Buscar no Blog

domingo, 5 de agosto de 2012

Sítio do Picapau Amarelo em Taubaté bate recorde de público em julho

Sítio do Picapau Amarelo, em Taubaté, bate recorde de público nas férias (Foto: divulgação Prefeitura de Taubaté)O Museu Histórico Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato, o Sítio do Picapau Amarelo, em Taubaté, no interior de São Paulo, bateu recorde histórico de público para o mês de julho. Com mais de 29 mil visitantes em um único mês, o museu instalado no imóvel onde o escritor Monteiro Lobato viveu a infância, se mantém como o mais visitado do interior do Estado.
Em apenas um fim de semana do último mês, o local recebeu 3 mil visitantes. Neste ano, já foram contabilizados 102.168 turistas, acima da média registrada em anos anteriores no mesmo período. Em São Paulo, em número de visitas, o museu fica atrás apenas da Pinacoteca, e dos museus do Futebol e da Língua Portuguesa - todos na capital.
Em todo o ano passado, o Sítio do Picapau Amarelo recebeu pouco mais de 107 mil turistas, Número que a prefeitura de Taubaté acredita que será facilmente ultrapassado em 2012.
Para se ter uma idéia do aumento no volume de visitação no local, no comparativo com julho de 2009, este ano registrou no mesmo mês, mais que o dobro de visitas. Foram 14.384 em 2009 e 29.141 neste ano.
Atividades
Os números, segundo a Secretaria de Turismo de Taubaté, são reflexo de atividades específicas para o período de férias desenvolvidas no local neste ano. A programação contou com brincadeiras, peças teatrais e oficinas.
"Estamos em um circuito (Vale do Paraíba) que recebe em média 40 milhões de turistas ao ano. E isso, claro, colabora para que Taubaté tenha números expressivos. Quanto ao Sítio, não apenas as crianças, mas os pais delas também tem essa vontade de conhecer o local, é um programa familiar", disse Lúcia Paiva, diretora de Turismo em Taubaté.
O escritor Monteiro Lobato e seus personagens infantis mais conhecidos como a boneca Emília, Narizinho e Pedrinho, consagraram em 2010 a cidade como capital nacional da literatura infantil. O casarão com 20 mil metros quadrados, no bairro Chácara do Visconde, pertence ao Estado e é tombado como patrimônio histórico estadual e nacional.
ServiçoO Sítio do Picapau Amarelo fica na Avenida Monteiro Lobato, s/n, no bairro Chácara do Visconde e funciona de terça-feira a domingo das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário: