Buscar no Blog

sábado, 1 de junho de 2013

TV Cultura pede à Anatel chancela de rede nacional

A Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura, enviou nesta semana para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) um requerimento pedindo a inclusão da emissora pública na categoria de rede nacional de televisão.


Além de provar o poder de expansão da TV Cultura, essa chancela garante a presença da emissora (que tem seu sinal aberto) na grade de canais das operadoras de TV a cabo por satélite, como a Sky.
A classificação de rede nacional de televisão foi criada após consulta pública realizada pela Anatel em 2012.


Segundo os critérios da agência, uma rede de TV pode ser considerada nacional quando sua abrangência atinge no mínimo um terço da população brasileira (193 milhões, segundo a última estimativa do IBGE).O sinal da TV Cultura alcança, hoje, 68,7 milhões de brasileiros, acima do limite exigido pela Anatel.


As emissoras classificadas como redes nacionais passam a ter presença obrigatória nas operadoras de TV por assinatura com cobertura nacional.
A Sky vem discutindo a questão com a Anatel, dizendo não ter disponibilidade técnica e financeira para fazer o acréscimo de canais.
Já classificadas como redes nacionais, Record News e MTV são algumas das emissoras que esperam para entrar na operadora

Lembrando que a partir de Julho, o Canal Futura reprisará o Sítio do Picapau Amarelo e o aumento de telespectadores pode aumentar, se a Anatel conceder a exibição do canal em rede nacional.

Nenhum comentário: