Buscar no Blog

domingo, 16 de junho de 2013

Novos Livros da Coleção Pirlimpimpim chegam às lojas!

Três novos livros foram lançados pela Globo Livros

A Coleção traz a ideia de os livros de Lobato encantarem ainda mais as crianças, com textos mais curtos e fáceis de entender. Os livros da Editora Globo, mais conhecida como Globinho, conta ilustrações coloridas, feitas por diversos desenhistas.

O Museu da Emília

O Museu de Emília

A história de O museu da Emília foi escrita em 1938 para ser encenada na Biblioteca Infantil Municipal de São Paulo, hoje Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Entretanto, só foi publicada após a morte do autor, junto com outras narrativas, no livro Histórias Diversas. Nesse lançamento da Globinho, a obra conta com ilustrações que sugerem elementos para cenário e figurino e servem de inspiração para as crianças recriarem a sua própria versão da peça de teatro lobatiana.

Em O museu da Emília, Monteiro Lobato imaginou as cenas da história representadas em um palco de teatro, no qual os personagens do Sítio do Picapau Amarelo atuam e interagem em uma dinâmica diferente da vista nos outros títulos escritos pelo autor.

Após visitar Capinha Vermelha, na Floresta dos Tucanos Amarelos, Emília, Pedrinho, Narizinho e Visconde encontram o lobo que devorou a vovó de Capinha. A boneca de pano resolve desafiar o animal a ir até o Sítio e devorar Dona Benta, planejando dar um susto no lobo mau. Mas nem tudo sai como o planejado. Capinha aparece para pedir socorro, seguida pelo lobo, deixando todos no Sítio pra lá de apavorados.

Agora Emília precisa pensar em um novo jeito para desfazer a situação que criou e dar um final feliz para a história. Como suas ideias são sempre cheias de criatividade, ela quer aproveitar a oportunidade para conseguir novos objetos para o museu de coisas esquisitas que está organizando.

A História de Emília

Histórias da Emília

A contação de histórias sempre atraiu a turma do Sítio – fábulas sobre formigas e raposas, mistérios em florestas, bosques e aventuras no fundo do mar. A imaginação de Pedrinho, Narizinho e Emília, famosos personagens criados por Monteiro Lobato, voa longe com as histórias que Tia Nastácia conta todas as noites.

Mas em A história de Emília quem assume o posto de contadora de histórias é a boneca de . Quando cai a noite, a boneca de pano começa uma narrativa que tinha tudo para ser bem convencional, com reis, príncipes, fadas e magia. Mas, como a dona desse faz de conta é a Emília, também não falta humor, muitas surpresas e viradas – um personagem vira outro que, por sua vez, vira outro, e assim a história segue. E dessa maneira Emília prende a atenção de todos até o final.

Nesse episódio, extraído da obra Reinações de Narizinho, descobrimos que a danada boneca sabe narrar contos tirados de sua própria cabecinha “que nem gente grande”, como comenta Dona Benta.

O Mês de AbrilMês de Abril

Abril é considerado o melhor mês de todos pela turma do Sítio do Picapau Amarelo. Foram os moradores desse sítio criado por Monteiro Lobato que inventaram um bom motivo para não fazer nada nesse período: as férias de lagarto., trinta dias de puro descanso, sem nenhuma atividade ou agito. Nem pensar pode! Só vale ficar paradinho, cochilando, como um lagarto ao sol.

Em O mês de abril, livro da Coleção Pirlimpimpim, a agitada Emília percebe que 30 dias sem fazer nada é tempo demais para ela. A boneca é a primeira a querer sair da pasmaceira, "desenferrujar as pernas" e ir em busca de alguma coisa para fazer. E a pobre Tia Nastácia é que acaba tendo seu mês de repouso interrompido quando Emília a convoca para uma importante missão.

Coincidência ou não, o mês preferido da turma do Sítio é o de nascimento de Lobato, que nasceu no dia 18 de abril de 1882, quando se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil.

Nenhum comentário: