Buscar no Blog

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Eduque seu cachorro: xixi e cocô só no lugar certo




De repente, você sente um cheirinho estranho, olha para o lado e vê que seu cachorro fez suas necessidades no tapete de casa. O que é melhor fazer nesse momento? Nada, além de limpar, é claro.


Quando você dá bronca no cachorro porque fez xixi ou cocô no lugar errado, ele fica com medo e entende apenas que não deve fazer isso na frente das pessoas, mas acaba fazendo escondido, o que é ainda pior.


Para evitar esses “acidentes”, você precisa ensiná-lo. Essa missão fica mais fácil quando ele ainda é filhote. Fique de olho se notar que seu animal de estimação está inquieto, andando de um lado para o outro e cheirando o chão. Nessa hora, pegue-o no colo e leve-o até o “banheiro” dele, que pode ser improvisado no quintal ou em algum cantinho da área de serviço da casa, com pedaços de jornais, por exemplo. Fique ao lado do seu cão. Quando ele terminar de fazer xixi ou cocô, faça festa e dê alguma recompensa, como um biscoitinho, para ele notar que acertou.


No começo, seu cachorro vai precisar muito de sua ajuda, porque ele pode ter medo de ficar sozinho – ou não vai querer se afastar de você e da sua família para não perder nenhum momento divertido.


E tenha paciência. Como os filhotes fazem muito cocô e xixi, terá de levá-lo diversas vezes ao “banheiro”. Com o tempo, seu cão vai ficar mais confiante e irá sozinho ao local. Boa sorte!


Créditos: Nádia Mariana (texto);
Marcella Tamayo (ilustração)



Fonte: Alida Gerger, veterinária e adestradora da Cão Cidadão (SP)

Nenhum comentário: