, e a de 2006 é um verde mais claro e amarelado, e o cabelo da Cuca também é um pouco mais alto.


• Emília no começo de 2006 ganhou cabelos mais longos, mas no meio do ano ela voltou a ter cabelos curtos. • Zé Carijó morria de medo de assombração na temporada 2005, mas em 2006 ele mudou de personalidade, e deixou de ter medo. Em um capítulo deste ano, ele até saiu despreocupadamente pelo Capoeirão durante a noite a pedido de Dona Benta, para procurar Pedrinho e Grilo, mas se fosse em 2005, ele inventaria uma desculpa para não ir ou então iria tremendo de medo.


• Em 2005 a Cuca teve a sua mão decepada, e obrigou o Doutor Caramujo o médico do Reino das Águas Claras a cuidar dela. • O Visconde é um boneco de sabugo de milho construido por Pedrinho, mas um dia foi esquecido em cima de uma estante da biblioteca de Dona Benta, e caiu no meio dos livros, e foi lá que ele começou a se interessar pelos estudos, e se tornou um sábio. Enquanto ainda tinha o tamanho de um sabugo ele continuou morando na estante de livros, mas um dia Emília lhe deu uma pitada de fermento e ele cresceu, e ficou grande de mais para morar na estante, e teve que se mudar para o seu laboratório no porão do Sítio.


• A Emília sempre diz "obóvio" em vez de "óbvio", e "bisurdo" em vez de "absurdo", isso por que ela se implica com as "letras mudas" das palavras. Igual ao que acontece na história do livro "Aritmética da Emília", em que ela só falava "arimética" em vez de "aritmética".


• Zé Carijó sempre chama o Visconde de "Bisconde". Isso talvés seja por que ele é caipira e pronuncia o "V" com som de "B", igual quando se fala "bassoura" em vez de vassoura. Ele também chama a Emília de "Nhá Marquesa" e a Dona Benta de "Nhá Benta", e fala "escrevinhar" em vez de escrever.


• A atriz Marcela Rosis que interpreta a Mirthes no Sítio do Picapau Amarelo fez luzes ruivas nos cabelos. Então no Sítio ela teve que usar peruca para esconder as luzes, mas acabaram aparecendo em um capítulo.


• A atriz Stella Freitas que interpreta a personagem Florena Caipora no Sítio em 2006, também já havia interpretado a Cuca no sítio dos anos 70 na Rede Globo.


• A atriz Cláudia Rodrigues participou do Sítio em 2002 e 2003 onde ela interpretava a personagem Candoca, filha do Coronel Teodorico.


• A mudança dos dois atores que interpretavam o Visconde de Sabugosa ocorreu no episódio "Dom Quixote para Crianças" o último da temporada 2004. A substituição aconteceu quando Dona Benta iria ler o livro "Dom Quixote" para seus netos, ela pediu ao Visconde que pegasse o livro na estante, mas como o livro era muito pesado, ele caiu encima do sábio sabugo, deixando-o todo amassado. Então Tia Nastácia teve que fazer outro Visconde, e foi nessa hora que o ator Cândido Damm foi substituido por Aramis Trindade, porém Cândido não saiu do programa imediatamente, ele permaneceu até o final da temporada, mas interpretando o personagem Dom Quixote.

Um comentário:

pablo disse...

tem um menino naminha rua que ele tem um cão feio eo cão é pirado se manda o cão deitar o cão rola se mandar o cão deitar ele centa poriso que o cão é pirado.