Buscar no Blog

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Vamos reciclar?




Fico muito impressionado ao ver como as crianças e os jovens estão, cada vez mais, conscientizando-se da importância de cuidarmos do nosso planeta! Já escrevi aqui sobre isso, mas hoje quero conversar sobre A Reciclagem do nosso lixo doméstico, ou seja, o lixo que produzimos em casa!


Quase todas as coisas que consumimos, não sei se repararam, vêm embaladas em plásticos, latas, vidros, papéis. Pode ser uma bolacha de água e sal, pode ser um suco, pode ser um sorvete…


E o que fazemos com essas embalagens? Imaginem um lugar gigante, mais ou menos do tamanho de um campo de futebol! Tanto em largura como em profundidade! Imaginem esse lugar cheio de lixo!


Restos de alimentos, de vidros, metais, plásticos, papéis, móveis de casa, coisas que nem imaginamos. Todo esse lixo rodeado por animais que se alimentam desses materiais: ratos, urubus, baratas. É essa a solução que as cidade haviam encontrado para dar um fim ao lixo que consumimos. Deixava-se lá, cobria-se e “caso encerrado”. Todo aquele material se decompondo vagarosamente, soltando líquidos e fumaça tóxica, altamente prejudicial à saúde do planeta. Contaminava-se o ar, os mananciais. Um horror.


Bem, mas podemos contribuir para que esse cenário seja cada vez menos recorrente. E sabem como?


Todo mundo fala em reciclar. Na minha casa, por exemplo, separamos o lixo. Um lugar para depositar o lixo orgânico, restos de comida, e outro lugar para depositar o que pode ser reciclado: metais, vidros, plásticos e papéis. Lavamos cada um dos materiais (o que é muito importante) e deixamos em um latão comum do nosso prédio. Você pode pedir ao síndico do seu condomínio para adotar essa atitude onde vive! Isso tem de virar um hábito.


Mas reciclar não basta! Temos de cobrar, de alguma forma, que os produtores das embalagens repensem nos materiais que utilizam na hora de guardar e condicionar os alimentos. Então, o esforço fica completo. Não adianta nós reciclarmos e a produção de plástico aumentar, por exemplo!


Então, mãos à obra para conscientizar as pessoas a reciclarem seus lixos domésticos. Pode ser no condomínio, no clube, na escola, em casa, no bairro!


Um abraço para vocês e até o dia 12 de setembro!
Marcelo


Marcelo Cunha Bueno é consultor do Mundo do Sítio, desde o começo do site. Acompanhou a criação da Terra Encantada da Sabedoria, Biblioteca do Visconde e o jogo Brincaderia. Além disso, é dono da escola Estilo de Aprender, em São Paulo, e colunista da Revista Crescer

Nenhum comentário: