Buscar no Blog

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Lançamento

Junte na mesma receita um punhado de personagens clássicos com a linguagem dinâmica dos quadrinhos. Tempere tudo com o charme eterno da Emília, da Narizinho, do Pedrinho e do Visconde, e o resultado só pode ser dos mais apetitosos: uma caixa especial com seis adaptações de Monteiro Lobato recontadas em HQ, lançamento da Globinho, selo infantil da Globo Livros, editora que publica toda a obra do autor no Brasil.
A caixa Monteiro Lobato em quadrinhos revela a diversidade de fontes de inspiração do escritor, além de seu esforço em tornar conhecidas no Brasil, em sua época, importantes narrativas que influenciaram a cultura no mundo todo.
Da mitologia grega, o autor tomou emprestadas as lendas do Minotauro e de Hércules para escrever duas das mais célebres narrativas envolvendo a turma da boneca Emília. Da literatura universal, veio a matéria-prima para um volume composto exclusivamente de fábulas revisitadas pelo escritor, além das recriações das histórias de Dom Quixote e de Peter Pan, recontadas com intervenções da turma do Sítio. Por fim, da própria História brasileira, Lobato resgata a viagem real do aventureiro alemão Hans Staden, que escapou de ser devorado por indígenas em um Brasil recém-descoberto.
Nas adaptações para quadrinhos, o esforço de Lobato de trazer ao público infantil essas histórias ganha uma linguagem vibrante e dinâmica, característica dos quadrinhos – uma conhecida porta de entrada dos pequenos para o mundo da leitura.
O autor
José Bento Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, em 1882, e morreu em São Paulo, em 1948. Escritor, jornalista, editor, tradutor, empresário do ferro e do petróleo. Estudou direito, mas logo abandonou a profissão para se dedicar à literatura. Fundador da indústria editorial no país e conhecido escritor de romances e contos adultos, tornou-se, com as histórias do Sítio do Picapau Amarelo, um dos autores infantojuvenis mais importantes do Brasil.
Títulos da Caixa Monteiro Lobato em quadrinhos
Dom Quixote das crianças
Peter Pan
Fábulas
Aventuras de Hans Staden
O Minotauro
Os doze trabalhos de Hércules
Outras coleções de Monteiro Lobato publicadas pela Globinho
Caixa Monteiro Lobato Infantil
Reinações de Narizinho
Viagem ao céu
O Saci
Memórias da Emília
Caçadas de Pedrinho
O Picapau Amarelo
A reforma da natureza
A chave do tamanho
Caixa Monteiro Lobato conta outra vez
Peter Pan
Aventuras de Hans Staden
Histórias da Tia Nastácia
Dom Quixote das crianças
O Minotauro
Os doze trabalhos de Hércules
Histórias diversas

Nenhum comentário: