Buscar no Blog

domingo, 16 de junho de 2013

O novo 'Sítio do Picapau Amarelo' junta Saci e web

fdO programa mais esperado do ano não foi nenhuma novela das oito e sim o infantil Sítio do Picapau Amarelo. Por isso a estréia, na próxima sexta-feira, como presente da Globo para o Dia das Crianças. Serão quinze minutos diários dedicados à obra de Monteiro Lobato dentro do Bambuluá. A previsão é de que os capítulos entrem no ar por volta de 11h30. A cada semana será contada uma história. A primeira é do livro Reinações de Narizinho, O Reino das Águas Claras. Lúcia (Lara Rodrigues) conhece o Príncipe Escamado (Rafael Novaes), que a convida para uma impensável visita ao seu reino no fundo do riacho.
Lá, Narizinho burla a vigilância do sapo Major Agarra-e-Não-Larga-Mais (Zé Clayton), ganha o mais deslumbrante vestido, tecido por Dona Aranha (Ana Paula Botelho) e briga com a Dona Carochinha (Josie Antello).
O grande acontecimento, porém, envolve a boneca Emília (Isabelle Drummond) que, graças à pílula falante do Doutor Caramujo (Paulo Bibiano), abre a famosa torneirinha de asneiras e desata a tagarelar.
Passado o susto, uma cena com que toda menina vai se identificar, dá a medida do quanto a bonequinha de pano é especial. Sentada na cama de Narizinho, ela tenta conversar com uma dessas modernas bonecas que falam. A outra fica repetindo: "Quer brincar comigo?". E Emília, entediada, a deixa de lado. "Não sabe falar outra coisa, não?", resmunga.
Emília continua espevitada, atrevida, metida a saber tudo e mandona como ela só. A fidelidade ao texto é ponto de honra. Mas a modernidade chegou aos domínios de Dona Benta (Nicete Bruno). Ela tem computador e se corresponde com a filha pelo e-mail encerrabodes@sitio.com.br sempre que quer notícias do neto Pedrinho (Cesar Cardadeiro).
"Monteiro Lobato era muito moderno e, certamente, teria um computador", defende o diretor de Núcleo Roberto Talma, esclarecendo que o público também poderá se comunicar com os personagens do Sítio através do endereço eletrônico. "Se recebermos uma mensagem muito boa, ela pode até ir ao ar", promete.
 
Modernidades
Claro que tudo tem sua medida. Para Tia Nastácia (Dhu Moraes), por exemplo, aceitar os avanços da tecnologia não será tão simples. "Ela chora e se sente inútil quando Dona Benta compra um microondas para ajudá-la. Mas, depois, o carinho da turma a faz entender que é insubstituível", diz a ex-Dudu, ainda Frenética, com CD previsto para sair em janeiro. Recuperada a alegria, a cozinheira vai até se beneficiar dos dotes musicais de sua intérprete, cantarolando em quase todas as cenas.
Nastácia e Benta são velhinhas para cima e, principalmente, saudáveis.
"Aquela avó sempre muito sentada que a gente viu na outra versão do Sítio produzida pela Globo agora vai fazer caminhadas", conta a escritora Luciana Sandroni.
Estreante na TV, Luciana é autora de doze livros, entre eles, Minhas Memórias de Lobato, uma biografia do escritor voltada para o público infantil, e Sítio do Descobrimento, em que os personagens do Sítio embarcam na caravela de Pedro Álvares Cabral.
Com essa experiência, ela refuta a idéia de que criança não costuma ler.
"Visito muitas escolas particulares e elas lêem sim", garante.
Márcio Trigo, diretor geral do programa e também autor de livros infantis, concorda: "Lobato é parte obrigatória do currículo de todas as escolas públicas."
O que os dois, mais os roteiristas Marina Mesquita, Cláudio Lobato e Toni Brandão esperam que aconteça, depois que o Sítio estrear, é simples: "As crianças vão ler muito mais."

Notícia: 2001

Nenhum comentário: